quarta-feira, 9 de abril de 2008

RAONI & amigos estão em pé de guerra contra presidente da FUNAI

Eis que os índios se juntam aos funcionários e servidores da FUNAI para dizerem ao governo que não aguentam mais os desmantelos, as grosserias, a cupidez, o nepotismo, o filhotismo, o esposismo, o compadrismo, a enrolação barata, o desmantelamento o órgão, enfim, a incompetência da atual direção da FUNAI.

A carta abaixo vem escrita da cidade de Colider, MT, onde está a Administração Regional da Funai, dirigida pelo índio Megaron Txukarramãe.

O recado ao Ministro da Justiça, Tarso Genro, é alto e claro. NÃO ACABEM COM A FUNAI!!!

Uma coisa essa carta já produziu. A direção da FUNAI recuou quanto à extinção da AER Cuiabá.

Agora a artilharia kayapó está a caminho...

_____________________________________


Raoni Kayapó e lideranças Kayapó enviam carta para Ministro da Justiça solicitando providências na Funai

CARTA PARA O MINISTRO DA JUSTIÇA

Com copia p/ PRESIDENTE DA FUNAI

Ministro, nós lideranças reunidos aqui em Colíder não estamos contente com o trabalho do presidente da FUNAI, pois ele não está respeitando o nosso pedido, pois quando ele assumiu a FUNAI nós falamos para ele não tirar os funcionários mais antigos e mais experientes e não extinguir as administrações que atende os índios.

Ministro, o presidente está tirando as pessoas que sempre lutaram pela causa indígena e está trazendo muita gente de fora para trabalhar na FUNAI. E essas pessoas só ficam em Brasília, não saem para as aldeias para ver o que está acontecendo com as comunidades porque não tem nenhuma experiência com os índios, não entendem como são os índios. Temos tido também muitos casos de mau atendimento pela sede em Brasília, as pessoas atendem muito mal o telefone, tratam com desprezo funcionários e índios.

Ministro, não foi isso que ficou combinado, ate agora a FUNAI não teve as mudanças prometidas, continua pior do que estava antes e nós não acreditamos nas pessoas que estão entrando na FUNAI sendo a maioria indicado por partidos políticos e os mesmos estão indo ao contrário do que os índios desejam.

Ministro, este presidente não pode acabar com a FUNAI. Queremos falar para você que nós índios estamos começando a revoltar contra este presidente. Se ele continuar extinguindo administradores e mandando os funcionários antigos e os índios que trabalham com a FUNAI, os índios vão se revoltar contra este presidente. As mudanças que ele está querendo implantar tem de ser discutidos com as comunidades indígenas e não com grupinhos que acham que vão mudar a FUNAI.

Ministro, esse presidente acabou com a FUNAI de Cuiabá. Queremos que a administração da FUNAI continue com a Administração, pois lá é a capital e fica todo o poder do governo do estado de Mato Grosso.

A administração de Cuiabá atende as etnias Bakairi, Bororo, Umutina e Chikitano, Xavante e até nós Menbengokre, Panará, Kaibi, Apiaká e Munduruku e muitas outras etnias que dependem da capital do estado.

Queremos que o presidente da FUNAI respeite nós índios e nosso pedido.

Por que o presidente quer acabar com a FUNAI? Por quê?

Assinam

Raoni Kayapó
Sykiãpanarã Kayapó
Bepkró Kayapó
Koxti Kayapó
Kreton Panará
Barae
Oiti Medukro
Sepapre Meturhe
Kokopieti Yurui Trumai
Eroit Kayalir
Ameié Mgiwltirg
Bepnhôli Metuktire

Um comentário:

Elisa Kozlowsky disse...

Gostei muito dessa postagem. Agora consigo compreender melhor a luta indígena em relação ao território da Terra do Sol. Com as notícias dos jornais estava muito difícil de obter uma conclusão mais clara acerca do assunto.

 
Share