quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Índios de Rondônia protestam contra decreto de reestruturação

Os índios do estado de Rondônia, que compõem uma das maiores diversidades étnicas do país, entraram em clima de protesto desde segunda-feira p.p. Decidiram vir a Brasília e se juntar ao movimento indígena revolucionário.

As razões são as mesmas dos demais. Até mais generosas, posto que, embora haja dúvidas sobre onde ficaria a tal Coordenação Regional do Madeira, que poderia ser em Porto Velho, retomando a tradição da Funai criada pelo saudoso Apoena Meirelles, em tese não perderão suas administrações. Não se sabe quanto aos postos indígenas que são muitos.

De todo modo, vê-se que, por todo o Brasil, a rebelião contra o decreto é quase unânime. Muitos gostariam de estar em Brasília para se juntar ao movimento indígena, mas têm dificuldades devido à falta de recursos para deslocamento.

Eis os motivos apresentados pelas lideranças indigenas de Rondônia para seu apoio ao movimento indígena revolucionário, segundo o Portal Amazônia

_______________________________


Índios de Rondônia protestam contra extinção de sedes regionais da Funai


20 de janeiro de 2010
Fonte: TV Rondônia

PORTO VELHO - Os indígenas protestam contra o fechamento de unidades da Fundação Nacional do Índio (Funai) desde a última segunda-feira (18), em Porto Velho. A manifestação é motivada por um decreto que será sancionado pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, nos próximos dias. O documento deve extinguir 24 unidades regionais da instituição.

A Funai informou que o estado possui 55 etnias, entre elas a Karipuna, Kassupá, Karitiana e Salamãe. As lideranças indígenas de Rondônia revelaram que depois que a sede da entidade passou para o município de Ji-Paraná, cerca de 99% dos índios não conseguem resolver problemas relacionados a saúde,educação e INSS, na capital. 

Eles afirmam que a situação pode piorar se o posto indígena for eliminado de Porto Velho. Uma comissão viajará à Brasília para se juntar a outros grupos que protestam contra o fechamento das sedes regionais.

Nenhum comentário:

 
Share