sábado, 13 de fevereiro de 2010

Beth Begonha entrevista Megaron sobre Belo Monte e reestruturação da Funai

Numa entrevista clara e informativa a jornalista Beth Begonha, da Rádio Nacional, entrevista Megaron-ti Metuktire, um dos grandes líderes indígenas brasileiros e também administrador da AER Colíder.


Acesse a entrevista nos endereços abaixo:


http://bethbegonha.podOmatic.com/entry/2010-02-13T12_26_02-08_00


http://bethbegonha.podomatic.com/player/web/2010-02-13T12_26_02-08_00

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito importante o pronunciamento do cacique Megaron Txukarramãe, que expôs a luta e preocupação de seu povo em relação à impactante Usina Belo Monte

Anônimo disse...

Meu caro amigo mercio, agora não vou confunfdir os nomes, á um troço deste que esta na funai como presidente, que falta de respeito com as pessoas isto é um alerta pra todos os servidores da funai, e indios de um modo geral principalmente os de pernambuco. Este tratamento condicionado com certeza para as servidoras da Funai Recife que se deslocaram a Brasilia a convite da prsidencia são tratadas com humilhação por integrantes da segurança mas que tenho plna certeza que foi orientada por esta cousa que se chama Marcio Meira e que por uma fatalidade esta assumindo o cargo de prsidente da Funai. A Estela dospensa comentarios o seu desempenho a frnte desta administração pelo seu envolvimento com as causas indigenas sempr levando o que há de melhor para o bem dos indios e dos funcionarios, Não poderia selenciar diante de um fato como este. Poristo quero deixar aqui o meu protisto de repudio a ação estrabolada desta cousa(Marcio Meira) e alertar aos indios de pernambuco o que esta a frente da funai não é salutar para o bem dos indigenas,Neguinho, Ailson, Dima Lourdes(Truka) Dina Hilda de Entre Serra, Dira de Pankara, Povo de Xucuru Fulni-õ, Pankararu, Kambiwá , Kapinawá, Pipipã o outras, Pretem atenção isto este tratamento dado a nossa administradora foi muito serio, agora que temos a esperr tenho plena certeza que nossos colegad de Brasilia estão reviltados com esra atitude direcionada as sevidoras do Recife, ms que não vai ficar sem respostas. Atençõ senhores politicos de pernambuco. Voces conhecem o trabalho da Estela a frente desta admnistração. Principalmente oe dois lideres do governo na camara e no senado, Fernando Ferro e Senador Romero Jucá, veja que estrago politico esta cousa fez aqui em pernambuco com esta atitude que com certeza vai ser divulgada em todo país. Isto fica de alerta tmbém para nossos colegad indios do Paraná e do governado , para que não permitam esta humilhação com eles e que não acreditem em promessas vãs. Sr. Ministro d Justiça este comportamento com os sevidoresda funai teem que ser analizado pois para uma pessoa se manter no cargo não precisa jogar suji como este presidente fez com as nossas servidoras tenho muita vontade de continuar defendendo como defendo o nosso governo mais diante de uma atitude tomada por este prsidente não tenho como encarar o nosso pessoal. Sr. Governador do Estado de Pernambuco srs deputados vamos começar a luta pela saída desta cousa ou melhor como relator um companheiro em comentario anterior(Esta bactéria) que esta contaminando os indios do Brasil. Depois prossigo comentarios.

Anônimo disse...

Senhor Mercio muito interessante o comentario anterior sobre o posicionamento, da segurança com rlçção a entrada da senhora Estela e as duas assessoras na sede da funai, mas nos aqui de Aguas Belas não concordamos com essa atitude, porém de se pode generalizat todos os indios de pernambuco que tenham traido a confiança de todos, pois conhecemos os trabalhos das servidoras Estela nossa administradora Waldira e a outra que sempre nos ajudaram então tem muitos a maioria dos indios fulni-õ dos indios de pankararu e de outras cominidades sempr tivemos os maiores respito ao trabalhos das mesmas e vamos continuar lutando por este objetivo que é não fechar a administração Recife que sempre nos atendeu bem,Fiquei triste mas a vitoria será nossa e as pessoas (indios) que fizeram determinados tipos de acirdo não representam nada em nossa comunidade já estou entrando em contactos com colegas de outras comunidades para fazermos protestoi de repudio aos dirigentes da funai brasilia, pesso a Estela nossas desculpas pelo incidente em brasilia e lhe digo os indios que fizeram acordos em beneficios proprios com o presidente da funai , nada representam em nossas comunidades.

Anônimo disse...

CONCORDO COM O COMENTARIO DO INDIGENA DE ALTAMIRA NA POSTAGEM ANTIGA , REALMENTE OS INDIOS DA PARAIBA E DE PERNAMBUCO QUE FIZERAM ACORDOS PARA RETORNAREM E ACABAREM COM OS PROTESTOS, NÃO FORAM CULPADOS E SIM USADOS PELOS DIRETORES DA FUNAI QUE SÓ SABEM ENROLAR OS POBRES COITADOS. ENTÃO NOSSOS PROTESTOS DEVEM AUMENTAR MAIS QUE SEJA COM UM SO OBJETIVO A DERRUBADA DO DECRETO E A SAIDA DOS DIRETORES DA FUNAI PRINCIPALMENTE O SEU MARCIO MEIRA, ENTÃO VAMOS APOIAR OS NOSSOS IRMÃOS INDIOS DE ALTAMIRA, PARANA, PERNAMBUCO, PARAIBA, BAHIA, MARANHÃO, GOIAS, RIO GRANDE DO SUL, MATO GROSSO ENTÃO VAMOS RESPEITAR NOSSOS IRMÃOS QUE ERRARAM MAIS QUE VÃO TER MAIS CUIDADO AGORA E NÃO LIGAR PARA ESTE PRESIDENTE QUE SÓ QUER I MAL DOS INDIOS . OBRIGADO PARA TODOS OS INDIOS E OS AMIGOS DA FUNAI DE BRASILIA E DE ALTAMIRA.

 
Share