terça-feira, 25 de maio de 2010

Índios Xinguanos protestam contra Funai e se aliam ao AIR

Índios do Xingu manifestam repúdio ao que está acontecendo com a Funai e apoiam a luta pela revogação do decreto de reestruturação e a saída da direção atual da Funai.

Segundo suas principais lideranças, eles estão se preparando para a reunião que farão em Cuiabá com o propósito de tirar uma posição política de todos os povos indígenas do Mato Grosso, e daí partir para Brasília para se unir aos índios do Acampamento Indígena Revolucionário.

Aliás, esse Acampamento está virando Movimento Indígena Revolucionário!!

Desse jeito, a aliança de todos os povos indígenas se consolida cada vez mais.

Mais de 400 índios se encontram acampados em Brasília, movimentando-se estrategicamente pelo Congresso Nacional, com apoio de alguns deputados de vários partidos. O batalhão de Kayapó do Mato Grosso está para chegar. O pelotão do Pará já está aí. Eita!

Agora, cuidado! É preciso não deixar que a audiência pública de amanhã, quarta-feira, no Plenário 3, sacramente o PL dos deputados Aldo Rabelo e Ibsen Pinheiro, pelo perigo que existe de passar o processo de demarcação para a Câmara ou o Congresso Nacional. Assim, não sobrará nada mais para demarcar!

_______________________


Estimados Parentes do Nosso Querido Brasil,
Temos acompanhado passo a passo as várias manifestações que estão sendo realizadas em todos os cantos do Brasil e igualmente temos percebido que algumas pessoas, inclusive os índios de organizações indígenas, não tem se pronunciado a respeito da terrível situação que vive o nosso órgão Fundação Nacional do Índio- FUNAI.
A FUNAI se tornou um órgão violento e opressor na gestão do Márcio Meira e equipe, o que temos presenciado é a total falta de atenção e respeito às comunidades indígenas do nosso país. Muitos problemas têm acontecido e vão acontecer cada vez mais se o Decreto 7.056 de 28 de dezembro de 2009 não for revogado totalmente. Precisamos da união de todos os Povos Indígenas do Brasil para que esse decreto que o lula assinou seja de uma vez por todas EXTINTO!
Queremos aqui também colocar que concordamos com todos os termos da carta Kaiapó do Sul do Pará. Não enxergamos na CNPI e na COIAB ( Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia brasileira ) qualquer elemento de representatividade, quem representa nós, somos nós mesmos e ponto final. Desde já comunicamos que:
A)     Descredenciamos a COIAB de falar pelos índios do Parque Indígena do Xingu e da mesma forma descredenciamos a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) de falar por nós indígenas do Parque do Xingu. As bases da COIAB que ainda apoiarem essa organização vendida pensam da mesma forma que eles (COIAB) e pensam igual ao mentiroso e canalha Márcio Meira e equipe;
B)       Qualquer entidade ou Povo Indígena que pensem igual a nós (Lideranças do Parque Indígena do Xingu) e que tenha algum sentimento de filiação na COIAB, pedimos encarecidamente que se DESFILIEM dessa organização indígena que têm deixado muito a desejar na defesa dos Direitos dos Povos Indígenas do Brasil;
C)       Os Parentes do Parque Indígena do Xingu imploram, mas também exigem, a exoneração imediata do Marcio Meira e equipe;
D)     Os Parentes do Parque Indígena do Xingu exigem a revogação integral do Decreto 7.056 de 28 de dezembro de 2009 e que seja colocado um indígena na presidência da FUNAI, eleito pelos verdadeiros líderes e Caciques das Comunidades Indígenas brasileiras;

E    O nosso integral apoio aos 300 indígenas acampados na frente do Ministério da Justiça que estão batalhando com dificuldades pelos nossos direitos e que nesse momento estão sendo agredidos fisicamente e psicologicamente;
Aqueles que se sentirem ofendidos com a nossa manifestação, que venham dizer isso na nossa cara e diremos algumas merecidas verdades!
Assinam as lideranças do Parque Indígena do Xingu!

9 comentários:

Anônimo disse...

INDIOS DO ACAMPAMENTO REVOLUCIONARIO AGRADECE O APOIO DOS INDIOS DO PARQUE INDIGENA DO XINGU E DIZ QUE SÓ SAIRÃO DE BRASILIA COM A REVOGAÇÃO DO DECRETO BEM COMO A EXONERAÇÃO DO PRESIDENTE MACIO MEIRA, IRMÃOS INDIOS CONFIEM EM NOSSA LUTA . VAMOS GANHAR ESTA GUERRA. O FIM ESTA PROXIMO.

Anônimo disse...

Será que esse Marcio Meira não tem vergonha de continuar presidente da Funai, de um Órgão para o índio, em que o próprio índio não quer ver a cara dele? Márcio Meira, seu nome já está escrito na história da vergonha do indigenismo!!!

Anônimo disse...

