terça-feira, 4 de maio de 2010

Índios Pareci querem AER Tangará da Serra de volta








6 comentários:

Anônimo disse...

Se os Kayapó fechando aquela estradinha insignificante estão fazendo a confusão que está, imaginem se os Paresi fecharem a MT-235, que corta seu território. Por lá são escoadas quase toda a produção de soja da região ,aior produtora de soja do mundo. Inclusive das fazendas do Sr. Blairo Maggi.

Anônimo disse...

Direção da Funai diz que vem recebendo ameaças anônimas. Melhor esclarecer para não se fazer de vítima. Vítimas continuam sendo os índios

só se as ameação são pedidos de retirada, ou melhor exoneração, pois em outros tempos os indios ja teria botado para correr

LIDER MYKY disse...

ME DESCULPE OS PARENTES PARECIS, MAS SUGIRO QUE OS PROXIMOS DOCUMENTOS QUE VOCES ENCAMINHAREM A QUALQUER AUTORIDADE PUBLICA OU PRIVADA, POR FAVOR APAREÇAM AQUI NA ALDEIA JAPUIRA(TI MYKY) E NOS CONSULTEM. LAMENTAMOS MUITO, E MUITO MESMO DE VOCES FICAREM JURISDICIONADOS A CUIABÁ, TIVEMOS A SORTE DE SERMOS INCLUIDOS NO ROL DE ETNIAS A SEREM ATENDIDAS POR JUINA, E ESTAMOS SATISFEITOS COM OS ATENDIMENTOS DA REGIONAL DE JUINA,LOCALIDADE QUE FICA BEM MAIS DA NOSSA ALDEIA, SE COMPARANDO COM CUIABA E OU TANGARÁ, POR FAVOR NÃO INTERPETEM OS NOSSOS ANIMOS QUANTO AO DECRETO 7056. A REGIÃO NOROESTE DE MATO GROSSO POSSUI UM MOVIMENTO INDIGENA FORTE E CONSOLIDADO, AS NOVES ETNIAS(RIKBAKTSA,EANWENE,CINTALARGA,ARARA,KAYABI,MUNDURUCU,APYAKA,MYKY E IRANTXE) SEMPRE BRIGARAM POR UMA FUNAI FORTE AQUI NA REGIÃO E CONSEGUIMOS ISSSO. MAS ISSO NÃO NÔS DESAUTORIZA A SER SOLIDARIOS COM VOCES PARENTES PARECIS. ESTEJA A FUNAI AONDE ELA ESTIVER(CUIABA OU JUINA) ELA É OBRIGADA A NOS ATENDER E SE CASO VOCES QUEISEREM SEREM ATENDIDOS POR JUINA, DAMOS A MAIOR FORÇA PRA VOCES... AWE KAXATA AKUTE FUNAI JUINA, WIXO YOTA ATUNAHA JUINA

Anônimo disse...

Esse lider Myku escreve como cara pálida, deve ser da OPAN - Operação Anchieta (tipo CIMI)que depois, para conseguir mais dinheiro, virou Organização de Proteção da Amazonia e age nas consultorias inclusive de hidroelétricas. Por isso está dizendo isso pois o Decreto favorece elas - contra os índios.

Anônimo disse...

ME DESCULPE O LIDER MIKI, NOS ESTAMOS LUTANDO POR UM DIREITO QUE NOS FOI TIRADO, A REGIONAL DE TANGARA DA SERRA, SEMPRE DEU SUPORTE PARA AS COMUNIDADES INDIGENA QUE ALI PERTENCIAM, E PRA TOMAR DECISÃO, SO PRECISAMOS DO RESPAUDO DO NOSSO POVO, QUE NA FALTA ESTA SENDO PREJUDICADA ,E AINDA SEMPRE FOMOS CONTRA O DECRETO,QUE AO INVES DE FORTALECER A INSTITUIÇÃO, PREJUDICOU MAIS AINDA, QUE EXPOR QUE OS SENHORES DEVERIAM ANALIZA E LER E INTERPRETAR ESSE DECRETO,E NAO E SO O POVO PARESI , E OS INDIGENAS DO BRASIL.
QUE INFELISMENTE DEPOIS QUE O PT COLOCOU NA FUNAI PESSOAS QUE VEIRAM DE ONGS DEU NISSO. NAO SABEM E NEM ENTENDEM DE INDIO , COM A AJUDA DE ONGS E DA PROPRIA COIAB. E AINDA DIGO ONGS QUE SO QUEREM GANHAR DINHEIRO USANDO O NOME DOS INDIOS. E BOA SORTE AS VERDADEIRAS LIDERNÇA QUE HOJE ESTÃO EM BRASILIA QUESTIONADO ESSE DECRETO.

Anônimo disse...

Olá amigos parecis, eu sou tangaraense, e tenho muitos amigos parecis,eu sou branco, mas tenho sangue indigena( a minha bisavó era tabajara, etnia do CE), eu atualmente moro em Manaus-AM, onde namoro uma indigena do alto Rio Negro, a etnia dela é Tariana,a reserva indígena fica em São Gabriel da Cachoeira, na fronteira com a Colômbia, o tronco linguistico dos Tarianos é Aruak, igual os Halití, mas ela nao domina o tariano, ela fala o tukano,bem amigos, eu desejo que esse problema; tão incomodo para os Paresís se resolvam logo com fé em Deus,desejo boa sorte de coração pra todos os parentes Parecis, e especialmente um abraço para meu amigão Romero Zonaekemae e tambem para o Joscélio.

 
Share