terça-feira, 11 de maio de 2010

Índios de Mato Grosso se organizam para criar nova federação indígena

NOTA DA FEPOIMT ANTE O INFORME DO LÍDER XINGUANO PIRAKUMAN YAWALAPITI SOBRE A PRESIDÊNCIA DA FUNAI 


PREZADOS IRMÃOS DO ALTO XINGU E TAMBÉM DE OUTRAS REGIÕES DO BRASIL, 

NO MOMENTO EM QUE NÓS DA COMISSÃO DE ARTICULAÇÃO PARA REORGANIZAÇÃO DA FEDERAÇÃO DOS POVOS E ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DO MT ESTAMOS EMPENHADOS NA BUSCA DE FORTALECIMENTO DA FEPOIMT COMO INSTRUMENTO POLÍTICO DE REIVINDICAÇÃO DE TODOS OS POVOS IRMÃOS DE 42 ETNIAS EXISTENTES NO ESTADO, REFORÇAMOS O GRITO DE ALERTA DADO PELO NOSSO COMPANHEIRO XINGUANO PIRAKUMAN, FAZENDO CORO EM UNÍSSONO PARA CHAMAR ATENÇÃO OU ATÉ MESMO TENTAR “SALVAR A NOSSA CASA DE BRASÍLIA” 

COMO BEM FRISOU NOSSO LÍDER IRMÃO, NO SEU MANIFESTO EM ALUSÃO AO ESTADO DE ABANDONO E DESCOMPROMISSO COM QUE O ATUAL OCUPANTE DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DA FUNAI, ANTROPÓLOGO MÁRCIO MEIRA VEM TRATANDO O ÓRGÃO FEDERAL INDIGENISTA. 

ALIÁS, CASA ESTA QUE UM DIA FOI MUITO RESPEITADA PELO NOSSO PARENTE MATOGROSSENSE, HUMANISTA E DESCENDENTE INDÍGENA MARECHAL RONDON. É LAMENTÁVEL QUE TUDO ISSO VENHA ACONTECENDO EM UM GOVERNO PRETENSAMENTE SOCIALISTA E DEMOCRÁTICO POPULAR COMO DEFINE SEU GOVERNO O PRESIDENTE PETISTA LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA.


COMISSÃO AMPLIADA:
BARTOLOMEU XAVANTE
IVAN XAVANTE
ROQUE XAVANTE
ISABEL BAKAIRI
VANILDO UMUTINA
ESTEVÃO TAUKANE BAKAIRI

22 comentários:

Anônimo disse...

Alguns parentes indígenas do Maranhão da etnia guajajara já estão acampados com as demais etnias para buscar forças e enfrentar democraticamente a revogação do infame Decreto 7.056que tanto tem criado polêmica. Os indígenas do estado do Maranhão que hoje encontram-se na Capital Federal, não aceitam ficarem subornados a Coordenação Regional de Imperatriz/MA, principalmente aqueles que sempre foram atendidos pela EXTINTA ADMINISTRAÇÃO REGIONAL, hoje denominada somente por COORDENAÇÃO TÉCNICA DESCENTRALIZADA DE SÃO LUIS/MA, onde não tem poder de gerenciar seus recursos orçamentários, bem como os recursos do acordo firmado entre a CVRD / FUNAI, no atendimentos aos indigenas das comunidades do Carú,pindaré,piçarra preta,januária,tiracambú,awa-guaja, bom jardim,zé doca e enfim todas aquelas que estão contempladas pelo acordo. Os servidores da extinta AER, tem o potencial suficiente, tem uma boa estrutura fisica e Administrativa e está próxima dos orgãos tanto nas esferas estadual,municipal,MP,FUNASA, IBAMA,PF,Procuradoria Fderal e tantos outros. Com a reestruturação simplesmente evaporou e só agora os indígenas antes atendidos estão sentindo sua enorme ausência e estão lutando pelo seu funcionamento, como antes vinha acontecendo. " Guajajara vocês são de luta, sabemos disso pois conhecemos a sua história no nosso estado " boa sorte. Obrigado.

Guilherme disse...

Estão caminhando com a proposta de empresas minerais invadirem Terras Indígenas;
Estão caminhando em não haver respeito às comunidades indígenas para adentrarem com forças militares e policiais em suas Terras;
Estão caminhando em fomentar projetos faraônicos no entorno e dentro de Terras Indígenas impactando recursos naturais hidricos e florestais de onde provem alimentos para comunidades indígenas;
Estão caminhando em promover desavenças e conflitos étnicos com a reestruturação que está sendo implantada;
Estão praticando fervorosamente a falta de postura ética na administração pública e na condução das políticas públicas.

