sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

OAB recebe comissão de índios para analisar decreto de reestruturação



Britto recebe de índios caingangue protestos contra decreto que extingue Funai 


Alterar o tamanho da letra  +A -A
         

Brasília, 22/01/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, recebeu hoje (22), na sede da entidade, em Brasília, indígenas da etnia caingangue que defendem a inconstitucionalidade do Decreto 7056/09, baixado pelo presidente Lula e que extingue mais 20 Administrações da Fundação Nacional do Índio (Funai) em todo o País.

"Isso causou uma revolta nos povos indígenas do País. Viemos pedir o apoio da OAB para o ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o decreto. Ao tomar essa decisão, o governo não consultou os povos indígenas, o que é um absurdo", afirmou Ubiratan Maia, integrante do Grupo de Trabalho de Assuntos Indígenas da OAB, que acompanhou o grupo na reunião.

O presidente da OAB afirmou que a entidade irá apoiar o pleito, mas informou que a questão será encaminhada primeiramente pela Comissão de Estudos Constitucionais para o exame legal dos pontos levantados.

"Queremos discutir a melhor maneira de convivência para cada etnia indígena e não fomos ouvidos. O governo não precisa decidir por nós. Nós temos capacidade para isso", afirmou o índio Ivan, da etnia caingangue. O decreto prejudica os povos índios principalmente de Estados como Pernambuco, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina e Rondônia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao Povo Indígena Kaingáng!

Exemplo de perseverança e honestidade na Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas do Brasil.

 
Share