sábado, 13 de fevereiro de 2010

Presidente Lula recebe documentos dos índios em Goiânia

O presidente Lula recebeu ontem novo documento pedindo a revogação do decreto de reestruturação da Funai.

Foi uma festa só.

Veja a foto de Arnaldo Tsererõ com o presidente, que segura a mão de outro índio Xavante.

Que será que o presidente vai dizer agora?

Foto Pádua

PÓS-ESCRITO

Arnaldo Tsererõ relatou a conversa com Lula e como chegou no palanque do presidente na sexta-feira, em Goiânia. Disse que foi levado por um deputado federal que tinha sido amigo de Mário Juruna, o grande cacique Xavante e deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Lula foi receptivo à fala de Arnaldo, bem como às falas dos bispos Dom Tomás Balduino e Dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia, sobre a revogação do decreto.

No final, Lula garantiu a Arnaldo que iria tratar desse assunto com o ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto.

Vamos ver o que se passará no fim do Carnaval.

11 comentários:

Anônimo disse...

Vida Longa ao Povo Indígena Xavante:


Parabéns Cacique Arnaldo, parabéns por sua fibra e determinação. Nós indígenas estamos orgulhosos do Senhor por nos ajudar nessa luta contra márcio meira e sua gang de pára-quedistas.

Abração Cacique Arnaldo

Anônimo disse...

NA VERDADE..., O INDIO XAVANTE DA FOTO NÃO DEVERIA APARECER SORRINDO PARA O PRESIDENTE LULA, POIS OS ÍNDIOS DE TODO BRASIL POSSUEM GRANDES MOTIVOS PARA APARECEREM SÉRIOS, TRISTES E CHORANDO!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ora, ora.......


Pouco importa se o índio está sorrindo ou não!


O mais importante é que a reinvindicação foi entregue e espera-se que o Lula olhe para o erro que cometeu e na mesma velocidade que sancionou o decreto que revogue o mesmo.

Anônimo disse...

Meus queridos irmãos do Paraná, cuidado para não se contaminarem com a bactéria Marcio Meira quando for falar com ele , os indios de Pernambuco receberam uma dose de acordos e estão todos contaminados, só que nos acertos, ninguém de outras etnias querem recebe-los em seus estados, principalmente os indios de Fulni-õ e Pankararu, isto é uma vergonha para eles agora que engulam o Marcio Meira, então todo o cuidado possivel isto é uma alerta

Anônimo disse...

Agora sim, eu consigo ler uma notícia sobre os índios de Pernambuco e não é uma notícia nem agradável e nem decente... É uma notícia que envergonha índios de outras etnias. Índios que se vendem, faz trocas, acordos obscuros por um punhado de moedas e falsas promessas! Perderam a dignidade e a capacidade de lutar para crescer... Enganaram a si mesmos. Qual é agora a força moral que eles têm para negociar, reivindicar, reclamar e fazer valer seus direitos? Vender-se - tem um ônus, tem um prejuízo e no futuro a resposta virá, acontecerá, incontestavelmente. E como eles se sentem em relação as outras etnias que continuam lutando dignamente por todos os seus direitos? Acho que vão ter que pagar um alto preço pela omissão, pela retirada, pela ofensa aos outros povos de outras regiões. Como eles poderão ser respeitados pela sociedade enquanto
índios? É assim que os grupos se dividem, criam barreiras, antipatias e perda da credibilidade!
Vai o meu aplauso, o meu respeito, a minha admiração - para os povos indígenas do Paraná/Manaus/região de Altamira/povos do Xingu/índios Kayapó, etc. Vocês nunca serão esquecidos, não viverão no anonimato e resistirão sempre - porque sabem lutar! Parabéns!

Anônimo disse...

Os Índios da região Nordeste se venderam, são traidores e dicimulados.

Se disem guerreiros, mas nunca serão!

Anônimo disse...

Respeitemos a cultura, os costumes dos grupos indígenas e suas distintas formas de estabelecer relações com a sociedade que os envolve.

Os povos indígenas são pressionados e sufocados por interesses egoístas os quais não precisamos repetir aqui neste blog. De forma alguma podemos culpar este ou aquele grupo indígena ou exigir que mantenham uma postura “do contra”.

Os covardes são outros, bem conhecidos que, inclusive, usam o aparato policial e a máquina pública para se promover e vender a idéia de que os índios (termo genérico utilizado errônea e propositadamente pelos neoliberais) devem ser responsabilizados.

É notório que, sob o falso argumento de ajudar, algumas conhecidas organizações não governamentais constroem verdadeiros impérios econômicos à custa dos índios.

Neste momento conjuntural, é muito interessante e estratégico para as ONGs neoliberais que a Funai está oprimindo os povos indígenas, haja vista que passarão por bonzinhos, de forma a garantir que seus contratos milionários permaneçam, mesmo que outro governo (ou corrente petista sempre aliada ao clã Sarney) assuma em 2011.

Parece coisa de filme, mas esses canalhas estão infiltrados dentro do governo, parasitando, sugando e maculando a imagem do Estado brasileiro. Depois, com um discurso medíocre, culparão a própria gestão governamental “passada”. Perpetuando-se, portanto, na arte da farsa, da mentira, arrogância, prepotência que lhes rende muito dinheiro, cargos, funções, enfim.

Anônimo disse...

Dono deste valioso blog, por favor, não permita comentários que denigram a imagem dos povos indígenas. Não é para isso que trabalhamos e lutamos tanto.
Não faz parte de nossa missão de indigenista.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a opinião acima, o moderador, por mais que democraticamente queira expor as idéias e opiniões dos leitores, deve sim, eliminar as que possam causar constrangimento, calúnia e, principalmente, que não contribuam de forma alguma para o enriquecimento do indigenismo!

Unknown disse...

o povo indigena de altamira lutaram ate a ultima gota de sangue mas já mais se renderão,enem tão pouco aceitaram suborno para alivia o erro destes que tanto massacram os povos indigena.eu como indigena ´já mais aceitarei insuto a integridade fisica e moral contra os povos indigenas e se muitos hoje aceitam essa situação e que estão doente desde a invasão dos não indigenas que a qui chegaram,por isso fico muito triste quando vejo pessoas que dizem entender os povos indigenas do brasil fazem comentarios tão derespeitosos, mais respeito com os povos indigena e se coloquem em seus lugares e o ajude a resolver tais situação.

Anônimo disse...

É isso mesmo!

Vamos escrever coisas úteis e não ficar falando baboseiras sem fundamento.

Pra que ficar denegrindo a imagem dos colegas e dos índios? Que coisa mais feia.

 
Share