sábado, 22 de maio de 2010

Raoni e Megaron anunciam fim da paralisação da balsa e ida a Altamira e Brasília


               Aldeia Piaraçu, 22 de Maio de 2010.

         Nós do movimento da paralisação da balsa de travessia do Rio Xingu-MT queremos informar para todos que, com a chegada do cacique Raoni Metuktire, encerramos o nosso movimento da paralisação da balsa. 

Mais uma vez o Governo Federal não nos respeitou indígenas, não veio falar com nós. 

Assim como ele não respeitou a própria constituição Federal Brasileiro de 1988, a convenção 169 OIT e Declaração da ONU sobre o direito indígena. 

Agora nós vamos para a reunião de Altamira onde irá reunir com os indígenas que vão ser atingidos por barragem Belo Monte. 

Para Brasília vamos  unir com os indígenas de todo Brasil para discutirmos sobre a nossa situação com o Governo Federal. 

Parece que não tem órgão oficial do Governo para proteger nós indígena. 

Queremos pedir aqui um respeito, nós queríamos que o Governo Federal, Estadual e Municipal respeitar nós indígenas. É o que temos para informar à todos que trafegam pela balsa aqui no Rio Xingu.

Megaron Txukarramãe

16 comentários:

Anônimo disse...

Atenção! Indios do acampamento revolucionario intalados em frente dos ministerios, vibram com a decisão dos grandes lideres indigenas RAONY E MEGARON, agora todos unidos por uma só causa o restabelecimento das causas perdidas dos indigenas que os brancos irresponsaveis prejudicaram

Anônimo disse...

Aproveitando a oprtunidade, quero aqui tambem parabenizar a postura na luta pelo movimento revolucionario instalado pelos indios de pernambuco em especial para o Cacique Jovaci da Etnia Atikum que enciontra-se em Brasila desde o incio do movimento Parabeéns cacique.

Wagner Tramm disse...

Enquanto mais de 400 índios representantes de diversos grupos étnicos de todas as regiões do país , encontram-se acampados na Esplanada dos Ministérios em frente ao Ministério da Justiça em vigília pela revogação do Decreto presidencial 7056/09 e contra a gestão Márcio Meira; servidores do órgão indigenistas estão há dias refén dos índios da Aldeia Pracuá no município de Manicoré-AM., também descontentes com a publicação do citado decreto elaborado as escondidas, em pleno recesso legislativo ( em 28.12.2009) e sem a consulta prévia aos povos indígenas estabelecida na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho- OIT., da qual o Brasil é signatário.
Mesmo assim, a Fundação Nacional do Índio - Funai., em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos realizará nos dias 24 e 25 de maio de 2010, na capital Brasília-DF., Reunião de Consulta sobre as diretrizes de proteção para os povos indígenas isolados e em contato inicial da região Amazônica e do Grande Chaco.
O evento começa amanhã as 9:00 horas no Instituto Israel Pinheiro no Lago Sul próximo a Ermida Dom Bosco e conta com o apoio do Instituto de promoção de Estudos Sociais - IPES., Grupo de Trabalho sobre Assuntos Indígenas - IWGIA., e Deustsche Geselschaft für- GTZ.
Consta na programação que o presidente da Funai., estará presente juntamente com representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos - OACNDH., Sr. Julien Burger, SrªMaria Auxiliadora e Srº Elias Bigio.
Resta saber se outros representantes indígenas e indigenistas poderão comparecer e expressar as dificuldades enfrentadas pelo Decreto 7056/09 e sobre a gestão Márcio Meira, já que tudo está sendo articulado sem a devida publicidade.
Na fundação indigenista não foi afixado nenhum cartaz e os servidores em geral não têm conhecimento do evento que parece estar sendo realizado sem a participação do conjunto dos servidores indigenistas.

