domingo, 2 de maio de 2010

Carlos Pankararu convoca índios para Audiência no Senado dia 5 Maio


 Caro Mércio Gomes, 

Solicito a sua permissão, para através do seu Blog, levar minhas mensagens ao  mundo. A todas as pessoas que acompanham a causa indígena.

Quero que todos saibam que a luta indígena só está começando, e aqueles que pensaram que nos venciam pelo cansaço já estão decepcionados porque estão vendo a nossa resistência. A chuva, a má alimentação e as agressões sofridas por pessoas do governo serviram como conscientizações para que nos índios reconheçamos a força e a resistência que temos de manter permanentemente.

Tivemos a primeira audiência Pública no dia 28/04/2010, e foi um sucesso para nós indígenas.

Temos ampla consciência que temos de continuar lutando em defesa de toda a nossa Nação Indígena. E também em defesa de todo o nosso amado Brasil. País que abraçou todas as raças, e que hoje até a árvore que através dela, obteve o nome a esta terra, a ambição, estar levando a extinção.

Mas, porém, nem tudo está perdido, enquanto permanecerem vivas as raizes, dessas raizes poderão surgir muitos galhos,folhas e flores, frutos e sementes e logo após, muitos pau Brasil.

Nesta audiência na Câmara dos Deputados não estavam todos os  nossos indígenas que convidamos. Porque o presidente Márcio Meira pediu para alguns parlamentares que tirassem 03 representantes, que era  eu, Carlos Pankararu, Ubiratam Uapixana e Davi Terena. Conseguiram tirar também a presença do Ministro da Justiça. E o mesmo não compareceu. Eu fiz valer a minha presença e aumentei  mais 01 índigena de nome Arão da Providência Guajajara.

Isto 2 dias antes da realização de nossa audiência. E mesmo assim, na hora da realização, eu quase fiquei de fora do debate porque meu nome não constava na lista de chamada. Mas eu com mais de 250 índios ali se encontrava e fiz com que os meus direitos fossem válidos.

Eu pedi a audiência Pública, juntamente com Adriano Karipuna e o Cacique Valdete kra-ho. Esses nomes foram aprovados na 1ª Audiência Publica da Bancada do trabalho na Plenária 12.

A presidência da FUNAI, já sentindo medo, tentou desarticular e pediu para trazer alguns representantes indígenas, que eram Marco Apurinã (coordenador da COIAB), e Hilton Tucha, (coordenador da APOINME).
Não fizemos questão que nossos parentes participassem, ao contrário, queríamos que eles viessem, para ver de perto a realidade dos índios Brasileiros. O Deputado PAULO ROCHA, aquele que apadrinhou Márcio Meira para ser Presidente da FUNAI, falou para mim e para outras pessoas que poucas pessoas eram contra o Decreto 7056, o mesmo faz parte da Bancada do Trabalho na Câmara dos Deputados. Mas lá não compareceu pra ver a multidão de índios e funcionários que, em uma só voz, gritavam contra a ditadura do assassino decreto, da autoria de um desalmado presidente da FUNAI.

Referindo-se a COIAB e a APOINME. Quero afirmar que estavam nesta audiência representantes de no mínimo 10 etnias, inclusive da Amazônia e também de Rondônia.

As tribos brasileiras afirmam não terem conhecimento deste decreto e que vocês da CNPI agiram por conta própria. Quero com isto dizer que vocês perderam uma grande oportunidade de se explicarem para os povos indígenas. Esta explicação vocês são obrigados a esclarecer. Vocês sabem a posição deste presidente da FUNAI. Olhem pra Hidrelétrica Belo Monte e também as minerações  nas terras indígenas. A comissão especial marca para dia 11 de Maio, que tratará de aprovação de mineração nas terras dos índios, em 01 das plenárias da Câmara dos Deputados.

Vejam se nossas lideranças e todos os nossos povos indígenas têm conhecimento. Este fato, o presidente da FUNAI, não repassa para os índios brasileiros. Só alguém muito inocente não consegue ver que este  presidente Marcio Meira é o presidente do PAC, e não dos índios.

