quarta-feira, 14 de maio de 2008

Carlos Minc é o novo ministro do Meio Ambiente

Com a recusa do ex-governador Jorge Vianna ao convite do presidente Lula para assumir o Ministério do Meio Ambiente, o apelo presidencial voltou para o ambientalista carioca Carlos Minc. E ele não rejeitou, apesar da ondinha que fez em Paris dizendo que jurara ao governador Sérgio Cabral que não se mudaria para Brasília.

A biografia de Minc está em todos os jornais. Nasceu em 1951, foi do movimento estudantil no Rio de Janeiro e se exilou em 1969, voltando em 1979, tendo experimentado, como dizia ironicamente Darcy Ribeiro, "o doce caviar do exílio". Na volta ao Rio de Janeiro, fundou o Partido Verde com Fernando Gabeira. Depois entrou no PT, na ala ambientalista, e foi eleito cinco vezes deputado estadual. Nunca quis ser deputado federal, deixando esse espaço para Gabeira.

É atualmente o secretário de Meio Ambiente do governador Cabral, e entrou na graça do presidente Lula por ter apressado a concessão de licenças ambientais no Rio de Janeiro para o PAC. Por isso vem sendo mal recebido pelos comentários dos ambientalistas de Ongs, que o consideram desenvolvimentista e liberal, epítetos que ele certamente rejeitaria.

Sua atuação tem sido quase exclusivamente na área urbana e em aspectos de conservação da Mata Atlântica. Gosta de fazer coisas espalhafatosas, como enfiar batata nos canos de escape de ônibus, num estilo meio greenpeace. Pessoalmente é bom de papo e costuma usar roupas extravagantes, especialmente coletes. Vai ter dificuldades em se acostumar a viver em Brasília.

Nenhum comentário:

 
Share