terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Globo Amazônia repercute tomada da Funai

O Globo Amazônia coloca no ar a primeira matéria sobre a tomada da Funai. A matéria se refere ainda aos acontecimentos de ontem pela manhã.

Os acontecimentos evoluíram para a tomada da Funai, seu fechamento e a concatenação de um plano de atividades nessa semana visando a revogação do decreto presidencial e a exoneração da direção da Funai.

_________________________


Índios vão a Brasília protestar contra mudanças na Funai

Decreto que reestrutura fundação foi publicado no final de 2009.
Povos indígenas dizem que não foram consultados sobre alteração.
Do Globo Amazônia, em São Paulo

Chefes de povos indígenas de todas as regiões do Brasil começaram a se reunir nesta segunda-feira (11), em Brasília, para protestar contra um decreto que reestrutura a Funai publicado no final de dezembro. A nova lei foi lançada para dar mais agilidade à fundação e prevê a criação de 3,1 mil cargos até 2012 - hoje, a instituição tem 2,4 mil funcionários. Segundo os líderes indígenas, contudo, a reestruturação é prejudicial aos seus povos.

A principal reclamação é a de que a reforma acaba com os postos indígenas. Essas pequenas instalações, às vezes com apenas um funcionário, ficam próximas às aldeias, prestando assistência no dia-a-dia dos índios. “Os postos dão proteção às áreas indígenas. Agora não vão mais proteger nosso território”, afirma o cacique xavante Arnaldo Tsererowe, de Mato Grosso.

Foto: Apib/Divulgação

Guerreiros caiapós pedem revogação do decreto que reestrutura a Funai. (Foto: Apib/Divulgação)


 Os líderes também reclamam que não foram ouvidos sobre a reforma da instituição. “Não foi a vontade das lideranças que cuidam das aldeias. Por isso estamos em Brasília para pedir ao ministro da Justiça e ao governo Lula a revogação do decreto”, explica Tsererowe. Além da revogação da reestruturação, os índios também pedem a exoneração do presidente da Funai, Márcio Meira.
Protesto
Os índios preparam para esta terça-feira uma marcha entre a Funai e o Ministério da Justiça. Lideranças calculam que cerca de 600 pessoas devem participar da manifestação. Os índios, de pelo menos dez etnias, chegaram de ônibus entre esta segunda e terça-feira (12).

A assessoria da Funai foi contatada pelo Globo Amazônia, mas não houve retorno até a publicação desta notícia.

Nenhum comentário:

 
Share