Solicito aos parentes que abram seus olhos enquanto há tempo. No futuro pode ser tarde demais e muito triste para o nosso povo. Vocês não compareceram a audiência do dia 28/04/2010 na Câmara. Mas venham para  a audiência do Senado, no dia 05/05/2010. Lá estarão mais índios. Estamos calculando de acordo com os nossos comunicados de  600 a 700 indígenas comparecerão. Também solicito do Presidente da FUNAI que compareça e não mande o seu procurador para servir de cobaia em seu lugar. Por que a nossa revolta não é com a FUNAI, ao contrário, queremos este órgão fortalecido e que venha a ser de verdade a FUNAI representante dos índios, e não uma agência de ONGs.

Quero afirmar, que a OIT das nações unidas, aquela que publicou a convenção 169, também já comprou a briga. E achou um absurdo o que o Governo vem fazendo com os indígenas do Brasil. E alguns de seus dirigentes, estão convidados a fazer parte da audiência do 05/05/2010.

Eu, Carlos Pankararu, afirmo aos meus críticos que luto de cara limpa e defendo a nossa Nação Indígena e também a nossa FUNAI. Teve alguns funcionários, e podem ser índios, que me chamaram  de parasita do Órgão. Para essas pessoas, eu dou livre acesso a pesquisar os arquivos da  FUNAI a ver que poucas foram  as ajudas que este órgão me deu. Mas mesmo poucas eu não sou mal agradecido. Sinto-me no dever de ajudar a quem me ajudou, por isto estou aqui levantando a bandeira e salvando o meu órgão tutor das mãos dos corruptos. Deixo aqui  a minha identidade para que saibam que é eu mesmo que realizo estas afirmações. Carteira de identidade nº 409765-9 e fotos. Se você também tem amor ao Brasil e a FUNAI se identifique se e venha levantar também a bandeira junto a nós, pelo menos por 01 hora. Porque se você não fizer isto, estará mais que provado que o parasita é você. Falo isto mas não me preocupo. Você não me paga o aluguel, água, luz, telefone e alimentação. Enfim trabalho pra me manter. Por isto vá cuidar da sua vida. Por que a minha cuido eu.

A tanto convido todos os indígenas do Brasil, a juntar-se com os índios revolucionários na Esplanada dos Ministérios. E juntos derrotarmos a corrupção.

11 comentários:

Anônimo disse...

Carlos PANKARARU,

quero lhe dizer para não se preocupar com as palavras agressivas escritas no blog, a seu respeito.
Continue na luta. Acima de tudo, de qualquer coisa, de qualquer comentário negativo. Você tem se portado como um verdadeiro guerreiro e lutando por aquilo que acredita, e chamando seus irmãos índios, de qualquer etnia, de qualquer estado, pois a luta é de todos. Todos que precisam ficar unidos e ter um único objetivo: o fortalecimento da FUNAI, o respeito aos índios brasileiros, à constituição, etc.
Nas lutas - há sempre àquele que se acovarda, se esconde feito o avestruz que enterra sua cabeça no buraco e deixa o resto à amostra, vunerável... há os omissos. Os medrosos e àqueles que estão comprometidos com "outras promessas" e descomprometidos com a causa legitimamente indígena.
Você está de parabéns! Pelo seu esforço, sua coragem e em tudo que acredita.
Esqueça as más línguas e as pessoas que usam o anonimato para pichá-lo, ofender e tratá-lo de forma agressiva.
Quem acha que você é um corrupto, certamente não vê televisão, não vê noticiário, não lê jornais e continua surdo e cego.
Tratemos de RESPEITAR as EXCEÇÕES -mas, infelizmente devo dizer que o BRASIL é um país cheio pelas bordas - de pessoas corruptas. E a corrupção atrapalha o progresso, pois o dinheiro "afanado" dos cofres públicos e dos impostos enormes pagos pelo trabalhador brasileiro - que deixa de prestar os serviços mais urgentes e essencias à nossa população tão sofrida e tão desacreditada...
Portanto, não dê ouvidos e nem se abale com os comentários maliciosos... Sempre vamos encontrar pela vida afora - um "punhado" de gente: pessimista/de má índole e de caráter questionável... E vamos aprender a lidar com elas, colocando ao nosso redor - uma parede luminosa que vai impedir todos os pensamentos negativos... A "parede luminosa" surte efeito - BATE E VOLTA e é conhecida como a LEI DO RETORNO!
Sucesso na sua luta junto com todos os seus irmãos índios!
Que Deus constinue lhe inspirando e que os anjos de luz permaneçam ao redor de todos vocês!!!
Um grande abraço e a minha solidariedade.

igorreno disse...

