segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Índios de Pernambuco têm conversa definitiva com cúpula da Funai

Hoje à tarde, no Ministério da Justiça, reuniram-se com a cúpula da Funai os 30 e poucos líderes dos Atikum, Pankararu, Xukuru, Pankará, Fulniô e Truká, do estado de Pernambuco, que aguardavam, conforme combinado na quarta-feira passada, o prazo de três dias para a cúpula da Funai resolver a questão da AER Recife.

Como se esperava, nada foi resolvido. Evidentemente nada pode ser resolvido sem a revogação do decreto. São, afinal, 22 AERs extintas. Não dá para tirar de uma e botar em outra. O desfalque mínimo é de 14 AERs sem substituição. A cúpula da Funai, cercada por policiais federais, disse NÃO aos índios e  que não ia voltar atrás quanto à extinção da AER Recife. Contradisse quando falou que o presidente Lula sabia em detalhes do decreto de reestruturação, mas que não era culpado pelas consequências. Esse é mais uma novidade no repertório sofista da cúpula da Funai.

A reunião foi extremamente dura, tensa e difícil. Os ânimos ficaram exaltados e a custo os índios se contiveram. Os policiais federais em alerta. No final, as lideranças indígenas deixaram a sala abruptamente. Não quiseram saber de mais conversa. Disseram que não vieram a Brasília para ficar inutilmente batendo boca no MJ. Mas tampouco vão aceitar a enrolação que lhes foi importa. O mais surpreendente foi o pedido para esperarem pelo prazo de três meses para que a reestruturação dê efeito positivo para os índios. Que efeito positivo?? Acharam a conversa e esse pedido um deboche à sua condição indígena.

No final, ao sairem, responsabilizaram a cúpula da Funai pelo que vier a acontecer em suas áreas. Acham que não adianta dar murro em ponta de faca. O ministro Tarso Genro não os quer receber. O presidente Lula não dá sinal de conversa. Seus assessores procuram procrastinar os pedidos na tática de cansar todo mundo pela demora.

Vão embora. Mas não se consideram vencidos.

A luta continua. Em termos outros.

6 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma vez os dirigentes fa FUNAI SEDE demonstra que não tem o menor conhecimento e as diferenças mínimas existentes entre as diversas etnias. Fizeram os indígenas de Pernambuco esperar, embora todos doentes, inclusive um índígena conhecidos por todos como Tota da Etnia Truká,foi acometido de um AVS em sua luta por mínima audiência, um simples diálogo. Omesmo pra quem quiser saber se encontra no Hospital aí em Brasília. Hoje, mostraram claramente a falta de respeito para com a nação indígena, mesmo sabendo do cansaço, da doença e de sua obrigações nas comunidades, os fizerem formar comissão e fazê-los esperar para uma nova lavagem celebral. Porém, Hoje eles reafirmram que não tem o minnímo conhecimento das diferenças existents entre etnias, mesmo povo com culturas difereciadas. Estão dando o mesmo trato como se todos ainda os fossem inocentes. Esqueceram que existem índios vereadores, prefeitos, juízes, advogados, Secretários para Assuntos Indígenas nas Prefeituras locais. Quiseram fazer os pernambucanos de trouxas, porém ele errou ao desafiá-los, simulando uma abertura para um diálogo, que diálogo é esse que enfia de goela abaixo algo que os vai atingir diretamente, gente é só somar 2 + 2, todos os DAS ficaram em Brasília, pergunto - Como ele querem fortalecer as pontas ou atividades fins, com a extinção dos Postos. O certo era aumentar o úmero de acordo com os recém reconhecimentos de novas etnias. O índio perdeu o seu referencial. Meus queidos indígenas tenho orgulho de todos vocês que ao menos tentaram uma luta digna de paz.Cumprindo na íntegra todos os acorode pactuado entre a direção da FUNAI e os índios. Porém hoje, foi apenas uma demonstração de falta de respeito para com eles. Vocês erraram feio quando os desafiaram. Estão brincando com fogo, nunca duvide de uma palavra de índios. Isso vai custar caro, espero que não. Porém como o Presidente disse que assume o que vier a acontecer, mesmo sendo ameaçado diretamente pelo índios, conforme consta em ata. Porém uma coisa digo, quem não cumpriu o acordo foi os índios ou vocês? Quem lançou o desafio foi os índios ou vocês? Espero siseramente que os índios mantenham a calma. Porém, vocês ficaria no mínimo com a barba de molho. Tudo na vida tem um limite, e vocês ultrapassaram todos os limites possíveis e imagináveis. Meus parentes levantem a cabeça voces brigaram comm bastante brio e honra. Quem tem que sentir vergonha são eles e não vocês. Parabéns índios Pernambucano. Aliás parabéns a todos os índiios que resistiram bravamente aí em Brasília. A briga começou agora, com o desafio lançado pelo presidente, ele teria feito melhor se tivesse mantide a boca fechada.

