quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Funasa é corrupta, diz ministro da Saúde

Bem, agora é oficial. A Funasa foi declarada corrupta pelo próprio ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Alguém aí já não sabia disso há anos? Algum índio aí já não sentiu isso na pele durante os últimos 10 anos?

O fato é que o caldo entornou de vez. Em reunião com representantes da Comissão de Saúde Indígena o ministro Temporão abriu o verbo, desabafou sua ira e frustração e descarregou tudo na Funasa. Aparentemente membros dessa Comissão estavam pressionando para o ministro manter na Funasa a saúde indígena. Temporão não contemporizou. Reafirmou sua portaria de formação de um GT para estudar o melhor modo de organizar a nova Secretaria, que, aliás, ainda nem foi aprovada pelo Congresso Nacional.

Quer dizer, essa celeuma toda pode ser em cima de conjecturas, de propostas ainda não realizadas. Há três meses os ministérios da Saúde e do Planejamento enviaram ao Congresso um projeto de lei criando uma nova secretaria de saúde. E pronto. Nada mais existe. Agora, quando se pode esperar que o Congresso vote um projeto de lei? Se nem as medidas provisórias ele vota! Quer dizer, armar uma confusão em cima de hipóteses não poderia ser pior descontrole político. O pior é que a Funasa vai ter que continuar fazendo a saúde indígena mesmo já tendo sido esvaziada desse poder e considerada corrupta!

Isto é o que dá procrastinar tanto para tomar uma decisão que precisava ser feita nos primeiros meses do segundo governo Lula. Essa demora piorou a situação e ficará mais difícil arrumar a coisa toda em harmonia. O próprio presidente da Funasa, Danilo Fortes, encarou o ministro e ousou que ele o demitisse. Fortes se fia no apoio de Renan Calheiros e no seu PMDB. Temporão é peemedebista por oportunismo e pode ser rejeitado pelos caciques do partido a qualquer momento.

E a FUNAI? O que acha disso tudo? Está abúlica, inerme, sem opinião. É o momento de retomar sua posição anterior e colocar-se à disposição para retomar a saúde indígena.

A notícia da fala do ministro Temporão se encontra nos principais jornais do dia, especialmente no Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

 
Share