segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Morre Jorge Terena

Lamentamos profundamente a morte de Jorge Terena, o primeiro indígena brasileiro a se formar em sociologia nos Estados Unidos, na Universidade de Maryland. Jorge foi educado por pastores protestantes em Campo Grande, que o levaram aos Estados Unidos para estudar lá. Mas sua vocação não era a religião.

Jorge era um homem sensível, inteligente e discreto. Tinha se especializado em questões ambientais. Durante os trabalhos da Constituinte de 1987-88 ele teve um papel importante junto a deputados e senadores.

Ultimamente trabalhava junto à Coiab, em Manaus, onde era o principal assessor para questões ambientais. A elevada inteligência de Jorge fazia dele um excelente assessor, pois não tinha vocação para a polêmica e a política de bastidores. Vai deixar um vazio no movimento indígena inteligente.

Diversos jornais nacionais divulgaram o falecimento de Jorge Terena.

____________________________________________________________________________

Caciques velam Jorge Terena

CAMPO GRANDE - Caciques das oito etnias indígenas que vivem no Mato Grosso do Sul, velaram durante todo o dia de ontem, o corpo do líder Jorge Terena, 53 anos. Considerado o único índio sul-mato-grossense com mestrado em sociologia e formado nos Estados Unidos, era um dos signatários da resolução 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que deu aos índios cortadores de cana-de-açúcar do MS, os direitos trabalhistas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Ele morreu sexta-feira em Manaus (AM), onde trabalhou durante 9 anos como Coordenador das Nações Indígenas do Amazônia para o Meio Ambiente. Foi vítima de uma AVC, (Acidente Vascular Cardíaco).

O sepultamento será realizado hoje no Cemitério Municipal de Anastácio, a 260 quilômetros de Campo Grande.

Segundo o índio terena Sebastião de Souza Coelho, da Coordenadoria de Defesa e Direitos dos Índios em Brasília, Jorge nasceu na chamada Aldeinha, que atualmente foi invadida pela área urbana de Anastácio. "Nossa aldeia tinha 44 hectares e estamos apenas com quatro. O cemitério está dentro da área indígena, onde nosso líder máximo vai descansar".

Nenhum comentário:

 
Share