Caro Mércio
A veja fez uma reportagem essa semana e colocou uma citação sua. Ela confere com a verdade? eles colocaram palavras na boca do EVC, e ele já disse que era mentira. http://alertabrasiltextos.blogspot.com/2010/05/farra-da-antropologia-oportunista.html

gostaria muito de saber!
abçs
igor

Telma disse...

Boa tarde!

Gostaria de cursar Antropologia, no entanto não tenho muitas informações sobre o curso ou sobre o mercado de trabalho.
O senhor teria como me indicar onde obter tais informações?

Grata!

Anônimo disse...

VOCÊS LERAM A MATÉRIA DA REVISTA VEJA?

QUANTO RACISMO, QUANTO ABSURDO, QUE VERGONHA!!!

SERÁ QUE ALGUÉM VAI PEDIR DIREITO DE RESPOSTA?

É UMA DAS REVISTAS MAIS LIDAS DESSE PAÍS, COLOCA A FUNAI, OS ÍNDIOS COMO UM BANDO DE ENGANADORES, MÉRVIO, VC FOI CITADO, VAI RESPONDER? PELO MENOS CARTAS PARA A REDAÇÃO: SERÁ QUE ELES PUBLICAM?

A QUE PONTO CHEGAMOS. A OPINIÃO PÚBLICA CADA DIA MAIS CONTRA NOSSOS INDÍGENAS. SE JÁ NÃO BASTASSE A CAMPANHA CONTRA QUE FOI FEITA NA ÉPOCA DA DECISÃO DA HOMOLOGAÇÃO DA RAPOSA SERRA DO SOL.

DÁ PRA CHAMAR A MENININHA DE DUBLIN PRA DAR UM JEITO NA EDITORA ABRIL?

Mércio P. Gomes disse...

Caros Igor e Anônimo, Também fiquei espantado com o teor anti-democrático, anti-indigenista e preconceituoso do texto da VEJA. Já declarei meu repúdio a esse texto e à frase a mim atribuída em vários dos meus tweets. Já fui vítima das patranhas jornalísticas da VEJA quando era presidente da Funai e sei que a VEJA não vai dar a mínima para os que protestam contra sua matéria. Assim, fica aqui minha consideração às suas manifestações contra aquela matéria. Para lembrar o Anônimo, realmente só chamando aquela menininha de Dublin, desta vez para convocar um demolidor de jornalismo mau-caráter. Abraço, Mércio

Dos Santos disse...

Mércio,

Acho que vc tem que pedir a publicação de uma resposta na Veja. A matéria reforça a acusação que vc sofreu, quando deu aquela famosa entrevista, pela qual vc teria defendido a paralização das demarcações. Eu já mandei uma carta e acho que todos os envolvidos com a questão indígena deve fazer o mesmo.

adegildo disse...

