segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Chegam os PANKARARU

Os Pankararu de Pernambuco, cuja terra se encontra numa bela serra na bacia do São Francisco, entraram  na Funai a caráter, dançando e cantando suas linhas de toré, orgulhosos de suas tradições e de serem um dos três povos indígenas mais antigos de Pernambuco.

Vieram com a certeza de que são protagonistas na grande mudança da política indigenista que se vislumbra num futuro próximo.

O que está acontecendo hoje e acontecerá nos próximos dias é a grande união dos povos indígenas. Não somente dos atingidos pelo malfadado decreto presidencial (será que Lula está sabendo do que se passa na Funai?) mas de todos os povos indígenas do Brasil.

Eis a lição que a história está nos dando. Por erros e arrogância de uns é que surgem as ideias e o movimento de libertação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Os Povos de Pernambuco, com essas lideranças novas, não deixam seus projetos de povo e vão a Brasília para se beneficiarem individualmente. Hoje a FUNAI sente a diferença. Eles só se envolvem em grandes lutas, sérias e que acreditam que vão dialogar e que seus fortes argumentos irao derrubar qualquer discurso. A FUNAI Brasília pode comprovar em seus controles, quantos índios se deslocaram de Pernambuco para Brasília, nesses ultimos tres anos, sem ter sido agendado uma reuniao para discutir terra.
Vão em frente, estamos com voces.

Anônimo disse...

Caro Mércio,
são 05:31 - e desde a publicação do Decreto 7056, não conseguimos dormir e nem ter tranquilidade...
Quero aqui, agradecer a oportunidade de colocar no seu blog toda a angústia, tristeza e decepção - dos índios e servidores - pelo descaso, pela ousadia maliciosa, pelo despreparo com os povos indígenas e sua casa de representação/FUNAI - do atual presidente Márcio Meira e toda sua equipe de "politiqueiros" sem qualquer compromisso com a história das nações indígenas.Graças a Deus, através do seu BLOG - temos o espaço para escrever, dar o nosso recado e falar de nossa indignação... É absolutamente contraditória a postura do nosso Presidente Lula, do Ministro da Justiça em acatar e assinar um Decreto que parcialmente esfacela, pulveriza e destroça o órgão que presta assistência aos nossos índios. Cadê a "democracia" que durante anos o PT defendeu???
Sei que você está junto de todos nós - índios e servidores - e ficamos agradecidos pelo seu BLOG e tenho certeza, seremos defendidos
pela sua experiência e pelo seu conhecimento da CAUSA INDÍGENA!

 
Share