segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Os Pankararu estão chegando. Funcionários de Goiânia conclamam Ansef a se posicionar

O dia ainda não terminou, e em Brasília o movimento indígena de raiz está fervendo. Afinal, depois de mais de 40 horas de viagem, acabam de chegar os primeiros ônibus dos índios nordestinos. Os Pankararu, em primeiro, estão se pintando para entrar na Funai em tom solene, com a disposição que sempre demonstraram nesses momentos de decisão. Os demais vão se juntar a eles.

Os índios Kayapó e diversos grupos Xavante já fizeram sua primeira reunião para traçar a estratégia de movimentação. Conversaram no auditório da Funai e vão dar as boas vindas aos seus parentes nordestinos.

Novos grupos indígenas estão chegando. Os Karajá e Tapirapé que vinham de São Felix do Araguaia foram desvidados na Chácara do CIMI, para serem dissuadidos de participar no movimento. Alguns Karajá que haviam chegado antes ficaram indignados e estão indo à Chácara para trazê-los ao movimento.

Em Goiânia, os funcionários da Funai redigiram um novo documento em apoio à luta indígena e explicando sua atitude contrária ao decreto de reestruturação. Querem que a presidência da Ansef saía de seu marasmo e abulia e assuma uma atitude em defesa da Funai.

Ei-lo:


CARTA DE ESCLARECIMENTO

Ao:
Presidente da Associação Nacional dos Servidores da FUNAI/ANSEF
C/ copia as demais Administrações da FUNAI
Brasília/DF


E AGORA SENHORES??

A prepotência, a arrogância, a insensatez, a insensibilidade, o despreparo e principalmente a forma de agir silente e obscurantista dos que produziram o Decreto 7.056, levado a assinatura Presidencial, com o objetivo explicitado em seu Artigo n° 35, levou a instabilidade e insegurança as comunidades indígenas.
O desconhecimento, a não participação, a surpresa e o estarrecimento pela afronta acrescido da insegurança, nos leva, servidores de carreira desta Fundação, associados ou não, a angustia e repudio crescentes.
Estamos, pelo grupo silente, sendo tangidos, como gado, assistindo nossos direitos serem agredidos e aviltados, nosso passado profissional pulverizado e relegado a um patamar minimizado pela vontade de alguns poucos oportunistas.
Nossos contratos de locação, a matricula de nossos filhos, sobrinhos e netos, nossos dependentes, nossa saúde, nossos tratamentos, nosso convívio social, nossas programações, nossos planos e objetivos, como ficam? Ficam a critério do mando superior? Sobre a ditadura da prepotência?
Servidores associados ou não à ANSEF, porem servidores do quadro, solicitam sua participação incisiva e efetiva nesta luta de todos, promovendo a nível nacional uma consulta e avaliação dos efeitos do Decreto, que embasará e norteara o posicionamento da ANSEF e as atitudes a serem adotadas (consulta a Presidência da FUNAI quanto ao futuro de seus servidores nas unidades extintas).
Pleiteamos a divulgação deste texto, decorrentes de nossas preocupações e insatisfação, sem se esquivar de sua representatividade, diferente dos produtores do nefasto Decreto 7.056.


Goiânia /GO, 11 de janeiro de 2010.


Assinam os servidores associados da ANSEF em Goiânia-GO, e não associados.  

5 comentários:

Anônimo disse...

Mércio,

Comoveu-me bastante a leitura da carta a ANSEF, me faz chorar, não pela minha situação que também espero saber para onde irei.
Mas, pela situação dos meus colegas, não importa onde estejam, são pessoas com suas vidas indefinidas neste momento, impedidas de tomarem decisões por causa de um ato irresponsável do presidente da FUNAI. Onde estamos? Que país é esse? Que líderes políticos são estes, que se sentem no direito, por serem detentores de altos cargos, a mudar a vida de famílias inteiras impensadamente.
Em todo lugar que se preza a consolidação da família é primordial.
Que País é este, que com a publicação de um decreto tira do prumo toda estabilidade emocional de uma família.

Que Deus tenha misericórdia dos mentores e executores deste decreto, porque na Bíblia tem um versículo que nos fala assim: ... ”e com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Mateus 7.2b,” a Palavra de Deus é para todos, independente da posição que ocupam. E esta Palavra se cumpre.

Anônimo disse...

É isso mesmo companheiros, vamos reagir, chega de aceitar as vontades e caprichos de pessoas que apenas passam na FUNAI. Nós servidores, que ficamos, que estamos no dia-a-dia com os nossos indígenas, merecemos respeito e é isso que passaremos a exigir.
Basta! - Essa é a palavra de ordem.
Vamos fazer um levante para que a FUNAI seja dirigida por pessoas comprometidas com a nossa causa; que respeitem os servidores e os índios, de preferência por servidores da casa, pois sabemos que independente daqueles que nos envergonharam (Elias Bigio, Artur Mendes e Levinho), temos excelentes nomes para fazer parte da direção de nosso órgão.

Anônimo disse...

Atenção Dirigentes da ANSEF!
Reajam! - Esta é a última chance que nós servidores estamos dando a essa Associação que um dia já foi motivo de orgulho para nós. Chega de apenas ser protagonista.
Reajam em nome dos servidores que estão na iminência de após 20 e tantos anos de trabalho, ter que aceitar uma transferência ou procurar um outro órgão para lhes abrigar.
Onde é que estão suas garantias, sua estabilidade para criar e educar seus filhos. Lembrem-se que amanhã poderá ser um de vocês.
Então unam força conosco, honrem o encargo que lhes foi confiado, chega de permissividade.

Anônimo disse...

Caro Mércio,
os nossos índios sabem lutar, reclamar, reinvindicar... certamente conhecem todos os seus direitos...
E a ANSEF??? O que tem feito??? O que está fazendo enquanto Associação? Será que devemos continuar mantendo a ANSEF quando ela nos momentos difícies se omite???

Anônimo disse...

Concordo...a ANSEF é cria daqueles servidores que só querem ficar por fora olhando o circo pegar fogo. Até hj não conseguimos nada com esse povo

 
Share