segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Semana decisiva para o futuro da Funai

Esta primeira semana do ano 2010 é decisiva para o futuro da Funai e do indigenismo brasileiro. A recente reestruturação assinada pelo presidente Lula, creio que inadvertidamente, causou transtorno, desespero e incredulidade nas hostes indigenistas brasileiras. Inclusive até no meio dos apoiadores da atual gestão da Funai.

Por todo o Brasil, preparam-se as formas de resistência a esse decreto presidencial. Em alguns lugares, como Recife, João Pessoa, Curitiba e Goiânia, a resistência vem da união dos índios com os servidores da Funai e até com políticos locais. Em um caso, até a Igreja Católica vai protestar.

Entre os mais revoltados, mesmo porque têm que dar satisfações aos seus respectivos povos, estão os índios que participam da CNPI e que foram induzidos a pensar que a reestruturação não iria afetar suas administrações. Sentem-se agora totalmente traídos. Caso dos dois Potiguaras, Caboclinho e Capitão, do Guajajara José Arão, de Valéria Paye, da Coiab do Oiapoque, de Luiz Titiah, dos Pataxó Hãhãhãe, de Crisanto Xavante e de outros mais.

Das cidades pequenas e médias, os índios estão se reunindo com servidores da Funai para traçar planos de resistência. Esperam e contam com o surgimento de grandes lideranças nesse momento.

Em Brasília há um clima de velório. Muitos dos servidores estão de férias, mas os presentes estão pasmos, esperando a resistência que virá de outras partes do Brasil.

Até quem não sofreu com essa reestruturação está solidário com as demais 24 administrações que foram extintas. Mesmo porque, sem os postos indígenas, sabem que a Funai não vai funcionar na base. Mesmo porque, com a inviabilidade de outras administrações, o peso da responsabilidade cairá sobre as que restaram. E todos sabem que, muito além da racionalidade administrativa, o que vale na vida é a racionalidade política e cultural. E era esta talvez a principal função das administrações.

Alguns perguntaram: por que o Lula não diminui pela metade os seus ministérios??

Que reestruturação é essa que acaba com os postos indígenas? Que tipo de presença poderá haver sem uma instituição como o posto indígena?

A união dos índios com os servidores da Funai é essencial para que o governo federal se dê conta da desgraceira que fez. Se não, vai achar que é só picuinha de servidores insatisfeitos ou de índios que perderam suas colocações. É assim que a atual gestão da Funai está transmitindo sua visão para a Casa Civil, que já se deu conta da estupidez que foi feita.

Enfim, vamos ver no que vai dar essa semana.

Este Blog está aberto para discussões sobre essa questão importantíssima para o futuro do indigenismo brasileiro.

6 comentários:

Adelmar Junior Pankararu disse...

resistencia começa em pernambuco sim, amanha estaremos reunidos com funcionarios da funai lideranças indigenas dos 11 povos de pernambuco e as lideranças da paraiba, politicos e sindicatos para traçarmos planos de ações em brasilia espero que os indigenas de outros estados façam o mesmo reestruturação sem participação indigena nao existem por que os maiores impactados somos nós indigenas.

Adelmar Junior Pankararu

Anônimo disse...

Eles vão pagar esta conta.....
Exigir que o Presidente LULA retire da Cúpula da FUNAI/SEDE, esta corja que aí se encontra.
Corja esta de irresponsáveis e canalhas.
Estamos estarrecidos.
Vamos guerrear e mudar.
A nossa força agora é de extrema importância.
Todos os indígenas unidos jamais serão vencidos...
Fulniô

ANYA disse...

Onde está a indignação do povo xukurú?

Anônimo disse...

presidente mercio pereira gomes, parabenizo-lhe pela ajuda que tem dado a esta causa atraves de seu blog, esta circulando em todo país. É lamentavel o que vem ocorrendo com indios e servidores depois deste decreto. Mas ao mesmo tempo vejo que há uma repercursão muito importante com relação a união de nossos indigenas e funcionarios da funai, todos unidos em uma só causa,tentar juntos a revogação ou modificação deste decreto elaborado por pessoas que não teem nenhum compromisso com as causas indigenas por total desconhecimento esperamos em Deus que seja feito a sua vontade, e estaremos orando pelos nossos governantes para que Deus em sua Plenitude lhes deem entendimento, que o Senhor Nosso Sehor Jesus Cristo seja com todos.

Anônimo disse...

gostaria de te pedir um favor em nome de todos os indios e dos funcionários .
VOLTE A PRESIDIR A FUNAI, SÓ ASSIM TEREMOS DE VOLTA A PAZ , SEM ESTA CORJA QUE HOJE SE DIZ COMPETENTE.

FUNCIONARIA DA FUNAI

Anônimo disse...

A melhor maneira de darmos o troco a esse absurdo chamado reestruturação ao Presidente LULU é na hr da votação esse ano PT....JAMAIS.....FAÇAM ISSO TODOS OS INDIOS E FUNCIONARIOS DO QUADRO DA FUNAI....

 
Share