PREZADOS DEPUTADOS ALDO RABELO E IBSEN PINHEIROS, POR FAVOR RETIREM ESSE PROJETO DO PLENARIO, NOS JÁ ESTAMOS TÃO MASSACRADOS POR ESTE DECRETO ASSINADO PELO LULA E ESTE PROJETO VAI AJUDA-LO A NOS EXTERMINAR DE UMA VEZ APROVEITE A OPORTUNIDADE E NOS AJUDE NESTA LUTA TENHO CERTEZA QUE VOCES SERÃO RECOMPENSADOS NAS URNAS E TERÃO A GRATIDÃO DOS INDIOS BRASILEIROS NOS AJUDE A COLOCAR O MARCIO MEIRA PARA FORA DA FUNAI OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

Anônimo disse...

A T E N Ç Ã O C O L E G A S SERVIDORES DA fUNAI RECIFE , amanhã terá reunião com o coordenador de Maceió, vamos ouvi-lo é muito importante para nos, Seja benvindo ao Recife Frederico.

Cassio Cururu disse...

Prezado Mércio Pereira Gomes:

Sempre pudemos acompanhar seu trabalho frente a presidencia da Funai e queremos desejar parabéns a voce pela sua luta pelos nossos irmãos indigenas que tiveram todos o seu patrimônio completamete espoliado neste 500 e tantos anos de barbaries. Estamos com voce e todos nossos irmãos e parentes dos povos indígenas desta terra.
Recursos existem sim e não chegam nem aos nosso irmãos indigenas e nem mesmo aos assentados do MST.
É HORA DE DAR UM BASTA A TUDO ISTO!
Cassio M.Cardozo de Mello e Rejane Maria Martins Busch.
Instituto Socioambiental da Noroeste Paulista - ISANOP

Anônimo disse...

Caro Mércio e amigos xinguanos,

Trabalhei na antiga ou lamentávelmente ex Administração Executiva Regional do Xingu durante 05 maravilhosos anos ,se podemos dizer ou se a resistência nos permite!
Creio muito no meu pai Tacumã e em Ariitana, mais ainda na juventude xinguana, que têm se manifestado do alto ao baixo Xingu. Conheço a dignidade de Antenor Paruá Molebô ( o vento frio )e de Mairawe Kaiabi.
Acabei de chegar da Cãmara dos Deputados onde juntos com os Kayapó do Sul (PA), Kainagag,Xukuru, Tenentherara, Panakararu, Munduruku, Fulniô e tantos outros manifestamos repúdio a gestão Márcio Meira, ao Decreto 7056/09 e a presença ostensiva da Força Nacional na sede da Funai.
Mais uma vez em plenário o Deputado Hauly do PSDB-PR., e o Deputado baiano do PV., se pronunciaram contra a posição governista que insiste em manter o TRIPUBUZUBI RAIO DA CELEBRINA QUE FAZ O ESCURO PARECER MAIS ESCURO DO QUE É!

ESTÁ ESCURO DEMAIS DE VER, MAS BATE NA PORTA DO CÉU,, UMA ESPERANÇA DE SE VER!

Bate, bate coração. Eu como profeta dessa estação lunar, posso dizer que os trovões não são roucos de ouvir e que 7 botas pisaram no telhado para dizer que Márcio Meira têm 7 dias para deixar o terreiro!
Foi o que percebi em mais uma discussão na Câmara dos Deputados que se fez casa do povo com a presença daqueles iguais que inconscientemente queremos qualificar como outros. OUTROS TANTOS!
Pode ser que ninguém compreenda que sou visionário,"apenas apanhei um taxi na Estação Lunar".
Para dizer que os índios estão em seu lugar na sociedade brasileira. Cujo Avô e pai! Avoraí, RONDON!
Humanista de todos os tempos!
Tem a palavra certa prá nos dominar!
Márcio Meira você é a minha doença, o indigenismo é o meu remédio, VIVO!
Amiude nos vamos te jogar num quarto de guardar confetes!
Você é caramelo que chega ao seu fim .
"Pega o seu dinheiro e vá embora, deixe a sua roupa ! Nada vale a pena ser marginal!"
Freud explica 28 anos de indigenista não é normal.Não quero me sujar beijando está forma que dizes que é amar! Isso explica por que o indigenismo hojé coisa que parece popular . No mais estou indo embora!
Vá -te retro TIPUZUBI por que você não sabe dialogar!
sem abraços prá você e saudaçoes a todos nós indios e indigenista que sabemos o que é amar!POR QUE?
"Quem não sabe amar fica mau DEUS!
Indigenismo ou Morte!
Wagner Tramm

Anônimo disse...

Parabéns Wagner Tram, como sempre falo, seu nome já está resgistrado na história do indigenismo, fazendo parte daqueles verdadeiros discípulos de Rondon!
Aliás, sua msg acima, seria dígna para inspirar uma bela música de Zé Ramalho!
Abraços,
Moacir Melo

Unknown disse...

Ok Wagner. Tou com você..

Anônimo disse...

... TEM MUITA GENTE NA FUNAI QUE JÁ PRECISA IR PREPARANDO AS MALAS E O PIJAMA!!!!!!!!!!!!!! AGORA NÃO DÁ MAIS TEMPO PRA PULAR DE CIMA DO MURO!!!!!!

 
Share