Anônimo disse...

os proprios indios estão satisfeitos com a construção da Belo Monte, assimfora um comentario de um Engenheiro da Eletronorte, os indios apenas estão maquiando a insatisfação, eles sabem que ocorrera progresso com a localização e a dimensão dos reservatórios hidrelétricos (área alagada) em que incidem a Compensação Financeira ou os royalties. fiquem voces sabendo disso. o Raoni assim como o Megaron estão apenas fingindo.

Anônimo disse...

Caro amigo mercio Pereira Gomes, respondendo ao comentario da postagem anterior. Digo Quem esta satisfeito com a atual gestão da Funai deverá sair expulsos de lá pois são para os indigenas brasileiros uns verdadeiros vampiros sugam o sangue a terra agora querem sugar as aguas dos rios, mas aguardem o povo e a Bela adormecida da Camara dos Deputados e o Congresso Nacional despertaram e agoram estarão ao lado dos indignas injustiçados e a derrubada dos atuais vampiros da Funai. Mais uma semana de intranquilidade para voce Marcio Meira" I N D I G E N A S" Lutem voces vão conseguir derrubar esta cambada de irresposaveis. e por falar nisto as coordenadorias ainda não estão funcionando e os servidores recebem para não trabalhar com o incentivo do sr. presidente da Funai será justo isto, tanta coisas para serem feitas mas o presidente bloqueiou tudo por total falta de responsabilidade, isto acontece em todo o Brasil é só pesquisar

Anônimo disse...

...é claro que esse anônimo acima falando de Megaron, Raoni e demais índios, falsamente alegando que os mesmos são a favor da Barragem Belo Monte, é pessoa sem o mínimo de respeito pela luta e anseios reais dos índios.

Anônimo disse...

o que eu disse fora comentario de um emgenheiro da eletronorte eles sabem que ocorrera progresso com a localização e a dimensão dos reservatórios hidrelétricos (área alagada) em que incidem a Compensação Financeira ou os royalties. fiquem voces sabendo disso. o Raoni assim como o Megaron estão apenas fingindo.e tenho certeza disso, pois eles ja deram prova quando nos abrimos os cofres e este retornam para suas comunidades felizes da vida.

Anônimo disse...

Não se pode generalizar a nação Kayapó que é muito grande, e abrange os estados do PA e MT. No encontro geral que houve na aldeia Pyaraçu no final do ano passado, alguns líderes Kayapó que estavam apoiando a Usina Belo Monte, e que poderiam se enquadrar no comentário acima, foram seriamente advertidos pelas principais lideranças, incluindo Raoni e Megaron. Portanto o argumento acima é absolutamente maldoso e calunioso. Megaron no momento lidera um movimento na BR 080, Raoni foi para a Europa solicitar apoôio de Estadistas e são absolutamente contrários à construção de Belo Monte. Tenho 40 anos de aproximação com a nação Mebengokré e posso afirmar isso. Portanto, a afirmação acima é absolutamente tendenciosa e falsa!
Moacir Melo
Indigenista

Anônimo disse...

From: nacoes
yudja@hotmail.com
To: moacirmelo@hotmail.com
Subject: AGRADECIMENTO
Date: Thu, 13 May 2010 16:39:51 +0300
COMPANHEIRO MOACIR, EU SOU O DANIEL APÏMAMA YUDJA PASTA, FICO FELIZ PELAS SUAS EXPLICAÇÕES , ESTOU AQUI APOIANDO O NOSSO GRANDE LÍDER : MEGARON TXUCARRAMAE.
SOMOS CONTRA BELO MONTE E NÃO ACEITAMOS QUE PESSOAS QUE FIQUEM USANDO O NOSSO NOME DIZENDO QUE SOMOS A FAVOR DESTA HIDRÉLETRICA.

Anônimo disse...

Será que realmente e tendeciosa e falsa? os cmentarios parecem verdadeiros, pois muitos vão a Brasilia e fazem o reboliço, são agraciados com verbas e promessas falsa, retornam de mãos cheias de verbas e com espernaças das promessas serem cumpridas, nestes 03 anos nos temos aprendido com os antigos como negociar com os indios, meramente, como tirar doce da boca de criança, dar espelhos (esperança) e reclher os frutos (apoio).

