sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Indigenista Wagner Tramm escreve ao Blog e relembra lutas da Funai


Caro Mércio,

O nosso maior problema, com todos os erros e acertos, foi fonético: "e" por "a". Mas, isso, eu já dizia quando anunciaram Marcinho VP para a presidência do órgão indigenista. Não desmerecendo o chefe do morro, mas atentando para a Vanguarda Popular que nada tem a ver com o Márcio que em plena Nova República expressa os gestos e os sentimentos do Gal. Meira Matos dos tempos do DOI-Codi. Tempos de doer na alma! Tempos de Chumbo! Ou mesmo àqueles antanhos tempos do comandante Barata Ribeiro no Estado do Pará.

Cristina Kirchener disse hoje que a  carne de porco dá tesão. Enquanto isso, os  índios e os pajés que se encontram em Brasília e nas aldeias, disseram-me antes mesmo do presidente  ir ao  Estado do Pernambuco, que ele e o Márcio estavam muito doentes!

O decreto é a doença da democracia!

Lula estava ouvindo na terça feira última, no auditório do Ministério da Justiça, durante a comemoração do Bolsa Copa do Mundo e  das Olimpíadas 2016, os pronunciamentos proferidos pelo Movimento Indígena Revolucionário e pelos servidores da Funai, e indigenistas representados. Os efeitos de tal ato podem ser observados nas fotografias que registram tal solenidade: Lula e Dilma mal humorados e abatidos!

Vale ainda observar a expressão fisionômica do presidente na data de assinatura do famigerado decreto! Ladeado por Márcio Meira e pelo Ministro da Justiça, Lula assina o decreto com ar de preocupação, a fisionomia revela os fatos! Basta acessar o site da Funai.

Márcio Meira  ao propor ao executivo  a assinatura do Decreto presidencial, sem consulta aos indígenas e servidores do órgão indigenista, coloca o presidente Lula em pé de igualdade com o impichimado presidente Collor de Melo, que extinguiu, colocou em disponibilidade. removeu e atentou contra os direitos dos servidores públicos!

Hoje, em homenagem ao escritor falecido J.D. Salinger, gostaria de lembrar a tradução de Jório para a Companhia das Letras de "Carpinteiros, levantem bem alto a cumeeira!" Este é o sentido de nossa aliança: índios/indigenista e movimento sindical !

A Força Nacional na porta da Funa, impedindo o ingresso de pessoas do povo , de indígenas e servidores das administrações e núcleos de apoio extintos pelo decreto, é uma flagrante violação aos princípios democráticos. Imagine o cidadão impedido de ingressar em um  órgão público; os índios que legalmente devem ser assistidos por um órgão com a tradição republicana de quase (100) anos, barrados na porta! 

Onde está o Estado de Direito Democrático? 

Está é a  nova doença do Lula ao invés de burcite agora ele sofre de marcite, uma mistura de açai com chimarrão, bebida indigesta e maléfica à confratenização entre os povos e a construção de um Estado Nação brasileiro, Democrático e Pluriétnico, capaz de ser exemplo para o mundo, mormente, para a Europa e o resto do mundo recheado de conflitos entre bárbaros e ditos civilizados, ocasionados por aqueles que se dizem civilizados! 

Mário Juruna já havia  exemplarmente dito: Selvagem por que? Se na Mata como disse o poeta, Martinho da Vila, "só se mata aquilo que se come!," selvageria reina na metrópoles onde se mata para roubar ou bota-se dinheiro nas meias por falta de malas. "Quem mata o que não se come,  não perde por esperar...." 

Uma reestruturação responsável do órgão indigenista depende intrísecamente da definição das relações estabelecidas entre o Estado e as sociedades indígenas, segundo os princípios republicanos. Assim sendo, as modificações no Estatuto do Índio devem nortear as ações do Estado brasileiro e o pensamento da sociedade nacional!

Mércio, lembro-me de você em São Luís-MA, na avaliação do convénio 053/82, firmado entre a Funai e a Companhia Vale do Rio Doce -Cvrd, quando da contratação de antropólogos da Associação Brasileira de Antropologia - ABA pela companhia estatal, que colocou na ocasião em confronto indigenistas e governo. Você chorou no auditório do Incra, estava presente Kutia lider Kayapó,  Arruy Gavião, Ferreira, Arthur, Iara Ferraz, Lux Vidal, Maria Eunice Paiva e outros papas da antropologia e do indigenismo. Discutimos, comemos  peixe e bebericamos até amanhecer! Lavamos a nossa roupa suja e seguimos em frente! 

Estou lhe dizendo coisas que gostaria de ter lhe dito antes, mas a autofagia e o sentimento heróico do indigenismo nos fazem assim!!!! Tal qual os índios, somos também diferentes! Sofremos o mesmo preconceito atribulado aos povos indígenas! 

Fiquei muito contente ao ver que os indigenistas estão se manifestando publicamente!

Fernando Schiavinni foi a minha fonte de inspiração quando eu iniciava as minhas atividades junto ao grupo Apinajé da Aldeia São José. Naquela época exemplo de resistência e de luta na defesa dos direitos indígenas....hoje fico contente de ver uma aliança sendo construída: índios/indigenista/antropólogos e movimento sindical. È um grande avanço para a construção de um país, definição de um Estado-Nação, paradigma para um mundo moderno capaz de superar a modernidade colonial ainda vigente!

