quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Índios do Xingu se unem em Altamira e protestam contra decreto da Funai

Os povos indígenas que vivem na região de Altamira --Xipaya, Kuruaya, Juruna, Arara do Maia, Arara, Assurini, Kayapó Kararaô, Araweté, Parakanã e Xikrin-- uniram-se em prol da permanência da AER Altamira e portanto contra o decreto de reestruturação da Funai.

Mais de 150 índios, vindo de barco, aportaram em Altamira, tomaram a sede da Funai local, tomaram a sede do campus avançado da UFPA e exigiram da Funai o fim do decreto.

Ontem 20 deles começaram sua viagem para Brasília. Acham que vão convencer a cúpula da Funai a mudar o decreto e contemplar Altamira. Qual o que! Vão ouvir o mesmo que outros grupos indígenas já ouviram: que o decreto é muito bom, que vai aproximar a Funai dos índios, que o fim dos postos indígenas é só para criar coordenações técnicas locais, que a questão da unidade gestora não é problema, que Santarém vai ser uma maravilha, e tal.

A cúpula da Funai está tomada por psicose narcísica pela qual só ela sabe o que faz, só ela tem clareza sobre as coisas boas que o decreto vai propiciar. Mais parece o bunker de Hitler nos últimos dias de março de 1945 enviando ordens para seus generais que a coisa a fazer era resistir e levantar o ânimo do povo alemão pela palavra salvadora que barraria a entrada do Exército Vermelho.

Não há outra analogia para o que está acontecendo na Funai. O rescaldo desse desastre vai ser arrastado e custoso. Tal como em 2003.

Os índios de Altamira sabem a boca quente que vem por aí. Madeireiros vão se aproveitar desse vazio administrativo, dessa irresponsabilidade e vão entrar em terras indígenas. O ISA e o CTI vão estar em Altamira para olhar pelos índios !! Eis a questão!


24 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal até quando nós vamos esperar pela regovação desse maldito decreto, vão esperar que aconteça coisas mais graves para depois, querer justificar perante a todos que providências estavam sendo tomadas pelo Governo Federal,pelo fim do mesmo. O Decreto é um jogo de palavras cruzadas ou um jogos dos sete erros(esses tem vários).Obrigado.

Anônimo disse...

Se a FUNAI já estava ruim, com este Decreto, a emenda ficou pior do que o soneto.
Quero ver quem vai querer ser o pai desse Decreto daqui alguns dias.

Dos Santos disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK "Psicose narcisista é muito engraçado". Mércio, gosto de suas tiradas, me lembram o saudoso Darcy Ribeiro. Mas eu gostaria que vc explicasse com foi essa questão da reestrutração da FUNAI na sua gestão. Por que não saiu? Qual proposta vc apresentou? Por que não conseguiu que a FUNAI tivesse um papel mais importante na saúde e educação, não no sentido de voltar a ser diretamente responsavel pela assistência, mas sim de atuar nos fatores sociais e culturais inerentes? O Ministro da Justiça e o Lula na época não te deram apoio? Será que se vc fosse do PT a coisa teria saído naquela época?

Anônimo disse...

Esse dos Santos realmente é muito engraçado, acha que o seu Chefe Marcio ira conzuzir para sempre, esquece que hoje ele esta por cima, mas amanha tudo sera diferente. esta tal Marcio parece um Deus, tudo fez de melhor dentro da FUNAI e para os Indios, abril concurso, restruturo, deu vale alimentação, pago as diferenças as quais servidores tem direito, diferenças essas que deve ser analisazo a pontuação dos servidores e a pontuação do orgão.
tudo ele fez obrigado por conta do TCU.................

Anônimo disse...

Estou pedindo um esclarecimento: existe índios em Pernambuco? Desde quando? São arredios? Já tiveram contato com o homem branco?

Estou lendo todos os comentários do blog de Mércio e não consigo achar nada que justifique uma Funai aqui em Recife. Se não existe índios, logo...

Anônimo disse...

Estou pedindo um esclarecimento: existe índios em Pernambuco? Desde quando? São arredios? Já tiveram contato com o homem branco?