Carlos PANKARURU, veja bem, digo leia o correto em linhas certas, tenho participado deste democrático Blog, e tenho percebido que só há teores críticos negativos quanto ao referido decreto, nunca, em nenhum momento ví algum comentário elogiativo a respeito desta nova lei, mas saibam voces que as comunidades indigenas(cinta-larga, myky,irantxe,rikbaktsa,enawene-nawe,arara,kayabi,apyaka e mundurucu) do noroeste de mato grosso não se opõem ao supracitado decreto, e sim são plenamente a favor , por entenderem que a FUNAI necessitava urgentemente de ser melhorada, a FUNAI não tinha mais condições de continuar como estava. Felizmente para a maioria das comunidades indigenas do Brasil a atual direção da FUNAI teve a coragem de implantar esta mudança.Muitos indigenas e servidores da FUNA são contrários a esta reestruturação, porque de agora em diante os recursos da FUNAI serão rateados de forma mais justa entre as etnias em todo Brasil, e não mais será como antes, em que que ocorria na FUNAI eram verdadeiros assaltos aos recursos da FUNAI, ato cometido por uma meia duzia de etnias que faziam plantão na sede da FUNAI em Brasilia e na base da borduna aterroriza o presidente e suas diretorias a liberarem recursos de quelquer forma, deixando a maioria dos povos indigenas do restante do Brasil desprovidos de recursos e assistencia. Taí a razão da FN na sede da FUNAI em Brasilia, fim de evitar que os cofres da FUNAI sejam assaltados por uma minoria que sempre foram acustumados lactear nas tetas da funai, enquanto que as comunidades indigens mais longicuas terminavam excluídas dos programas de atendimento do orgão.

Anônimo disse...

Adegildo, como vc se pode engar facilmente, nada mudara, o que realmente ocorrera é que existemuitas comunidades ainda passando necessidades e vivendo das migalhas do governo e sendo enganada.

Guilherme disse...

Sr. Adegildo,
parece que o sr. desconhece a realidade da distribuição de recursos praticado pela FUNAI e também da má fé praticada por muitos servidores atuais e passados quanto a distribuição e aplicação de recursos. alguns servidores sempre utilizaram discursos, como o utilizado por V.S.a, para colocar na cabeça dos indígenas que os próprios "índios", principalmente os Xavante e Kayapó, sejam responsáveis pelo "falta de recursos" e má distribuição.
Aconselho V.S.a conhecer o site: www.portaldatransparencia.gov.br para se interar melhor. No ano passado, por exemplo, o Museu do Índio no Rio de Janeiro, recebeu cerca de R$ 5.326.000,00. Juina, centenas de indígenas, dezenas de aldeias, recebeu R$ 3.496.000,00.
Barra do Garças-MT, com milhares de Xavante, R$ 1.455.000,00. Tangará da Serra R$ 1.941.000,00. E aí por diante.... verifique.
E isso desde há muito tempo vem acontecendo.
Esse discurso não está adequado para a realidade passada e presente.
Os que estão reclamando foram os que diretamente atingidos pelo Decreto, inclusive por posturas e decisões relacionados ao PAC.
Admirável os Enawene Nawe serem citados por V.S.a. No topo do blog já aparece a reivindicação dos Pareci, dessa região...
Sr. Adegildo pesquise o site acima...

Souza disse...

Parabens Sr. Adegildo pela sua posição em colocar quem está concordando com as mudanças.
Sabemos que qualquer terneiro quando é desmamado berra, berra pois não quer perder a teta, ou seja seu previlégio de mamar sem esforço.
Também sei de muitos povos (Kaingang e Guarani do sul, Xokleng/SC, Potiguara, Xucurú- com algumas excessões de terneiros, ticuna, os povos do Acre,e muitos outros) que estão a ffavor pois agora o bolo de recursos vai ser dividido de forma melhor, mais democrática.

Bem sabemos que não estão todos satisfeitos pois, como o Sr. disse, alguns se beneficiavam, na pressão da borduna, e os outros, na sua maioria, ficavam na esperança que alguma coisa sobrasse para eles.

Agora quem vai decidir onde vão os recursos serão os comites gestores com a participação das verdadeiros lideranças e não de poucos aproveitadores.

Quanto a FN não está intimidando quem quer trabalhar e quem quer um trabalho sério na Funai e sim é para manter a máquina funcionando sem aqueles que só se aproveitavam dos recursos públicos e agora tem QUE TRABALHAR e não só fazer fuchico e ficar na internet ou site de pornografia.
Ah, falando nisso se eu fosse o presidente acabaria com a pouca vergonha de alguns funcionários ficarem a maior parte do tempo de seu dia vendo mulher pelada nos sites pornográficos.
Se não acredita vá até algumas salas e veja. Sabemos que na maioris dos orgãos públicos isso é proibido, ou melhor, negado o acesso a isso, mas como a presidencia é democrática, não corta isso, pois senão vai ter muito funcionário que vai ter que trabalhar em vez de ficar vendo sites e blogs em pleno horário de trabalho.