Lula está doente adoecido por Márcio Meira, a gosto dos pajés, combalido por ofender os próprios princípios de homem do povo, nordestino, herdeiro da formação do povo brasileiro da qual os povos índígenas fazem parte.........

Para não darmos um tiro no nosso próprio  pé.....
Indigenismo ou nós..... 

abs
Wagner Tramm

6 comentários:

estela parnes disse...

MÉRCIO,

INFORMAMOS QUE NESTA DATA CANCELARAM AS SENHAS DOS GESTORES E ORDENADORES DAS EX ADMINISTRAÇÕES.
ESTAVAMOS TENTANDO EXECUTAR OS ULTIMOS PAGAMENTOS, AS 21.00 HORAS, PARA NÃO SUJAR O NOME DA NOSSA INSTITUIÇÃO, QUANDO REPENTINAMENTE, AS SENHAS FORAM BLOQUEADAS, SEM AVISO PRÉVIO.

Anônimo disse...

MINHA NOSSA ESSE PRESIDENTE DA FUNAI É FOGO. DESAFIOU O PODERIO DO GOVERNADOR REQUIÃO,E RECENTEMENTE O DO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO EDUARDO CAMPOS, O LIDER DO SENADO ROMERO JUCÁ, O LIDER DA CAMARA FEDERAL FERNANDO FERRO, O PRSIDENTE DA CUT DE PERNAMBUCO A CNBB, O CIMI, A OAB A COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS O GOVERNADOR DA PARAIBA . CÁ PRA NOS ELE DEVERIA SER O CANDIDATO OFICIAL DO PRESIDENTE LULA A PRESIDENCIA DA REPUBLICA SERÁ QUE DA SAIDA DO MINSTRO ELE CONTINUA. MAS NÃO FIQUE TRANQUILO MARCIO MEIRA O GOVERNADOR PEDIU DETALHES DA ADMINSITRAÇÃO RECIFE AO PRESIDENTE DA CUT ATE TERÇA FEIRA AGUARDE PLO RESULTADO

Anônimo disse...

Lembramos, eles são os traidores do povo indigena, ou melhor são lobos em pele de cordeiro, gostam de ameaçar os servidores, colocando o poderio do cargo que ocupam para desfazer das pessoas que aqui lutam por um dia melhor. Esquecem que são passageiros, vem e vão. lembre-se a subida é rapida mas a caida pode ser mais rapida ainda.

Anônimo disse...

É assim que querem a FUNAI póxima dos índios? deixando os pagamentos e compromissos assumidos, sem pagamentos? o que garante que a Coordenação Regional a qual ficaremos subosrdinada honrará os débitos? Estou cansada do estigma de dizer que Recife tem muito servidor e que todos respondem processo? Pior são os escândalos na câmara, no senador, no palácio e aí, alguém foi preso? foi expulso do Partido? devolveram o dinheiro das propinas? E Arruda, o que acontecerá a ele? Nada, claro.Querem me convencer que só Recife responde processos? Sempre fomos visados, porém muitos respondem processos graças as incompetências dos Membros da Comissão. Será que um ex segurança do Presidente tem competencia para ser auditor, aliás que deixou um processo e muitas enrrascada onde fez comissão. E o outro que trabalhava na informática, virou auditor? Alguém se preoculpou em vificar se este também não responde processo? pois afirmo que sim. Grandes avaliadores esses que nos julgaram culpados. Não se deram nem ao trabalho de verificar os documentos e de nos ouvirem. GRANDE COMISSÃO E QUE COMPETÊNCIA. PALMAS PRA ELES. O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS E COM CERTEZA DAREMOS ESSA VOLTA COM MEDALHAS DE OURO E O FEITIÇO VIRRÁ CONTRA O FEITICEIRO. ME AGUARDE!

Anônimo disse...

Waldira

É isso aí chefa. Porém não esperava muito de quem teve todo um trabalho de esconder um Decreto que reviraria de ponta a cabeça, com vidas de índios e servidores. Claro que a linha de ação seria contínua. Pena que não deixou ao menos a oportunidade de cumprir os compromissos assumidos com os fornecedores e consequentemente com os índios. Porém não posso deixar de frisar aqui, FALTA DE RESPEITO TEM LIMITE e hoje foi o limite. Bola pra frente, ainda não começou a jornada, ela apenas começa e tudo tem um começo, meio e fim e não chegamos ainda nesse final. Vamos aguardar. Porém chefa, tenha a certeza que fez tudo que podia, nós colocaram numa posição bastante cômoda, não foi nossa culpa. Todo mundo tem que ser responsável pelos seus atos e esse não podemos assumir. Tenho orgulho de trabalhar com você Estela, mulher de fibra. Estamos com você até o fim, com ou sem UG e de cabeças erguidas. Falem o que quiserem, fizemos o melhor.Tenha toda a certeza.

Anônimo disse...

Assim como Hitler e sua temida Waffen-SS...., todos membros que compoem o atual quadro da presidência da Funai, serão extipardos para sempre, do mais cruel período da história do indigenismo (semelhante ao da colonização portuguesa e espanhola), pois já estão julgados e condendos, e ficarão para sempre na memória mais negra de todo indigenismo que revolta o túmulo de Rondon, justo no período do seu centenário. Y VIVA FRANCO POR LA GRACIA DE DIOS!!!!!!

 
Share