segunda-feira, 3 de maio de 2010

Índios Kayapó chamam a COIAB à responsabilidade

O líder indígena Kayapó, Megaron Txukarramãe, à frente do movimento de paralisação da Balsa que faz o transbordo de caminhões no rio Xingu, convoca a COIAB para se posicionar claramente sobre o movimento que os Kayapó vêm fazendo no Xingu e outros líderes indígenas estão fazendo em Brasília.

Parece que os Kayapó ouviram dizer que a direção da COIAB tem feito corpo mole em relação a essa intensa movimentação indígena, e agora são chamados à decisão.

Nas duas postagens que se seguem, Megaron convoca Aritana a ser mais duro com o presidente Lula, e Raoni, pelo que diz um jornal francês, ameaça de ataques aqueles que se posicionarem para a construção da Usina Belo Monte.

Mais uma vez conclamo o governo Lula, através da Casa Civil e do Ministério da Justiça, a intervir nessa questão e enviando emissários de valor e de peso político para negociar com os índios. Caso contrário, a situação pode chegar a uma situação alarmante e sem retorno tranquilo.

_______________________________________________


Do: Movimento de paralização da Balsa (travessia do  Rio Xingu)
Ao: Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB)

COMUNICADO

Nós do movimento de paralização da Balsa travessia do Rio Xingu, BR-080-Mt, que iniciamos este movimento as 18-horas do dia  22 de  Abril de 2010, queremos saber se vocês da Coordenação das Organizações Indígenas da  Amazônia Brasileira, tem conhecimento deste movimento que  estamos  realizando aqui na Aldeia Piaraçu.

Não queremos informações de manifesto por parte dai da COIAB se vocês estão contra ou a favor do nosso movimento.

Este movimento que estamos realizando é contra a construção da barragem de Belo Monte que Luiz Inácio Lula da  Silva quer fazer de  qualquer jeito.

Se Lula construir esta Barragem, vai inundar grande parte das terras indígenas, prejudicando assim Indios e Brancos.

Aqui na travessia da Balsa na Aldeia Piaraçu, o movimento de paralização da Balsa vai continuar por tempo indeterminado, até que os orgãos do Governo  Federal venham aqui pra  falar  conosco, para  tratarmos da não construção de Belo Monte.

Nós deste movimento queremos saber, se vocês tem conhecimento e se estão participando:
Do movimento de Brasilia que quer a saída do atual presidente da Funai (Márcio Meira) e é contra a reestruturação da Fundação Nacional do Indio.

Pois em todos os sentidos o governo de Luiz Inácio Lula da  Silva quer nos prejudicar, esta reestruturação da Funai é somente para dificultar as coisas para os Indígenas.

A construção de  Barragens é para a destruição da natureza e do meio  ambiente. O governo de Lula tem projetos para construir várias barragens em diversos rios importantes, que também somos contra;

Neste governo não temos demarcação de terras indigenas e a reestruturação que Lula quer fazer autoriza:

A Força Nacional atirar  com armas de  fogo contra os Indígenas;

Permite a exploração e  estração de Minerios  em terras  Indígenas;

Permite  que madereiros e  garimpeiros permaneçam em terras  Indigenas;

Luiz Inácio Lula da Silva juntamente com Marcio Meira tem demonstrado  que não gostam dos indigenas, não gostam da Natureza, são  contra o meio ambiente.

Nós líderes Indigenas não podemos aceitar que uma  pessoa como Luiz  Inácio Lula da  Silva, que tem atitude de Demônio, possa fazer atos de Monstro contra a Natureza, os Indios e o Meio Ambiente.

Assim pedimos o vosso contato para nos informar sobre o que solicitamos.

Líder Indígena: Megaron Txucarramae

13 comentários:

Anônimo disse...

No ano em que o país comemora os cem anos da política indigenista, a Fundação Nacional do Índio (Funai) apresenta o maior orçamento de sua história: R$ 423 milhões. O montante torna-se ainda maior quando somado aos 5,8 milhões de emendas parlamentares aprovadas, das quais onze estão direcionadas para ações de etnodesenvolvimento, quatro dedicam-se à proteção social e outras três para promoção do patrimônio cultural indígena. Não à toa o Governo Federal tem se empenhado no fortalecimento da instituição. Nos dois últimos anos, o órgão indigenista superou a marca de 130 milhões da execução orçamentária financeira, superando todas as marcas alcançadas anteriormente.

Benedito Virgulino disse...

Boa colocação essa sobre orçamento, mas nada diz sobre política indigenista, nada avalia...uso de propaganda sem nada dizer...

Desses recursos apresentados, como eles foram gastos e quanto retornou no final do ano para os cofres da União?

E qual percentual foi gasto em Brasília ?

Porque há Força Nacional na FUNAI ? Esses soldados para bandidos estão recebendo diárias, estão lotados em Luziania- GO ?
Porque eles foram colocados pelo Presidente da FUNAI para ameaçar e oprimir lideranças indígenas e servidores ?