Wagner Tramm.
Indigenista, geografo (UFPA), especialista em Gestão Ambiental e Ordenamento Territorial(UNB), mestrando em Gestão e Auditorias Ambientais pela Universidad de Leon/Fundação Iberoamerica -Funiber., servidor da Funai.

Anônimo disse...

Dia 6 de maio Raoni encontrou-se com Jacques Chirac para discutir sobre Belo Monte. Foi recebido com respeito em todos os lugares que passou pela Europa.

Uma semana depois, na Funai, não foi recebido por ninguém, ganhou uma “quentinha” e almoçou no saguão do prédio.

Esse é o “Custer” Márcio Meira – o presidente da Funai de São Gabriel da Cachoeira e de Belém, porque o resto não existe pra esse vil imoral que desonra o indigenismo.

Lula, até quando essa vergonha?

Anônimo disse...

Presidente do senado José Sarney, Governadora Roseana Sarney, Zequinha Sarney. Ouçam o clamor dos indigenas do Maranhão unam-se a nós e vamos tirar esta corja da Funai pelos estragos feito aos indios brasileiros. Todos foram prejudicados com este decreto 7056 e o Lula lhes escuta muito nestas horas, dê um basta neste dirigentes da extinta Funai, precisamos de uma voz que tenha destaque no senado e a familia Sarney pode fazer isto para o orgulho de nosso Estado. confiamos em Deus e na sua força politica. O povo do Maranhão e os indigenas brasileiros agradece o seu empenho.

Roberta disse...

Bom dia Prof. Mécio.

Acompanho diariamente as notícias no seu blog e sempre que acho necessário expresso minha posição. O recado de hoje é novamante para o Presidente da República:PRESIDENTE LULA ACORDA!!!!! A situação está ficando grave e os resultados serão catastróficos! NÃO PRECISAMOS DE BELO MONTE! Já não foi suficiente o fracasso de Balbina e Tucuruí? Tem que existir uma alternativa!!!!!

Anônimo disse...

PREZADO AMIGO MERCIO PEREIRA GOMES, PORQUE O NOSSO PRESIDENTE LUIZ INACIO LULA DA SILVA "LULA", TENTA SER O GRANDE MEDIADOR DA PAZ NO" ORIENTE MÉDIO " PARA SER APONTADO PARA A GANHAR O PREMIO NOBEL DA PAZ, E NÃO TEM A MENOR HABILIDADE PARA TRATAR DA PAZ INTERNA DOS INDIGENAS, BRASILEIROS QUEM SERÁ QUE ESCREVE OS SEUS DISCURSOS PARA A PLATEIA DO EXTERIOR.

Anônimo disse...

Lendo o comentario acima,fico a imaginar. Que pena não termos aqui no Brasil um " Ivo Morales" a frente de nosso país este sim seria ótimo para os índios e preservaria com certeza a " NATUREZA ", tão devastada pelos nossos governantes. o Lula deveria saber com o IVO como lidar com os nossos indigenas. mas por favor não coloque o Marcio Meira nas negociações.

Anônimo disse...

Gozado governo do Brasil não sabe o que fazer para negociar a paz com os indios Brasileiros eu sei. CHAME O IVO MORALES PRESIDENTE DA BOLIVIA, que ele virá com certeza para ajudar ao Lula. Agora será que o LULA VAI ACEITAR, Está tão preocupado com o Irã que talvez não dê tempo. Então passe a bola para O Raony e o Megaron representa-lo jundo ao grande Lider IVO MORALES, OS INDIOS DO BRASIL, VÃO GOSTAR.

Anônimo disse...

Caro Mércio,
Depois que participei das duas Audiências públicas realizadas nas Comisões do Trabalho e Serviço Público na Câmara e de Direitos Humanos no Senado passei a ser seguido e ameaçado. Estou muito preocupado faço esse registro no sentido de me resguardar de qualquer atitude premeditada. Parece que estamos num ditadura!
Hoje tomei conhecimento que dois carros estranhos andaram rondando a minha chácara, um hoje por volta das 14:00 horas outro na semana passada!
Wagner Tramm

Anônimo disse...

