terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Governador Requião, do Paraná, sai em defesa dos índios


Requião defende índios e critica decreto que extingue unidades da Funai no PR

Governador classificou decreto como "absolutamente inexplicável". Para ele, governo federal deveria ter consultado o governo do Paraná antes de assinar a medida


19/01/2010 | 10:23 | CÉLIO YAN








  • Na reunião da Escola de Governo desta terça-feira (19), o governador do Paraná Roberto Requião (PMDB) se posicionou em defesa das tribos indígenas do estado e criticou o decreto federal que reestrutura a Fundação Nacional do Índio (Funai) e que vem sendo alvo de protesto dos índios desde a semana passada. Embora não tenha anunciado em sua fala nenhuma ação efetiva contra a medida, Requião fez diversas críticas ao governo federal.
Conforme o decreto 7.056, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 28 de dezembro de 2009, os escritórios regionais da Funai do Paraná deverão ser extintos e os 20 mil índios que vivem em aldeias do estado ficarão subordinados à Funai de Florianópolis ou Chapecó, em Santa Catarina. As mudanças devem ser implantadas gradativamente ao longo do ano de 2010.

Requião convidou Kassi Poré, líder indígena da tribo Caingangue, a falar na “escolinha”. Além de condenar o decreto 7.056, o índio criticou o atual funcionamento da Funai, e disse que precisa da ajuda do governador para intermediar uma audiência com o ministro da Justiça Tarso Genro, a quem o órgão está subordinado. “Precisamos tirar as pessoas [da Funai] e colocar gente de qualidade. Precisamos de pessoas de qualidade, não de quantidade”, disse.“O que é que está havendo? O governo federal elimina a Funai sem sequer consultar o governo do Paraná. Não tem nenhum sentido a supressão da Funai e a transferência para Santa Catarina. Em Santa Catarina há 1,5 mil índios. Aqui no Paraná, deve ter perto de 20 mil”, disse. O governador classificou o decreto como “absolutamente inexplicável”.
Desde o último dia 12, cerca de 50 índios de diversas aldeias do Paraná ocupam a sede da Funai em Curitiba. Na quinta-feira (14), o governo do estado se comprometeu a enviar um ofício ao presidente Lula, no qual solicita uma audiência com os índios. Apesar disso, até agora não há previsão de uma reunião do presidente ou do ministro da Justiça, que está em férias, com os indígenas, segundo as assessorias de imprensa dos dois gabinetes. Os índios prometem continuar na sede da Funai até que a audiência com um dos representantes do governo federal seja realizada.
Protestos
Vários protestos vêm sendo realizados desde a semana passada. Na segunda-feira (18), um grupo de índios das etnias Caingangue, Guarani e Xetá de Londrina queimou bonecos representando o presidente Lula e o presidente da Funai, Márcio Meira e bloqueou por 15 minutos o trânsito da Leste-Oeste e a entrada de ônibus do Terminal Urbano de Transporte Coletivo.
Segundo Oswaldo Eustáquio, presidente da ong Aldeia Brasil, que representa os índios, não há novos protestos programadas para esta terça-feira no Paraná, mas não estão descartados protestos caso haja uma decisão de última hora. “Todas as aldeias estão em alerta para o que está acontecendo. Caso haja alguma determinação dos líderes que estão lá em Brasília, pode haver ocupação de rodovias e praças de pedágio, por exemplo”, diz.
A reportagem tentou entrar em contato com representantes da Funai em Curitiba, mas ninguém atendeu às ligações feitas por volta das 10 horas.

9 comentários:

Anônimo disse...

A FUNAI NAO ESTA PREOCUPADA EM REVER OU REVOGAR O DECRETO E SIM EM DAR CONTINUIDADE AOS PASSOS SEGUINTES AO DECRETO, COMO PODE SE VER NO SITE DA FUNAI, EM BOLETINS, SEPARATA 2010, ONDE RETIRA-SE A FUNÇAO DE CHEFE DE POSTOS E ENGORDA OS DAS'S DA SEDE.

Anônimo disse...

Bravo Governador Requião nos Pernambucanos estamos orgulhosos de seu posicionamento em defesa de nossos indigenas. Presidente Lula veja onde nos chegamos será que seus assessores não veem isso. Acorda Gente a cousa é prá valer, mais uma vez Bravo Governador.

Anônimo disse...

O o valor da traição de alguns PANKARARU - Pedro Perua, repassado para a Coordenação regional de Paulo Afonso. R$ 22.000,00.

Qaunto será que Cabloquinho recebeu?

Anônimo disse...

Lutar por um dia melhor derrubar o Decreto, comemorar no dia 19 de abril a Vitoria dos Índios unidos, Não há vitoria do ISA e CTI, chamarem os Parentes sem conflitos e seguir por uma FUNAI melhor e não ditada por ditadores que ai estão comandado e desmontando a instituição.

Anônimo disse...

Governador do Estado de Pernambuco, nos indigenas de Pernambuco estamos precisando do seu apoio, tal qual foi feito pelo governador do Paraná. Não estamos vendo ninguém se pronuciar publicamente, o que é que esta havendo com a nossa gente(Deputados Fedrais Estaduais )tropa de elite de nosso presidente Lula estamos aguardando, alguém ligado ao governo e qte esta lendo o blog do mercio gomes, faça chegar este recado ao Governador. Esperamos respostas o mais breve possivel, nossos indignas precisam de apoio apareçam todos serão bem vindos

Anônimo disse...

Judas se vedeu por trita moedas, pedro perua e Cabloquinho por 22, como foi barato o preço da traição, a história vai cobrar caro aos mesmos.

Anônimo disse...

OS Ìndios e Indigenistas do Brasíl tem orgulho de ter parceiros tão leais.
Viva Rogério e Petrônio!
Abaixo a ditadura do tacaca!

Anônimo disse...

VIVA A VITORIA DO TACACA! Saimos vencedores ou melhor VITORIA. RSRSRS..... os Indios mais uma vez perderam a batalha como a 500 anos atraz. Prevaleceu a Ditadura.... "Vocês terão que me engolir", parafraseando o ex treinador da Seleção Brasileira, Zagallo.

Anônimo disse...

Pois é, tantos pelêgos no PT, será que o nosso companheiro LUIS INÁCIO LULA DA SILVA está sabendo disso?
Como tem "PELÊGO" na Funai e no Pará. Caramba!!!
Que bons tempos aqueles que:
1. Para entrar no Partido dos Trabalhadores era preciso um Atestado de Hombridade, honestidade, capacidade, coisas desse tipo: "PRECEITOS MORAIS"que com certeza esta Cúpula de desavisados que estão na FUNAI, não sabem. Trata-se de "BERÇO", em casa ou na política.
2. Não era qualquer PELÊGO que podia entrar neste Partido.
3. Agora, estamos assistindo, com tristeza claro, tantos pelêgos, desavisados e crápulas compondo esse partido, que já foi tão meu.

LULA, abra os olhos, ano que vem tem eleições. Você vai deixar esses PELÊGOS estragarem anos..e anos de luta companheiro?

Vocês se acham auto-suficientes? Cuidado! O mundo gira e,principalmente dentro da FUNAI, gira muito rápido e nessas voltas que o mundo der, nos encontraremos!!!!!

 
Share