sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Índios do Paraná se preparam para vir a Brasília

O movimento indígena que tomou Brasília nas duas últimas semanas, apesar de alguns desvios de percurso, continua com a firme determinação de alcançar seus objetivos: a revogação do decreto de reestruturação da Funai e a saída da direção anti-indígena que domina a Funai.

Não pensem esses que estão tentando persuadir alguns grupos a aceitar as coordenações técnicas em lugar das administrações, ou a aceitar a terceirização da Funai para as Ongs, que o movimento foi desestruturado.

Eis que permanecem firmemente, sob sol e chuva, em frente ao Ministério da Justiça, um pequeno grupo de índios Kaingang junto com um número entre 50 e 100 índios do nordeste e Xavante.

Agora estão se preparando para subir a Brasília entre 150 e 300 índios Kaingang, Guarani e Xetá.

Para quem não conhece os Kaingang, agora vão conhecer!

_____________________________________


Índios paranaenses se mobilizam contra decreto

Redação Paraná OnLine
As comunidades indígenas do Paraná prometem lotar mais oito ônibus com lideranças e representantes das aldeias das regiões sudoeste e norte do Estado, que passarão a aumentar o volume de manifestantes em Brasília, que pedem a alteração do Decreto 7.056/09, que segundo os indígenas, prevê o encerramento das atividades dos três escritórios da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Paraná.
Como protesto, os manifestantes mantém as ocupações das sedes da Funai em Londrina e Curitiba, invadidas na última semana.

3 comentários:

Anônimo disse...

Como a Companhaeira Teresa do Sindicato falo "estamos caminhado a um passo da estinção da FUNAI". Ou seja, os indios ficariam sendo assistido por outros orgão e a instiuição viraria uma pequena agencia, sem poder de ajuda ou decisão. Se os indiso tem que vir que venham logo, pois os Tecnicos na sede esta enfraquecidos e com medo de represarias.

Anônimo disse...

SR. MERCIO, A 1ª ETAPA FOI LANÇADA A SEMENTE COM OS GRUPOS INDIGENAS DO NORDESTE GERMINOU, AGORA VEM A SEGUNDA ETAPA NOSSOS IRMAOS DO PARANA, E ESPERAMOS TAMBEM OS PATAXOS,APELAMOS TAMBEM PARA OS SENADORES DO PARANA E DO RIO GRANDE DO SUL DRª ZILDA ARNS FICARIA ORGULHOSA DO APOIO DO SENADORES ARNS E PAULO PAIM, QUE ABRAÇASSEM ESTA CAUSA DOS MENOS FAVORECIDOS INDIOS E NEGROS SIGAM O EXEMPLO DO GOVERNADOR ROBERTO REQUINÃO.

Anônimo disse...

outro blog que poderemos encaminhar nossas Lutas
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/

 
Share