Anônimo disse...

A luta não terminou, fico preocupada com o que virá depois.

Anônimo disse...

GOVERNADOR DO PARANA DR. ROBERTO REQUIÃO, FALE COM O NOSSO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS E3 PEÇA PRA ELE INTERFERIR EM FAVOR DE NOSSO POVO TALVEZ ELE LHE ATENDA POIS PORAQUI ESTA DIFICIL FALAR COM ELE MAIS SE TRATANDO DE UM GOVERNADOR COMO O SENHOR QUE TEVE A CORAGEM DE LEVANTAR A BANDIRA DE NOSSOS IRMÃO AÍ NO PARANA DE ANIMO AO NOSSO GOVERNADOR POIS EU ACHO QUE AS NOTICIAS DE QUE NOSSA GENTE ESTA SOFRENDO PORCAUSA DESTE DECRETO NÃO ESTA CHEGADO ATE ELE LI AGORA MESMO PELO BLOG DO SR MERCIO QUE NOSSO POVO FOI BASTANTE HUMILHADO PELO PRESIDENTE DA FUNAI ISTO NÃO PODE ACONTECER POIS NÃO TEMOS CULPA DE SERMOS INDIOS MAIS JÁ CHEGAMOS AQUI PRIMEIRO QUE TODOS OS BRANCOS E AGORA AGENTE FICA SOFRNDO HUMILHAÇÃO POR FAVOR PEÇA AO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS PRA NOS AJUDAR POIS AGENTE AINDA CONFIA NELE E NO PRESIDENTE LULA. OBRIGADO. SENHOR GOVERNADOR ROBERTO REQUIÃO

Anônimo disse...

Caros amigos, vou informar algo que acredito não saibam ainda. Vocês acreditam que na nova reestruturação as distâncias para os atendimentos dos indígenas triplicaram? não? então pasmem. A Administração de Goiania ficará subordinada a Coordenação Regional de Cuiabá, é mole ou quer mais. Esse é apenas um exemplo da reestrutura efetuada por um bando de incompetente. E o Presidente LULA concorda com isso. Realmente entende muito de distâncias, diferenças etnicas e de índios. Parabéns, realmente vocês são catedráticos no assunto indigenistaa. PALMAS PRA ELES GENTE. Só não posso tirar o chapéu por que não reconheço um QI igual entre si nessa atual gestão. Xavantadas aí o que fizeram com vocês. Realmene a FUNAI t[a se aproximando dos índios, é só olhar as distâncias e as dificuldades entre as aldeias. Vocês são demais, continuo com o Mapa do Brasil a disposição.

Anônimo disse...

QUE DESRESPEITO AOS GUERREIROS PERNAMBUCANOS, QUE ACREDITARAM NA PROPOSTA DA ULTIMA REUNIAO. ENFRAQUECERAM O MOVIMENTO PARA HOJE DAREM ESTA RESPOSTA. A CÚPULA DA FUNAI NAO CONHECE OS ÍNDIOS DE PERNAMBUCO, QUE SEMPRE TENTAM DIALOGAR, MAS QUANDO NAO CONSEGUEM VÃO A LUTA. A COISA VAI EXPLODIR NO ESTADO DE PERNAMBUCO. ELES SABEM LUTAR.
PERDERAM, TALVEAZ, A BATALHA, MAS NUNCA A GUERRA.

Anônimo disse...

A proposta do Presidente Meira para os índios de Pernambuco, vejam o absurdo. Vocês aceitam por um período de 03 meses como experiência ficar subordinado a Meceió e depois disso vocês voltam e me dizem se deu ou não certo, daí volta tudo como era antes. Realmente, osíndios viraram cobaias vivas. Pergunto? isso não é contra a Lei utilização de seres humanos como cobai para experiência, ainda mais, sem sua prévia autorização? Por favor me digam que não estão brincando com vida humanas. Que é uma piada de mal gosto. Custo a acreditar que trabalho nesse órgão, onde um dia senti orgulho do que fazia e hoje sinto apenas vergonha. Só gostaria de saber porque no Decreto o presidente amarrou o seguinte: quem sai da FUNAI perde a gratificação GDAIN já que o salário é outra vergonha. E pra quem vem de outro órgão ou quem vai entrar no concurso tem direito a essa gratificação. Onde está a justiça nisso, nem opção nos deram. Isso que é um quartel e nem todos, pois trabalhei em um, porém nem todos se comportam dessa forma vergonhosa.

 
Share