Quantas foram as ameaças sobre os Povos Indígenas e suas Terras pelo PAC? E como a FUNAI atuou/deliberou SOBRE ISSO?

O passaporte para invasão das Terras Indígenas por mineradoras e madeireiros está tramitando no Congresso ? Isso mesmo a atual proposta de modificação do Estatuto do Indio ?
A mesma que foi FALSAMENTE discutida com os Povos Indígenas. O maior golpe CONTRA os Povos Indigenas e favorável aos invasores... INCLUSIVE com participação do TAL DO cnpi..

O Centro de Trabalho Indigenista, o qual seus membros consultores de obras do PAC, ainda continua mandando e infiltrado na FUNAI para favorecer-se das vantagens por tráfico de influência em órgão público ???????? Isso vai ser apurado ? Denunciado já foi...

Kumare Txikão disse...

Carta para Megaron Caixa de entrada

kumare txic�o

4 de maio de 2010 16:55
Para: moacircordeiromelo@gmail.com, ktxicao@yahoo.com.br, paimutrumai@hotmail.com, bemoromtk@hotmail.com, pablo kamaiura , marcellokamaiura_9@hotmail.com
Responder | Responder a todos | Encaminhar | Imprimir | Excluir | Mostrar original
Carta para Megaron

Caro cacique Megaron,nós guerreiros Ikpeng também estamos muito bravo com presidente da republica Sr. Lula e os depudatos
que aprovam os projetos que vem nos prejudicar futuramente e aos nossos filhos e netos que irão sofrer comprejuizo que governo
está fazendo. Queremos informar que nós Ikpeng(Txicão) estamos junto com vocês nesta luta e apoiamos movimento de vocês.
Outra coisa não podemos permitir que governo trate nós indigenas, da forma que eles acham que tem que se. Está na hora de mostrar para governo brasileiro que não vamos deixar que eles mandem na nossa vida e cultura,nem falar por nós. Enfim queremos também dizer que estamos prontos para qualquer disafio e ate morrer se for preciso para defender nosso direito de sobrevivencia que é terra,floresta e a agua limpa fonte da vida. Não aceitamos Belo Monte.

Atenciosamente,

Kumare Txicão
Pres. AIMCI/ Comunidade Ikpeng / lideranças Tradicionais Ikpeng

Suzana Tele disse...

aros amigos Kayapó, estou repassando:
Date: Tue, 4 May 2010 15:51:22 -0300
Subject: Apoio pela luta dos nossos parentes caiapós
From: suzanateie@gmail.com
To: moacirmelo@hotmail.com

Carta de Apoio - Direito do Território da convenção 169

Os povos indígenas tem como direito conservar e reforçar sua própria instiuição política. Todo indígena tem direito a uma nacionalidade, direito à vida, integridade física e mental, à liberdade, à segurança pessoal. Tem direito a autonomia ou ao auto-governo nas questões relacionadas aos seus assuntos internos e locais, econômicos, sociais e culturais dos seus territórios. Mantendo ao mesmo tempo seu direito de participar plenamente, caso desejem, da vida política. econômica, social e cultural do Estado. Os povos indígenas têm direito, sem qualquer discriminação, à melhora de suas condições, especialmente nas áreas da educação e saúde. Particular atenção será prestada aos direitos e as necessidades especiais de idosos, mulheres, jovens, crianças e portadores de deficiência indígenas nas aplicações da presente declaração.
Uma experiência que o povo Xokleng passa hoje é a discriminação pelos políticos e governantes e pela própria Funai, sofrendo com a tal Barragem Norte. Que fica situada na Terra Indígena Duque de Caxias, em José Boiteux - SC. 30 anos estamos sofrendo, perdemos nossas terras tradicionais, área de cultivo, área de lazer, cultural e pesca e até hoje lutamos pelas nossas indenizações e demarcação de terras. Hoje sofremos com a saúde, educação, separação de parentes e outras localidades separadas pelas águas. Em épocas de chuvas e enchentes, as aldeias ficam ilhadas. Até hoje nunca tivemos visita do Presidente da Funai e nem apoio. E esta experiência que nós passamos com a construção da barragem estou passando para vocês e espero que com vocês parentes caiapós, não venha a acontecer.
Parente Megaron, estamos do teu lado para lutarmos juntos.

Em nome das lideranças das mulheres,

Eu, Suzana Teie
Etnia Xokleng
José Boiteux - SC

Ubiratan Maia disse...

Megaron Querido,


Não se pode esperar muita coisa da coiab, eles apoiam o presidente da funai márcio meira em todas as coisas que eles faz. Quer uma prova disso? Muitos índios já pediram a exoneração do presidente márcio meira com toda a equipe dele. A coiab até hoje não pediu em nenhum momento a exoneração desse márcio meira, muito pelo contrário, tem apoiado ele em todos os momentos. A coiab apoiou a reestruturação da funai que desmantela o nosso órgão tutor. Portanto meu Querido Megaron duvido muito que a coiab apoie o movimento da balsa ou que peça a exoneração imediata do presidente márcio meira.

