quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

NOTA DE PESAR

Faleceram ontem à noite, por volta das 21:30 nove índios Xavante da Terra Indígena Areões. De manhã, eles, em número de 17, entre crianças e mulheres, tinham vindo à cidade de Nova Xavantina para participar dos preparativos para o deslocamento de delegações Xavante a Brasília. Na volta à sua aldeia, chamada Pequi, o pequeno caminhão que os levava saiu da sua faixa e bateu violentamente contra um ônibus.

Segundo testemunhas, sete Xavante faleceram de imediato, sendo que os demais 10 foram transportados para Barra do Garças, onde mais dois deles vieram a falecer em consequência dos graves ferimentos.

Com isso, a delegação de índios Xavante da Terra Indígena Areões não pode vir a Brasília para participar dos protestos contra a reestruturação da Funai.

Todos os demais índios Xavante se solidarizaram com os familiares dos falecidos e prometeram honrar o nome Xavante na empreitada que decidiram realizar proximamente.

Esse Blog lamenta profundamente o acontecido e se entristece com todos por essa perda tão sofrida e trágica.

_______________

O jornal eletrônico local aguaboanews.com.br relatou que a hipótese principal do acidente foi falha mecânica.


O chefe substituto da administração Nau-Parabuburi da Funai, Orestes Teserenhotbza Edzane diz que os índios são de uma aldeia pequena distante cerca de 60km da cidade: “São mais ou menos 50 pessoas, é um vilarejo pequeno, foi separada da aldeia Mutum há pouco tempo”. Segundo ele, será realizado um funeral indígena com tradições cerimoniais para enterrar os mortos: “Os índios vão pintar o corpo, raspar a cabeça e ficar em silêncio”.
Segundo a PRF, latas e garrafas de cerveja foram encontradas na caminhonete dos indígenas. O chefe substituto da Funai admite que os índios podem ter bebido: “Não podemos afirmar que o acidente foi causado pela bebida, mas sabemos que o alcoolismo entre indígenas da etnia xavante é um grave problema social grave”. Orestes Edzane, no entanto, diz que falta estrutura para atender adequadamente os índios na questão do transporte: “Não existe outra forma de locomover esses índios, na maioria dos casos as caminhonetes estão em estado precário, como a do acidente de ontem”.



Luiz Cláudio Brito é agente da PRF de Água Boa. Ele atendeu a ocorrência e concedeu uma entrevista por telefone ao site TVCA (para conferir na íntegra a entrevista clique no ícone abaixo). “Uma testemunha nos procurou e disse ter ouvido forte barulho na suspensão”, disse.
A perícia da Polícia Judiciária Civil não compareceu ao local na hora do acidente pois estavam trabalhando no caso do assalto em Canaranaa (820 km de Cuiabá) e por isso não puderam realizar a perícia na hora do acidente. “Mas o veículo vai ficar guardado à disposição dos peritos para descobrir as causas do acidente”, afirma o agente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa notícia aumenta sobremaneira nossa tristeza e sofrimento. A morte de índios é uma perda incalculável para nós indigenistas, só nos resta aumentar nossa indignação, contra aqueles que se arvoram de profundos conhecedores da questão indígena, porém, não passam de maus aprendizes do indigenismo. Chega de se apropriar de maneira amadadora do patrimônio indigenista, voltem ao ostracismo e creditem suas derrotas a soberba de não confiar e respeitar as pessoas que fazem a história do indigenismo brasileiro. A FUNAI foi concebida e é mantida através de seu patrimônio indigenista, composto pelos índios e a experiência e dedicação de seus servidores. Só um tolo como voces se arvorariam em ousar destruir esse patrimônio.
Fora, devoradores da boa fé humana, essas mortes serão levadas a conta de seus desatinos.
Vânia S.A.Lucena

 
Share