Estou lendo todos os comentários do blog de Mércio e não consigo achar nada que justifique uma Funai aqui em Recife. Se não existe índios, logo...

Anônimo disse...

A hora estar chegando, a crise se alastra só não percebe quem só olha para o nariz.

Anônimo disse...

"Algumas derrotas säo mais triunfantes do que vitorias" MICHAEL DE MONTAIGNE.
JWFS/2010

Anônimo disse...

Esse Dos Santos deve esta debaixo da saia da Chefe de Gabinete, ou melhor, grudado na saia dela.

Dos Santos disse...

O Anônimo acha que eu defendo o Márcio Meira? KKKKKKKK Que ridículo. Vc não entendeu nada. Eu acho que o governo Lula como um todo foi uma catástrofe para a questão indígena. A turma do PT só gosta de DAS. Eu votei neles para nunca mais....... Essa reestruturação só teve dois pontos com os quais eu concordo: a criação dos comitês regionais e a diminuição do números de unidades gestoras, para tornar mais racional a parte administrativa e financeira. Mas não poderia de forma alguma acabar com Altamira, Recife, Porto Velho e Curitiba. Acho que o Mércio Gomes tinha mais voz ativa para defender os índios, como no caso dos Cinta Larga. Mas o fato é que também não emplacou um nova estrutura para a FUNAI. Nem apresentou uma proposta conhecida e além disso foi boicotado pela Casa Civil. Já o Márcio Meira é um bobo alegre, não sabe nem o que está fazendo direito. A Auxiliadora é até boa pessoa mas completamente surtada. O Guapindaia parece ser sério mas não entende nada de índio. O decreto tem até erros de português, parece que foi escrito nas coxas. Ou seja: só um mané pode achar que eu defendo a atual gestão.

Anônimo disse...

CARO AMIGO MARCIO, ESTE PRSIDENTE DA FUNAI É MESMO ENGRAÇADO EXONEROU I ADMINISTRADOR DE MANAUS E AGORA VOTOU ATRAS, POIS NÃO OUVIU AS COMUNIDADES INDIGENAS,O ONG ISA PEDE PARA ELE VOLTAR ATRAS DO CASO DE ALTAMITA A PERGUNRA AGORA É ESTA SERÁ QUE VAI ATENDER O PEDIDO DA ONG POR QUESTÕES DE PERMANENCIA NA FUNAI?. A ESQUECI ELE MANDOU CHAMAR PARA CONVERSA A EX-ADMINISTRADORA DA FUNAI E DUAS ASSESSORAS EXPLICANDO QUE ASSUMIA TODA RESPNSABILIDADE SOBRE SOBRE O FATI DE RECIFE SE TORNAR UMA COORDENADORIA TECNICA E AINDA OFERECEU O CARGO D COORDENADORA PARA ESTELA PARNES É REALMENTE ELE NÃO A CONHECE ´CLARO ELA NÃO ACEITOU E MANDA DIZER AOS COLEGAS QUE NÃO DESISTIU DA LUTA, AGORA RESPONDENDO AO COLEGA DE QUE RECIF NÃO TM INDIOS, EU GOSTARIA DE SABER QUAL A CAPITAL ONDE AS ADMINISTRAÇÕES EXISTIAM E QUE TINHAM INDIOS?(ETHNIAS). ENTÃO SENHOR NOVO MINISTRO VEJA QUE TIPO DE PRESIDENTE TEMOS NA FUNAI ONDE NÃO EXISTE CONFIABILIDADE, REALMENTE ELE ESTA BASTANTE DESGASTADO E COMPLICANDO O GOVERNO LULA, PORQUE O TARSO GENRO NÃO O LEVA PARA COORDENAR SUA CAMPANHA AO GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL TENHO ATÉ PENA DO POVO GAUCHO.

Anônimo disse...

OLHA EU AQUI DE NOVO PARA PEDIR DSCULPAS AO MERCIO POR CONFUNDIR OS NOMES REALMENTE NÃO DA PRA COMPARAR É QUE ATÉ AGENTE SE CONFUNDE COM ESTE PERSONAGEM , ME REFIRO AO COMENTARIO ANTERIOR

Anônimo disse...

