quarta-feira, 18 de junho de 2008

Índios Terena voltam a adentrar sítio de fazendeiro vizinho


A tensão interétnica na região de Miranda-Aquidauana está ficando cada vez mais difícil. Há perigo de mais conflitos e prognóstico de violência e de mortes, segundo a Funai em Campo Grande.

Depois da retirada forçada pela Polícia Militar de mais de 60 índios Terena que haviam invadido e acampado no Sítio Boa Sorte, que fica ao lado da Terra Indígena Taunay, mais índios Terena adentraram esse sítio e desafiam o poder judiciário.

Ontem à noite novo mandato de reintegração foi expedido pela juíza local. Como será cumprido é que são elas.

_______________________________________

Nova reintegração de posse pode acabar em morte, diz a Funai

Chico Júnior, Midiamax, Campo Grande

O cumprimento da nova reintegração de posse do Sítio Boa Sorte, situado em Miranda, a 159 quilômetros da Capital, que desde a ultima sexta-feira (13) está ocupado por indígenas da aldeia Passarinho, deve resultar em morte, conforme disse o chefe do serviço de Patrimônio Indígena e Meio Ambiente da Funai (Fundação Nacional do Índio) e administrador substituto da entidade em Campo Grande, Antônio Ricardo Araújo que está no local do conflito. A ordem de reintegração foi expedido pela juíza da comarca de Miranda, Vânia de Paula.

A intenção dos índios terenas que estão na propriedade é pressionar o governo federal a fazer a demarcação das áreas e assim, ampliar o território deles. De acordo com o Ricardo a situação no local está fora de controle. “Nós estamos aqui para negociar com os indígenas. Com a reintegração de posse vai gerar um novo conflito e isso por até terminar em morte”, ressalta.

Policiais militares de Miranda cumprindo na manhã de hoje a primeira reintegração de posse expedida pela juíza acabaram entrando em confronto com os indígenas. Bombas de efeito moral e balas de borracha foram utilizadas pelos policiais militares no despejo dos indígenas. Dois homens e duas mulheres foram presos.

Os policiais conseguiram retirar os indígenas do local, porém horas depois eles retornaram.

De acordo com o administrador substituto da Funai os policiais que participaram da operação de reintegração eram do destacamento da Polícia Militar de Miranda, mas devido a situação de conflito, as agora estão sendo delgadas pelo Comando Geral da Polícia Militar em Campo Grande.

Segundo informações da Polícia Federal, uma equipe da Polícia Federal responsável em mediar negociações de conflitos indígenas vai amanhã a Miranda para ajudar nas negociações com os indígenas.

Equipe de técnicos

Ricardo disse ao Midiamax que espera amanhã a resposta da assessoria da presidência da república com a data para a vinda do antropólogo para a região, com intuito de iniciar o estudo para a demarcação das terras no local. “Acredito que no máximo em cinco dias o técnico deve ser enviado de Brasília para cá”, disse.

Nenhum comentário:

 
Share