segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Yawanawá em ascensão demarcam sua terra no Acre




No estado do Acre, os índios Yawanawa, liderados pelo cacique Biraci Brasil, estão comemorando a demarcação da ampliação de sua terra, chamada Rio Gregório. Essa terra indígena fica no rio do mesmo nome que desce no rio Juruá.

Outro dia recebi um recado por um amigo comum, Felipe Milanez, em que Biraci agradece o esforço que nós fizemos para a demarcação dessa terra indígena, com a participação inclusive do governo do estado. Agora a proposta de homologação poderá ser enviada ao presidente da República, que será ratificada.

As comemorações pela demarcação foram realizadas na semana passada, com a presença de diversas autoridades estaduais, gente do CIMI e da FUNAI. Biraci Brasil tem uma grande capacidade de agregar amizades e apoios, na somente no Acre, mas em todo o Brasil.

Os Yawanawa vêm avançando no seu desenvolvimento étnico de um modo especial e cuidadoso. Querem estabelecer uma educação diferenciada, isto é, com aspectos da cultura brasileira e da cultura indígena. A foto ao lado mostra a alegria de dois jovens Yawanawá com o uso do computador em sua aldeia.

Nenhum comentário:

 
Share