terça-feira, 3 de junho de 2008

Ongs indígenas querem a exoneração do presidente da Funasa

Apesar dos defensores da Funasa, tais como o ISA (cujo coordenador foi quem conceituou e convenceu Dona Ruth Cardoso a ordenar a saída da saúde indígena da Funai para a Funasa), as Ongs indígenas, algumas das quais tendo convênios de terceirização com o órgão, vão levar ao presidente Lula o pedido de demissão do presidente do órgão, o advogado cearense Danilo Fortes.

É tirar o sofá da sala. O problema não é exatamente este. O problema é que falta à Funasa o espírito indigenista necessário para que a saúde indígena funcione. Tal como falta no Brasil o bom relacionamento médico-paciente.

A matéria abaixo, da Folha de São Paulo, saiu hoje, coincidentemente algumas horas após a defesa da Funasa feita na entrevista comentada em postagem logo abaixo.

Diz também que as Ongs indígenas vêm com o pedido de demarcação de 270 novas terras indígenas e da revisão do PAC. Acham que a Usina de Belo Monte é birra da ministra Dilma Roussef. Se o presidente Lula for à reunião do CNPI, conforme garantiu o presidente da Funai, vai dizer o quê? Só esperamos que o representante dos Kayapó não leve um facão.


___________________________

Indígenas vão pedir saída de presidente da Funasa a Lula

CLAUDIO DANTAS SEQUEIRA
da Folha de S.Paulo

Lideranças indígenas prepararam lista de demandas para apresentar ao presidente Lula na reunião da CNPI (Comissão Nacional de Política Indigenista), no dia 19. Dentre os principais pedidos está a demissão do presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Francisco Danilo Bastos Forte.

Na semana passada, índios invadiram prédios da fundação em Cuiabá (MT), Curitiba (PR) e Porto Velho (RO). E mantiveram funcionários reféns em Ubatuba (SP) e Capitão Poço (PA). Indígenas criticam a suspensão no repasse de verbas, enquanto a Funasa argumenta que reforçou a fiscalização.

"Danilo não tem nenhuma competência. Está no lugar errado", disse Jecinaldo Barbosa, chefe da Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira).

Barbosa foi quem jogou um copo d'água no deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) em recente audiência na Câmara, sobre a demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol (RR). O indígena acha que, se a "pasta continuar na mão do PMDB, não vai mudar muita coisa".

Para o vice-presidente do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), Saulo Feitosa, a situação é crítica. "O caos está se espalhando." Ele rejeita o modelo de gestão da Funasa. "Não há coordenação. Isso é conseqüência da terceirização."

Na reunião com Lula, as lideranças do CNPI vão pedir homologação de 270 terras, criação de agentes ambientais indígenas e revisão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a Amazônia. "A hidrelétrica de Belo Monte [PA] é imposição da Dilma Rousseff [ministra da Casa Civil], que quer desenvolvimento a qualquer custo", disse Barbosa.

Nenhum comentário:

 
Share