domingo, 10 de janeiro de 2010

400 indígenas nordestinos chegam a Brasília para vencer ou vencer

Logo mais pela madrugada estarão chegando a Brasília, e aportando em frente à Funai, cerca de 12 ônibus lotados das mais expressivas lideranças das treze principais etnias indígenas de Pernambuco e Paraíba.

Serão recebidos de cara por um grupo de 80 índios Xavante que já se encontra em Brasília e está em contato com os novos guerreiros. Logo mais chegarão a cavalaria Kayapó, os Kaingang, mais Xavante, Karajá, Tapirapé, Javaé, mais Xavante, Guarani, enfim, muitos.

Os índios nordestinos compõem uma artilharia com cerca de 400 indígenas dispostos a dar tudo de si para vencer o desafio de fazer com que o governo Lula revogue o desastroso decreto de reestruturação da Funai, exonere a diretoria atual por incompetência e irresponsabilidade e estabeleça uma nova dinâmica para revigorar a Funai.

Estão unidos entre si e se unirão com os demais povos indígenas pela causa comum.

Os índios nordestinos vêm com força e determinação. Como diz a música de Luiz Gonzaga, trazem os seus "matulões", isto é, suas cantorias, sua cultura de resistência, e mais: suas panelas, seus fogareiros, sua farinha e rapadura para ficar em Brasília quanto tempo for necessário para vencer essa guerra de reformulação da Funai.

Entre suas principais lideranças destacam-se Dona Maria de Lourdes, povo Truká, Neguinho Truká, Dezinho, povo Fulniô, Ubirajara Pankararu, Robério Pankaru, Luciene Kambiwá, Dorinha Pankará, Biá Xukuru e muitos outros. Entre os Potiguara mencionamos Caboclinho e Capitão, os dois representantes da região junto ao chamado CNPI. Eles vêm com mais determinação ainda porque sentiram a pressão de seu povo por terem participado tantos anos nesse Conselho Indígena, junto com Ongs e representantes do governo, e não terem identificado a perversão contida nesse conselho. Segundo eles, de nada sabiam do que se tramava com essa reestruturação, e que isso constitui-se, para eles, uma traição inominável por parte do presidente da Funai.

Quem sabia do que ia acontecer? Quem advinharia que iriam extinguir todos os postos indígenas brasileiros e 22 Administrações e 10 Núcleos de Apoio numa simples canetada presidencial.

Será que o CTI sabia? Será que o CIMI sabia? Será que o ISA sabia? Que venham a limpo e falem sua verdade!

A sorte está lançada. Mais de 800 indígenas de mais de 30 nações estarão aqui segunda-feira, amanhã, e nos dias seguintes até que o presidente faça justiça às suas reivindicações.

5 comentários:

Anônimo disse...

Que bom Mércio que você está sendo informado de toda movimentação, isso demonstra a confiança que índios e servidores teem em você.

Por isso acho muito importante sua participação em qualquer negociação que acontecer, os índios te respeitam.

As informações atualizadas ajudam as outras etnias que estão querendo se deslocar a BSB, e fortalece todo movimento.

Amanhã estará saindo mais um ônibus lotado de Pankararu.

Este decreto trouxe um bem muito grande para índios e servidores, nunca vi tanta união e esforços juntos, por uma só causa, não acredito que não haja reverssão nesta situação.

Só tenho uma preocupação, de alguém querer agredir os índios usando a polícia, espero que os direitos humanos, estejam atentos a esta situação, para que nenhum mal seja feito a eles.

Anônimo disse...