Que fique bem clara a diferença:

Márcio Meira = antropólogo(fago)que envergonha a classe, inimigo dos índios

Mercio Gomes = antropólogo de verdade, amigo dos índios

Anônimo disse...

Rondon jamais tentaria justificar o que fez por sistemas partidários, sua luta era outra, muito além de sua ideologia - estava em sua alma.

O Indigenismo está acima de partidos políticos, funções, e muito além da exploração capitalista neo-liberal que se observa nos adeptos do “novo indigenismo”. Alguns conhecidos indivíduos e organizações construíram verdadeiros “impérios econômicos” às custas dos indígenas (atenção TCU, até quando vão ficar omissos ???).

Portanto, não se trata de comparações dicotômicas do ex-presidente Mércio Gomes (PhD) com o aventureiro político anti-indígena Márcio Meira.

A velha retórica de votei, mas, não voto mais no PT não convence.

Sobre o caso dos “mendigos e pedintes” de funções: não há outro jeito, sabemos essas pessoas são e sempre serão assim. Parafraseando Barão de Itararé, “aquele homem que se vende recebe sempre mais do que vale”, ou seja, esses mendigos “não valem absolutamente nada”.

Dr. Mércio não almejava grandiosos salários para ele, tampouco para os técnicos da Funai, pelo menos num primeiro momento, até que se identificassem com a causa, com os sujeitos de seu trabalho, como num rito de passagem.

O aventureiro Márcio Meira paga, com dinheiro público, 10 mil para que os neófitos no indigenismo ajoelhem-se a seus pés (Oh, Deus e dono da verdade Márcio) !!!! Incrível que muitos são conhecidos e se identificam como indigenistas, nem precisa dizer seus nomes desses .......

Indigenismo – espécie de dom que é despertado no ser e não pode, simplesmente, ser identificado num carimbo, na assinatura de um texto ou num salário três vezes maior que de um técnico de carreira da Funai.

O que está em discussão e que será determinante na vida dos povos indígenas é um Decreto arbitrário que tolhe os direitos e reduz a Funai a um órgão “articulador” – tal qual um boneco – manipulável.

Sobre Dr. Mércio Gomes, não sou muito simpatizante, mas também não sou hipócrita: reconheçamos que nunca foi refém de partido, nunca se escondeu de servidor ou de qualquer indígena e proporcionou a realização do maior encontro dos Povos que esse país já viu, com vez e voz dos indígenas de todo o Brasil. Durante a gestão do Mércio, os servidores e índios podiam ir até a presidência sem serem barrados (não havia aquela plaquinha de hoje “proibida a permanência de pessoas que não sejam do setor”; não havia polícia federal reprimindo e indimidando servidores e índios dentro da Funai”.

Anônimo disse...

no tempo do mercio gomes não tinhas pessoas com ar de altoridades, qunado ele era obrigado a engolir um Diretor, ele não engoli de guela abaixo, como foi o caso, a chegada de um Diretor "Carlos Monteiro" e os dois não se bicaram ate que o mesmo fora exonerado. o Mercio Gomes trabalhava com pessoas que ele conhecia, não abrgava patidos. Ja o Marcio Meira, alem de abrigar partidos e ONGs, abriga pessoas que não em nenhum preparo de Lider, este tal Marcio não aprendera a cativar as pessoas para juntos lutarem por um ideal maior. Procuro pessoas incopetentes para escreverem um Decreto cheio de erros e com um bocdo de DAS os quais so estão ocupando apadrinhados politicos, e ainda DAS os quais existem duplicidades de competencias e atividades.

Anônimo disse...

abaixo a DITADURA

Dos Santos disse...

Vamos comparar Márcio e Mércio? Então vamos lá, sem histeria e com equilíbrio:

- Márcio: bom diálogo para fora e péssimo diálogo para dentro da FUNAI.Conquistou respeito e simpatia na CNPI, ministérios e ONG's, mas não com os índios e servidores.