Vamos dar um voto de confiança para ver se endireita essa Funai, do geito que tava não dava mais... senão tá na hora de acabar com ela...

Esperamos que os aprovados no concurso que estão entrando não sejam como alguns funcionários velho,s viciados e que só querem ficar acomodados em nome do indigenismo já ultrapassado e arcaico que não querem mudanças pois vão ter que render ou.... Se aposentem por favor...
Um abraço


Souza

ADEGILDO disse...

GUILHERME, A MINHA SAPIENCIA ALCANÇA PATAMARES MAIORES QUE O PORTAL DA TRANSPARENCIA. VEJA BEM , LEVANTAMENTOS OBTIDOS NOS ULTIMOS 20 ANOS, APONTAM INVESTIMENTOS NAS AER'S DE BARRA DO GARÇAS, PRIMAVERA,AGOA BOA,CAMPINAPOLIS,GENERAL CARNEIRO,XAVANTINA,RIBEIRÃO CASCALHEIRA E SÃO JOAQUIM, VALORES APROXIMADOS ENTORNOS DE 320.000.000,00 , SÓ PARA ATENDER UMA ETNIA. E JUINA COM 07 ETNIA RECEBEU 7.290.000,00. DAÍ PODEMOS CONCLUIR: SE JUINA RECEBEU UMA CERTA QUANTIA A MAIS NESTES ULTIMOS ANOS, É DEVIDO OS PREJUIZOS DO PASSADO, É COMO SE FOSSE UMA CORREÇÃO MONETARIA , E AGORA ESTÁ RECEBENDO O QUE LHES FOI RETIRADO E OU DESVIADO(NA BASE DAS BORDUNAS) NOS ANOS PRETÉRITOS.
TEM COISAS GRITANTE NO PASSADO, VEJA: NO ANO DE 2002 SOMENTE A MANUTENÇÃO DOS VEICULOS DE BARRA DO GARÇAS E PRIMAVERA FOI DUAS VEZES SUPERIOR AO ORÇAMENTO DE JUINA. OUTRA COISA DENUNCIATIVA É: AS DIREÇÕES DA FUNAI ANTERIORES, POR LIVRES E ESPONTANEAS PRESSÕES BORDUNISTICAS, ABRIRAM UNIDADES GESTORAS SEM QUALQUER CRITERIO TECNICO E DE CAPACIDADE OPERATIVA, TEM CASOS COMO O DE GENERAL CARNEIRO ONDE SE ABRIU UM NUCLEO COM UG PARA TENDER UMA FAMILIA DE INDIGENAS E A FARRA FOI PORAÍ AFORA EM OUTRAS LOCALIDADES DO LESTE DE MATO GROSSO E VALE DO ARARAGUAIA. NA VERDADE SE O TCU OLHASSE COM MAIS DETALHES O QUE SE FAZIA NO PASSADO, A FUNAI JA DEVERIA SER EXTINTA, DE TANTO IMBROBIDADE E IRRESPONSABILIDADE COM OS RECURSOS PUBLICOS. AINDA BEM QUE ESTA DIREÇÃO, DE FORMA ARROJADA, TEVE A CORAGEM DE NORTEAR OS NOVOS RUMOS DA FUNAI, BASTA AGORA ALIAR OS CONHECIMENTOS DE SERVIDORES SENIORES AOS QUE ESTÃO SENDO CONTRATADOS E DAR UM NOVO ROSTO PARA O ORGÃO INDIGENISTA. O DECRETO É BOM, SAIMOS DE UM FUSCA E MONTAMOS NUMA FERRARI, SÓ QUE A FERRARI TA FALTANDO O COMBUSTIVEL NITROGENADO PARA ALAVANCAR, E ESSE ALAVANQUE DEPENDE AGORA DE PESSOAS COMO VOCE GUILHERME E OS QUE ESTÃO INGRESSANDO. EU DIRIA AO VETERANOS DA FUNAI. " PENSEM NOS INDIOS E ESQUEÇAS AS FUNÇÕES"

 
Share