O Lula está vendido aos interesses internacionais, não tem como negar
é só olhar as manchetes jornalisticas.
Dizendo que isso é bom para o Brasil
??
Está fomentando a exploração do territórioo brasileiro... contra a brasilidade.

Anônimo disse...

Guilherme disse...
Quanto mais informam sobre as consequencias do Decreto 7056, em cada parte do Brasil, mais se constata que ele está sendo prejudicial para os Povos Indígenas.
Está provocando impacto social e político nas comunidades indígenas, está piorando o já extressante processo de invasão de suas terras, de suas almas, de suas culturas e de suas organizações sociais.
Está afogando a espectativa de aliança que sempre tiveram do órgão indigenista federal.
MAS A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE...A CIDADANIA INDÍGENA ESTÁ CRESCENDO.

Anônimo disse...

Informação de utilidade pública, URGENTE, URGENTÍSSIMO:

Estimados Indígenas do Acampamento Indígena Revolucionário e todos os guerreiros que fazem parte do mesmo.

Favor tomar MUITO CUIDADO com a pessoa que atende pelo nome de Cláudio Romero.

Diante da vitória cada vez mais próxima do Acampamento Indígena Revolucionário esse indivíduo que ATENDE PELO NOME DE CLÁUDIO ROMERO, está querendo se aproximar do Acampamento Indígena REvolucionário para fingir que está a favor dos índios revolucionários. Pessoal, mais uma vez, MUITO CUIDADO COM O INDIVÍDUO CHAMADO CLÁUDIO ROMERO! ELe agora está a favor dos Índios porque a batata dele também está assando! Ele tem u m DAS 04 que o márcio meira deu pra ele, agora ele está fingindo querer ajudar os índios, muito cuidado parentes do Acampamento Indígena REvolucionário, Cláudio Romero tem um DAS 04 que o márcio meira deu pra ele e ele quer ser presidente da funai. Não se esquecer que Cláudio Romero é mais conhecido como Cabo Anselmo.

Senhor Mércio Gomes, estou escrevendo como anônimo pois temo perseguições e represálias contra minha pessoa.

Muito obrigado!

Anônimo!

Anônimo disse...

... pois é tem que tomar muito cuidado agora com falsos, oportunistas e aproveitadores!!! Seria muito bom que Wagner Tram faz agora outra lista de nomes, mas agora lista negra com nomes dos inimigos dos índios, dos que ficaram encima do muro, dos que apoiam MM, e dos que traíram a causa indígena!!! Agora tão com medo e querem mudar de lado...agora é tarde!!!

Anônimo disse...

Meu caro,

Eu nunca fiz lista nenhuma. Dê onde surgiu isso? Condeno está autofagia indigenista desde as contendas entre Galma Malcher e Francisco Meireles nos tempos do SPI. Não me coloque nessa confusão. É melhor se pronunciar, dizer o que pensas. Minha história é outra! O meu alvo é a revogação do Decreto 7056/09, o fim do nepotismo, do assédio moral, da perseguição e da ausência de indigenismo na fundação!
Mostra a sua cara diz quem é que paga para vc ser assim!
Já vi muita gente falar de "cabo Anselmo" e escrever outras coisas.
Não estou aqui para issso. O meu papel é outro não cursei direito e gosto de ser torto.......tampouco sou defensor do Estatus quo.....
Qual foi a lista que fiz? diga-me!
Gosto mesmo é da práxis, não estou preocupado com essas coisas, da qual faz o que acha melhor. O inimigo é o Leviatã e não pessoas....
Wagner Tramm

Unknown disse...

Alguém esta tentando se passar com Wagner Tramm. Melhor não aceitar comentários anônimos. O blog vai ficar mais verdadeiro

 
Share