sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Índios de Roraima são recebidos pelo senador Augusto Botelho


Os índios Makuxi que são contrários à homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol vieram de Boa Vista para conversar com os ministros do STF que ainda não votaram na decisão que foi adiada por pedido de vistas do ministro Marco Aurélio Mello.

Foram recebidos no Senado Federal pelo senador Augusto Botelho, que é do PT, de Roraima, e é contra a homologação.

Mais uma vez, esses índios falam em demarcação em "ilhas", como se ainda fosse possível uma mudança nos resultados que já saíram da decisão de 5 de dezembro.

Por que teimam esses índios? O que ainda esperam que possa acontecer? Alguma mudança drástica?

Será que o que os move é a rivalidade com o grupo majoritário do CIR? Será que é a rivalidade católico/evangélico? Será que eles acreditam que a presença de empresários brancos é uma vantagem para eles? Será que eles não acreditam na força do governo federal, através da Funai? Será que eles são simplesmente manipulados pelos políticos de Boa Vista? Ou ainda, será que eles vêm no futuro uma união e uma assimilação com os brancos????

Por outro lado, o presidente Lula já liberou cerca de 5 milhões de hectares do governo federal para o governo estadual. E deu carta branca para que o estado decidisse distribuir como quisesse.

_______________________________________

Indígenas vêm a Brasília pedir demarcação em 'ilhas' e recursos para obras na Reserva Raposa Serra do Sol

Agência Senado

Representantes de cinco organizações indígenas que vivem na Reserva Raposa Serra do Sol e são contrários à demarcação contínua foram recebidos pelo senador Augusto Botelho (PT-RR) nesta quinta-feira (12). O grupo pretende que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouçam "outro ponto de vista" e se convençam a adotar o modelo em "ilhas", com convivência pacífica entre agricultores e rizicultores que vivem na região.

- A política indígena deve ser feita de acordo com a vontade dos índios, não de acordo com a vontade de antropólogos e dos chefes em Brasília que vivem no ar condicionado - declarou o senador.

Trinta "tuxauas", líderes das tribos que se organizam em cinco associações e representam cerca de 20 mil índios, foram ouvidos pelo ministro do STF Marco Aurélio Mello e recebidos no gabinete da Casa Civil. Eles também devem se encontrar com o presidente da Fundação Nacional do Índio, Márcio Meira. Os indígenas se dizem abandonados e isolados, desde que a terra foi demarcada, com queda de pontes e destruição de estradas.

- Aquelas pessoas que gritaram querendo a Raposa, hoje o cuspe volta para cima deles, mas também para cima de nós. Por isso que somos contra a reserva contínua - disse o tuxaua Abel Barbosa.

O grupo pede melhorias nas estradas, educação, saúde e acesso a recursos para investir em mecanização da lavoura, em tecnologia que os levem a ser produtores agrícolas e até exportadores e também auxílio técnico para investir em piscicultura.
Os habitantes da reserva também são favoráveis à possibilidade de garimpagem na terra e querem receber royalties a partir da construção da hidrelétrica no Rio Cotingo, no interior da terra indígena, como explicou o indígena Milton Dario, vereador em Uiramutã.

O presidente da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiurr), Silvio da Silva, apontou a importância do bom convívio entre índios e não-índios, e registrou a existência de preconceito contra os indígenas que tem bom convívio com os fazendeiros.

Da reunião, participaram integrantes da Associação dos Produtores Indígenas de Roraima (Apocrion), da Aliança de Integração Para o Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima (Alidcirr), da Associação Regional dos Rios Kinô, Cotingo e Monte Roraima (Arikon) e da Associação Municipal Indígena Guàkrî de Boa Vista (Amigb).

2 comentários:

Anônimo disse...

Por quê esses representantes indígenas são contrários a demarcação de suas próprias terras ?
Com elas demarcadas não as terão para produzir ?
Por quê essa dependência de quem chega de outras regiões?
Falta de política adequada para produzirem e terem seu próprio sustento e excedente?
Faltam esclarecimentos.

Anônimo disse...

Eles estão preocupados, caro anônimo, pois percebem que a grita dos supostos "defensores da cultura indigena" é um canto de sereia.
"Aquelas pessoas que gritaram querendo a Raposa, hoje o cuspe volta para cima deles, mas também para cima de nós. Por isso que somos contra a reserva contínua - disse o tuxaua Abel Barbosa."
O que tais defensores pretendem é que os indios da região, que viviam e trabalhavam na cidade e fazendas, estudavam e tinham acesso à tecnologia e recursos, voltem a morar em condições primitivas. É isso que suas mentes mais esclarecidas percebem e rejeitam.

obs- sabia que antropólogos "esclarecidos amigos e defensores da bela cultura indígena" incentivaram os Yanomamis a se matarem em guerras tribais, pois isso fazia parte da cultura deles, e essa bela manifestação estava desaparecendo por influência dos "brancos malvados"? Pois, pois...

 
Share