Senhor Mercio, fico muito triste, ao ver uma manisfestação como a que vai acontecer em Brasilia a partir de hoje, indios e funcionarios de posto que só sabem trabalhar no etendimento aos indios que detem cargos de confiança e agora estão na rua da amargura sem poder trabalhar, idade avançada, e os indios sem esse tipo de atendimento com quem já fazia parte de suas familias, espero que o Presidente lula se posicione em lugar destes desassistidos neste momento e veja com que objetivo fizeram uma barbaridade como esta e prepararam um decreto que desagradou a todos indios e funcionarios apelamos então para o bom censo das autoridadss que defendem os menos favorecidos e esta sempre foi a nossa bandeira defendida pelo nosso prsidente lula, Dilma, aluizio mercadanre, Romero Jucá, José Sarney,Fernando Ferro michel Temmer, e outros que tenho certeza que farão juntos uma reflexão e mudarão de vez este mal que que atinge em cheio os direitos conquistados pelos nosso indios no decorrer destes ultimos anos. Não vejo a imprensa da destaques a estas noticias mas devemos agradecer primeiramente a Deus que nos deu a oportunidade de nos expressar atraves do Blog do Mercio Gomes, nossas insatisfações perante esta catrastrofe sofrida pelos nossos indigenas, continuaremos a confiar em Deus e os nossos governantes.

wanderley terena disse...

A estrutura da funai em campo grande que já era incapancaz de atender os povos Guató e Ofaie ( inclusive há mandado da justiça para que se crie Postos avançados para atender estes Povos), foi nivelada por baixo tornando -se igual a estrutura em DOURADOS E Ponta PorÃ. Lembrando que esse é a terceira canetada que o LULA dá, assessorado não sei por quem:
a) Criou a Secretaria da Saúde Indígena e até agora não consegue dizer aos interessados que é exatamente isso;
b) Decreto 6861/09 da Educação Indígena veementemente repudiado pelos povos indígenas; e como que gostando a agir assim, agora traz esse Decreto que ao meu ver tem o mesmo objetivo disfarçado dos demais citados, ou seja, municipalizar e/ou estadualizar a questão indígena.
Minha solidariedade e força aos meus irmãos em Brasília nesses dias.

Anônimo disse...

Sr. Mércio!

A caravana do Nordeste já chegou em Brasília-DF.

Anônimo disse...

Cada vez que leio o seu blog, fico estarrecida, pois em todos os estados, vejo manifestos de apoio de governadores e políticos da região. Isso me entristece muito, pois até parece que Pernambuco não tem partidos políticos, governo ou secretários de estados. Todos continuam em silêncio, sem qualquer tipo de manifestação. Uma Carta, matéria no jornal e televisão. Nem mesmo uma conversa com os índios depois da audiência aberta,a qual foram convidados políticos e os que compareceram nada disseram até o momento. Por este motivo, venho através desse espaço convocar as forças políticas pernambucana, aliados ou não do governo, Meu Senador Jarbas Vascocelos, que tanto lutou por um Pernambuco melhor e avançado, não permita que façam o que já fizeram com a SUDENE. Senador que tanto lutou e beneficiou as etnias de Pernambuco, não deixe que se cometa essa injustiça, a força da natureza já não deixa opção com as enchntes, enchurradas e seca, já mata esses oprimidos e já sofrido cidadão rural, que no dia-dia, luta por suas terras para sua sobrevivência e sua dignidade,essas calamidades causada pela natureza mata a cada inverno ou verão, porém, esses imcompetentes que se acham indigenistas e conhecedores dos problemas indigenas, na realidade não enxerga um paumo a sua frente. Com esse Decreto ele simplesmente exteminou uma luta de anos de sol a sol, matou a fé desse povo sofrido e já masacrado. Ele exterminou uma nação de gente inocente e que agora desperta de vez em prol de seus direitos que se dizem garantidos, porém. agora todos perceberam que qualquer pessoa insana por por abaixo tudo que se achava justo pra eles. São mais de 40 mil índios em situação de riscos, em conflitos, em calamidades, em situação de emergência e nada disso foi levado em consideração. Jarbas não deixe que faça isso com Pernambuco. Não podemos deixar uma história tão rica, diversificada e bonita no ralo. Não deixem matar com isso, também a história de Pernambuco. Os lampiões e as marias bonitas estão fazendo a sua parte, entoandos seus cantos e a dança do Toré. Mesmo sem apoio os índios seguiram a Brasília, na tentativa de não se deixar MORRER em UM GRANDE MASSACRE NACIONAL.

 
Share