Anônimo disse...

... sem comentários, está na cara que esse anônimo acima, é um puro e verdadeiro reacionário, que não respeita e não entende nada de índio!!!

Anônimo disse...

Date: Thu, 13 May 2010 16:23:21 -0300
Subject: Re: Kayapó - defesa
From: mulheresindigenas@ig.com.br
To: moacirmelo@hotmail.com

Pergunto eu, quem é esse anonimo, , deveria ter ao menos dignidade em se identificar, para falar dos lideres Kaiapós, primeiramente tem que lavar bem a boca, porque ambos os lideres por ele citado são verdadeiros lideres de lutas, são eles que defedem a verdadeira causa indigena, então, se não pode fazer um, loby de um homem branco de com a boca limpa, por favor tapas na boca é muito bom, e respeito também, conheço as pessoas por ele citados jamais eles se vendem e retornam felizes depois que abriram cofres para eles, a vida tanto do lider Megaron é limpa como a vida do cacique Raoni também, pra começar Megaron paga aluguel de sua casa jamais ele iria voltar feliz pra sua casa as custas de seu respeitosos lideres e comunidades indigenas Kaiapós.Antes de criticar pense muito bem, porque calunia e difamação é código penal, e tenho certeza que eles possuem muitos juristas indios e não indios para defende-lo a qualquer momento.é isso A N O N I M O, falar de indio tem que conhecer pelo menos quem é voce, que infelizmente é brasileiro.JUPIRA TERENA/FUNDADORA DO MOVIMENTO DAS MULHERES INDIGENAS NO BRASIL e CACIQUE DA COMUNIDADE INDIGENA DE BAURU-SP-

Anônimo disse...

Prezado Dr. Mercio, gostaria de pedir para o sr. que é doutor em antropologia, especialista em conhecer o âmago do homem, que já esteve ao lado do grande nome da antropologia, Darcy Ribeiro, que não publique mensagens capciosas e sem o menor conhecimento de causa, e também, que possuem apenas como único objetivo, denigrir e debochar a imagem do índio, principalmente neste momento tão crítico e de transição.Certamente, tratam-se de pessoas que não possuem qualquer respeito, conhecimento e comprometimento com a causa indígena!!!
Um grande abraço,
Moacir Melo

Anônimo disse...

From: wulkaisuia@hotmail.com
To: moacirmelo@hotmail.com
Subject: RE: Kayapó - defesa
Date: Thu, 13 May 2010 16:42:29 -0400


Moaci, esse tal anônimo ele não é homem não, por isso não se identifica. Mas uma coisa que podemos dizer a ele ou ela, seja quem for, é um cara sem caráter, sem dignidade em si mesmo, acho que ele ou ela nem se conheci a si mesma. Meu Tio Megaron e meu avo e Rauni eles são sim um grande lider, guerreiro, são sim pessoas de bem. Diga essa tal de anômo que não precisamos de dinheiro para ficar rico, diga a ele que a nossa riquiza é a nossa dignidade, honestidade, rios e flora.
Esse tal de anônimo pode falar o que quiser, mas nos indígena do Parque do Xingu iremos estar sempre juntos na luta, como esses dois grande guerreiro, lideres indígena, talvez um dos grande lideres do país, meu Tio Megaro e meu Avo Rauni...
Retransmitirei ao meu avo Kuyussi do que esse tal anônimo diz sobre ao nosso grande lider Rauni...

Um grande abraços a todos


wulkaisuia@hotmail.com

Anônimo disse...

De: kumare txic�o (yacuma53@hotmail.com)
Enviada: sexta-feira, 14 de maio de 2010 10:04:33

Ola pessoal eu seguinte ,não entram nessa mentira do anônimo, porque eu estudei um pouco sobre compensação financeiro e fiz entrevista com pessoal não indigenas e indigenas que sofrerão com danos causado pela barragens. imagina nos indigenas que não tem direito de nada .Tem muito gente ate agora sem receber pelo danos causado pela barragens . Royalties indios não tem direito de receber mesmo que rede passa no centro da aldeia. Tem um trecho que fala, não recebe compensação finenceiro. Oque esse anônimo esta falando do nosso grande cacique e tdo mentira, so para trazer indios contra indios. Por favor parentes não caiam nesta armadilha do barnco. Vamos continuar unidos contra belo monte .
Abraço
Kumare

Anônimo disse...