Forte Abraço!

Ubiratan Maia

Benedito disse...

A COIAB foi criada pelo CIMI, pelos interesses da Igreja Católica, e estão coniventes com o decreto pois o enfraquecimento do órgão indigenista de Estado sempre foi o desejo da Igreja desde o início da República quando perderam as regalias de subsídios de recursos para catequisar índios e se favoreciam usurpando suas Terras e escravisando-os como trabalhadores braçais e reprimindo sua cultura tradicional e até a própria língua indígena.
A COIAB está vendida há muito tempo, com muitas acusações de corrupção por recursos de várias origens, até mesmo da saúde indígena...

mariafreivarg disse...

Caro Benedito, o CIMI escravisando os indios??? Isso é piada???? Só mesmo quem não conhece a história de luta pela retomada de suas terras... E isso que o CIMI está sendo acusado de trazer Indios do paraguai, conforme disse a VEJA "Made in paraguai"... Nem a veja, nem vc Bendito conhecem a história dos povos indígenas brasileiros.
E a COIAB vendida??? Nãooooo.... ela não é injusta e está vendo o que é melhor para todos e só para alguns poucos que só querem o seu bem e lasquesse os lá da ponta...

Anônimo disse...

...Tudo que o meu povo (meu tio Megaron e Raoni) Kayapo estão dizendo, realmente o autal governo (LULA) não esta respeitando a gente, povos indígenas. O que o atual Governo esta fazendo com a gente é uma vergonha para o nosso País, por faltar com nos povos indígenas consideração e respeito. Estão tratando a gente como animal e objeto qualquer. Mas diz ao meu tio Megaron, que estamos aqui, juntamente com meu Povo Kisêdejê e cacique Kuyussi disposto a lutar juntos para o que dê e vier, defender os nossos direito e a nossa terrra, rios e tudo sobre a biodiversidade. Retransmita essa mensagem, que o cacique Kuyussi esta muito triste e ao mesmo tempo muito bravo com esse atual Governo e também com a Funai. A nossa ideia hj, de antes tantos problemas é tirar Presidente da Funai, ele não serve pra trabalhar na causa indígena, e sim, esta tentando nos distruir.
Para Finalizar, dizer pra todos nos, coragem e nunca aceitar o que irão e estão nos oferecendo. Dinheiro, a nossa cultura e sabedoria, não vale nada, e sim o que vale é vemos hj, peixes, rio, flora e a nossa cultura, isso que é a nossa riquesa, que nenhum dinheiro do mundo pode comprar.



Um grande abraços a todos.


Wulkai Suia

Benedito disse...

Srta. mariafreivarg, lei o texto outra vez..., E se quizer conhecer um pouco a história do CIMI leia: Concílio do Vaticano II e depois o Encontro dos Bispos em Medellim- Colômbia - 1966/68 e depois Encontro de Puebla - 1969.
O melhor da trajetória do CIMI foi, no início, a tentativa de se rever as propriedades de fazendas pertencentes à Igreja...grande latifundiária, e seus melhores componentes se afastaram de tudo...decepcionados...

Anônimo disse...

Srta. Mariafreivarg, a cada dia que passa estamos conhecendo-a, já sabemos a suas posições e de que lado estas.
Só tempo propiciará a resposta de mereces...
Assim como Márcio Meira, a sua batata está assando.
Dentre em breve mostraremos quem de fato vc é.

Trammblog. disse...

Sra Mariafreivarg, só o tempo propiciará a resposta que mereces.
O CIMI melhor do que vc sabe a Terra Indígena Marawtsed fora propriedade do Vaticano. Por que não falas nisso??? Maria "livre" de que????
Vc não conhece nada de índio não história nem práxis indigenista.

Anônimo disse...

Oh Maria, vc não sabe se é de Nazaré ou se é Madalena. Mas fique certa no inicio do mês de junho o acampamento do movimento indígena revolucionário vai lotar. Estão chegando diversos grupos e lideranças de peso, creio que tdos vão querer ouvi-la falar sobre a igreja que gosta de dinheiro e da pobreza alheia e latifundiária e pedófila.
Vc não ficará livre! hahahahahahahah!

Anônimo disse...

o CIMI agrada a Deus e ao Diabo ao mesmo tempo.De um lado apoia o famigerado Decreto 7056/09 do outro vai ao acampamento e avisa que os índios podem ser vítimas de mandado de reitegração de posse.
De nada adianta, eles mudarão de lugar, outros líderes viram a Brasília, vcs não conhecem nada de índio. Essa resistência já tem mais de 500 anos não deu para observar. Haja coração, será que Márcio Meira vai resistir ou será melhor poupá-lo para outra tarefa mais insensata, cruel e arbitrária.
Ao se propor a essa tarefa Márcio Meira estabelece o seu preço, é de baixo valor!

 
Share