terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Índios Pankararu, Potiguara e Xavante dormem, guardam e vigiam a Funai

O dia de hoje começa com danças e cantos dos índios Pankararu, Potiguara, Atikum, Pankará e Xavante que decidiram, por necessidade e por determinação, dormir debaixo das marquises da Funai, em Brasília.

Quem passa por lá e para para dar uma palavrinha os vê cantando e dançando, discutindo estratégias de luta a partir desta manhã. Sabem que a luta é dura e será renitente. Não vieram para passear em Brasília, dizem. A união com os demais índios presente é um objetivo essencial, e estão construindo essa união pela consciência, pela gentileza e pela visão de que estão juntos no mesmo barco.

Esperam que outros os venham juntar-se a eles. Esperam que a imprensa compreenda sua luta e sua visão. Esperam que a sociedade civil de Brasília os acompanhe e simpatize com sua causa. Esperam que o governo se sinta responsável pelo que fez e revogue o decreto de reestruturação e mude a Funai. Contam com a ajuda de alguns servidores e funcionários da Funai e lamentam que diversos estejam indiferentes à sua sorte.

Estão conscientes de que estão fazendo história. Que o indigenismo não será mais o mesmo depois de sua luta e depois de sua iminente vitória. Não aceitarão mais meias verdades, nem paternalismos, nem falsas promessas, nem opressão. Aqueles que se interpuserem em sua trajetória serão atropelados pelas mudanças que se farão no futuro próximo.

Não sei se a Funai, tal como a conhecemos agora, sobreviverá. Uma Funai revigorada, renovada se faz necessário. Uma Funai com o espírito original de Rondon, de respeito aos povos indígenas como nações autônomas que têm direito e condições de serem livres e auto-determinadas.

Acho que esta será a lição a ser tirada dessa luta que se travará nos próximos dias.

5 comentários:

Anônimo disse...

Venham índios e servidores, juntem-se a nós, estamos esperando vocês.
Nessa manhã daremos um grande abraço na sede do órgão e em seguida iremos em caminhada até onde montaremos acampamento, ou seja, em frente ao MJ, pois, é lá que queremos ser ouvido pelo Ministro e o Presidente da República. Sabemos também que é lá que a alta cúpula da FUNAI se esconde, porém, com esses não queremos mais conversa.

Anônimo disse...

Atenção servidores da FUNAI em Brasília, sabemos que está a toque de caixa, as portarias de apostilamento do Decreto, bem como, as discussões para bloqueio e extinção das Unidades Gestoras. Saibam que com estes atos, vocês estão deixando os índios a mercê de sua própria sorte, a não ter a quem recorrer para atender a suas demandas, quanto aos servidores dessas unidades, vocês estão obringando-os a se despedir do órgão que eles amam e se dedicam a mais de 20 anos, saibam que com isso vocês estão ajudando a apagar a memória do indígenismo brasileiro. Sabemos que pouco de vocês se importam, pois não conseguem sequer olhar nos olhos dos índios, seja por medo ou, pasmem - nojo, entretanto nós estamos dispostos a aceitá-los em nosso convívio.
Saibam que nunca é tarde para lutarmos por aquilo que acreditamos e mudar nosso modo de pensar e agir. Reconheçam que eles, os índios, são a causa principal da comida em vossas mesas. Não tenham medo dos índios, os respeitem e eles lhes respeitarão. Venham conosco, some reforços, nós queremos a revogação do decreto para que possamos trabalhar a reestruturação com a participação de todos (índios e servidores), isso é o correto. Ouvindo quem de direito; quem viverá esse processo. Então venham conosco, confiem em nós e nós confiaremos em vocês, é assim que tem de ser, nada mais que uma parceria. Vânia Simone A.Lucena

Anônimo disse...

O presidente da FUNAI e sua equipe, estão à serviço do PAC, portanto, será uma luta sem fim, não existe qualquer ligação dos mesmos com a questão indígena, suas ligações são com as ONGs e o interesse pelo qual a cupula da FUNAI foi colocada lá, ou seja o interesse deles é fortalecer as ONGs para quando sairem da instituição terem como manter tal organazações e, o do Governo em dar andamento ao PAC, mesmo que para isto a questão indígena seja relevada.
12/01/2010

Anônimo disse...

Mércio!

O Movimento está COESO, graças a Deus!
Quem passa enfrente a FUNAI/Sede/Brasília está se emocionando em ver tantos guerreiros lutando pela sobrevivência. Sobrevivência esta,que esta Cúpula nojenta da FUNAI está tentando tirar, mas não vão conseguir.
Não vamos desistir, que eles fiquem sabendo disso.
Agora é GUERRA!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Mércio,

Dois servidores de Recife estão chegando a BSB, para fortalecer o movimento, iremos lutar junto com os índios.
Este decreto veio para fortalecer o PAC, para que as terras indígenas sejam invadidas.

 
Share