- Mércio: bom diálogo para dentro da FUNAI mas pouco diálogo para fora, deixando a FUNAI mais isolada em relação ao resto do governo.

- Márcio: pouca experiência prática com a questão indígena.

- Mércio: muita experiência.

- Márcio: não parece ter grandes vaidades.

- Mércio: muito vaidoso.

- Márcio: tem medo de desagradar à Casa Civil e demais superiores. Daí vem Belo Monte e etc.

- Mércio: não tinha medo. Peitava, botava o pé na porta, como no caso dos Cinta Larga.

- Márcio: só fala bobagens.

- Mércio: muitas vezes se perdia em longos relatos sobre suas viagens à China e Europa e deixava de tocar em assuntos de fundo. Mas no geral, tinha mais consistência no que dizia.

- Márcio: salvo algumas excessões, muito mal assessorado.

- Mércio: ídem.

- Márcio: conseguiu concurso e melhoria salarial.

- Mércio: conseguiu um concurso para 70 pessoas dos quais a maioria já pulou fora, por causa do salário.

- Márcio: fez bravata mas não demarcou nada.

- Mércio: fez menos bravata e demarcou mais.

- Márcio: com o apoio que diz ter do governo, deveria ter feito muito mais em menos tempo... e mais bem feito.

- Mércio: não teve apoio nenhum do governo, a não ser a simpatia do então ministro da Justiça. Teria sido um grande presidente da FUNAI se o presidente da República fosse o Brizola e tivesse o apoio direto do Darcy Ribeiro.

Anônimo disse...

Após protestos, Funai mantém índio como coordenador regional
Publicidade
KÁTIA BRASIL
da Agência Folha, em Manaus

Após protestos em seis cidades do Amazonas, a presidência da Funai resolveu manter no cargo de coordenador regional de Manaus, o índio da etnia baré Edgar Fernandes, que havia sido exonerado com a reestruturação do órgão.

Com o anúncio, os índios que mantinham invadida desde segunda-feira a sede da Funai em Manaus começaram a deixar o prédio. Os líderes mura, apurinã, sateré, arara, miranha e kokama eram contrários ao novo coordenador regional, Pedro Paulo Ramos, que não é índio.

A coordenação de Manaus atende 80% dos 120 mil índios do Amazonas. "O presidente da Funai [Márcio Meira] tomou uma decisão sem consultar as lideranças", disse o tuxaua Roseno Apurinã. "Nós sabemos os nossos direitos, é por isso que ele corrigiu o erro dele."

Houve protestos também em Parintins, Autazes, Manicoré, Atalaia do Norte e Eirunepé.

Os índios dizem que o decreto 7.056, assinado no fim do ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passou as representações dessas cidades para outras mais distantes, dificultando a busca de auxílios.

A reportagem não conseguiu falar com a Funai nesta quarta-feira.

Anônimo disse...

Respondendo ao anônimo, sobre Recife não ter índio, respondo com todo o prazer. Recife não tem índio, como tambémm em Brasília, Maceio, Paulo Afonso, Fortaleza, João Pessoa, Mato Grsso do Sul, Rio Grande do Sul e tanta outras. Porém em Pernambyco tem índio sim e todos verão quem são e como são os índios daqui, se quiser se identificar teremos o prazer de nos apresentar. E se pensam que esamos parados, engana-se voce e quem mais estiver pensando assim, estamos aitov e bem ativos e breve todos saberão e sofra as consequencias quem ficar em nosso caminho, como você ao que parece. Nunca duvide de uma retirada de um índio, e nunca diga besteira se não tem conhecimento de nada sobre índio. Sou indio sim com muito orgulho e vocês nõs ouvirá sim, tenha certeza disso. Estamos vivos e queremos nossos direitos e ninguém nos segurará.

Anônimo disse...

ativo onde nunca mais vi nhenhum indio

estela parnes disse...