Moacir você conhece muito bem meu pai e sabe como ele tem opinião própria e não precisa de ninguém para pensar por ele, conheço meu pai e sou admiradora do amor e do orgulho que ele tem por nosso povo. Quem conhece se admira da simplicidade que ele leva a vida, nós moramos na cidade sim, mas sem luxo e a ganancia que muitos outros funcionários publico tem. Meu pai vive por nós e pelo povos indigenas em geral, porque ele entende que somos iguais, todos que pedem a ajuda dele, ele está pronto para ajudar, não importa para ele quem seja. Assim como meu avô é. Diferente dessas pessoas que faz esse tipo de comentario que não faz questão nenhuma de ajudar seu proprio povo, é daqueles que em ano politico é vendido por pouco. Meu Deus quando isso vai acabar, vejo tantas crianças branca na rua, vejo as drogas acabando com uma sociedade e não vejo o governo fazendo nada para melhorar essa situação, se esta fazendo? acho que está muito lenta, Mas com rapidez o governo quer destruir a nossa natureza.
Por Isso estamos luntando para que deixe como o criador deixou para nós sem mundanças para modificar a natureza.

Att,
Mayalú

Anônimo disse...

Edson Araceli Santini Santini (betega_santini@hotmail.com)
Enviada: quinta-feira, 13 de maio de 2010 13:57:55

Este anônimo tem tanto carater para falar de alguem que se esconde atraz do anonimato, ele não é homem suficiente para dar a opinião dele e assinar embaixo como nos fazemos, ele deve ser mais um daqueles que vive das custa do PT e consequentemente das nossas custas, pois sabemos que todo o dineheiro do PT vem das Estatais dos Mensalões etc, ele esta deduzindo que os Indios Kayapos são iguais as pessoas que fazem denuncias contra este Governo autoritario ou contra qualquer um de seus Pupilos como no caso da secretaria da Receita que denunciou encontro com a Dilma, e ja faz muito tempo não se ve falar mais dela, deve ser pratica deste Governo de tantar comprar todos, como deve ter pago para este Zé minguém fazer estes tipos de comentario, não devemos nem sequer responder a estas declarações anonimas, pois quem não assina não tem certeza do que esta falando se não diz o nome de quem falou é porque vive da falar da vida alheia e muita das vezes esquecendo de cuidar da propria vida dele.
Edson.

Anônimo disse...

Diga é teu pai que diremos quem tu es...anônimo!!!!
De qual luxo e ganância vivem os servidores públicos federais ??? Com certeza não são os mesmos da corja detentora de cargo comissionado que hoje ocupa a FUNAI gerida por Márcio Meira, seus amigos e aparentados, com contratos e cargos defendendo interesses escusos!!!

Anônimo disse...

Mayalú, que escreveu acima, é filha de Megaron Txukarramãe
Moacir Melo

Anônimo disse...

Diga quem é teu pai que te diremos quem tu es, marciano...
Márcio Meira e sua turma tdos já sabem um dia acabará respondendo civil e penalmente por ilegalidades, desmandos, perseguições e má gestão de recursos públicos.
Vc verá, desavisado insensato!

Anônimo disse...

Mais índios estão vindo para Brasília, será que o tdo poderoso Márcio Meira vai resistir???

Anônimo disse...

Com relação aos nomes de indígenas que surgiram para a FUNAI, inclusive o de Megaron, creio que não seja o momento, pois nenhum indígena que se preze não serviria um governo que tanto denigriu a causa indígena. Com relação ao nome do senhor Carlos Terena, citado em primeiro lugar pelas lideranças do alto Xingu, à frente, inclusive, de Megaron, penso que não seja o mais apropriado,pois se o mesmo fosse detentor de tanta sabedoria não teria deixado seu povo (os Terena) perecendo por Mato Grosso do Sul, sem terra, sem dignidade, em cima de caminhões de trabalhadores rurais ou na prostituição! Aliás, se sobrara um pouco de terra para os Terena, foi graças à sabedoria dos Caiapó que disponibilizaram um quinhão entre Capoto Jarina e Panará, no Mato Grosso.

Anônimo disse...

Não do pai de Mayalu que se refere o comentário acima. Com referência ao Megaron somente deve-se falar do seu excelente trabalho indigenista e de sua dignidade de índio!

 
Share