Apenas para informar ao anônimo q pergunta se existe índios em PE.
apenas 40.000 índios, habitando 18 municípios, em 11 etnias. O quarto estado em população indígena do País. Desde antes 1.500 já existem registros da presença indígena em Pernambuco. Antes de escrever um absurdo deste é bom consultar uma biblioteca e sugerimos a da FUNAI, q fica na Av. João de Barros, 668. Boa Vista. Teremos o prazer de prestar as informações. Pode me procurar: Estela Parnes

Anônimo disse...

Fico grato pelo esclarecimento a respeito de que em Pernambuco - existem índios e já que você se declarou como um indígena aqui vai uma pergunta: todos os dias, no blog do Mércio se lê comentários em relação aos índios de outras regiões do país. De índios de Pernambuco/Paraíba/Alagoas/Bahia...ninguém diz nada e nem o próprio índio se pronuncia, não reivindica, não reclama, não abala, não luta...
A partir de agora vou ficar atento aos comentários dos índios do nordeste... Se mostrem. Apareçam. Saiam da toca. Levantem suas bandeiras de luta e não fiquem na invisibilidade! Ou será que vocês só trabalham/ou lutam às escondidas, nos bastidores e longe dos holofotes??? Se assim for, ninguém os enxergará!

Anônimo disse...

Voce deve ser uma das que levaram lavagem cerebral. Pena que desses índios que você tira no mínimo um DAS, quem toma atitudes iguais as suas, ´não devemos nenhum respeito ou credibilidade. Voce não sabe que sua clientela é índio e seu QI deve ser tão pequeno que nem sabe onde existe índio, tão pouco o que ísso. Tente ao menos respeitar quem lhe dá o pão de cada dia garota. Voce não sabe o quanto ignorante voce demonstra com esses comentários e só piora a situação da atual gestão, mostrando a qualificação da equipe e da qual você faz parte, mostra que estão totalmente despreparado para o trato com os índios, voce que me fazer acreditar que esse tidpo de gente que devemos baixar a cabeça. garota está sendo tola, no mínimo deve ser loira, que me desculpes as demais louras e conheço muitas e respeito mais essa do comentário, além de loira é pobre de espírito. Ti cuida garota o mundo gira e o universo da funai gira mais ainda e a toda velocidade. Voce não ver indio por que não sai detrás de uma mesa, e porque não deve andar pelos corredores da instituiçãos para não se cansar. Vou fazer os índios fazerem um pequena visita de cortesia pra conhecer um índio.

Anônimo disse...

Quero aqui agradecer a senhora Estela Parnes pelo valioso esclarecimento em relação a existência de muitas etnias no estado de Pernambuco.
Certamente vou procurar a biblioteca da FUNAI e fazer uma longa pesquisa sobre os índios do nordeste e essencialmente, de Pernambuco.
Peço desculpas pela minha falta de informação a respeito do assunto e quero explicar porque fiz o comentário: desde a publicação do Decreto, não consegui encontrar qualquer comentário sobre manisfestação dos índios do nordeste. E aproveitando a oportunidade, faço uma pergunta: por que os índios de Pernambuco estão calados e sem qualquer reação, em se tratando de um Decreto tão absurdo e tão nocivo às comunidades indígenas?
Tenho acompanhado pelo blog e tenho lido sobre as diversas manifestações de outras etnias de várias regiões do Brasil. E nada se fala, nada se diz, nada se comenta sobre o nordeste ou Pernambuco.
Agradeço muito pela gentileza de suas informações. Peço novamente minhas desculpas e, certamente não precisarei fazer mais qualquer comentário em relação ao assunto. Mas vou continuar acessando o blog do senhor Mércio e, quando necessário, fazer os meus próprios comentários. O blog é sério, informativo e também, sendo uma pessoa de fora, tenho o direito de fazer minhas indagações ou algumas críticas positivas. A porta de entrada deste blog - é a democracia e ele está aberto para todos! Permite o diálogo e a propagação do pensamento humano!
E por mais "absurda" que tenha sido a minha indagação - a intenção foi boa. Tão boa que agora sei da biblioteca da FUNAI e até o endereço. E vou fazer minha pesquisa!

 
Share