sexta-feira, 7 de março de 2008

Xukuru-Kariri querem recuperar suas terras históricas

O povo Xukuru-Kariri é respeitado em Alagoas como um dos povos indígenas mais fortes e consistentes. Os Xukuru-Kariri participaram da grande rebelião dos Cabanos entre 1832 e 1842 quando demonstraram sua força de guerreiros.

No século XIX lutaram muito para manter as terras ao redor de Palmeira dos Índios as quais receberam em sesmaria do governo português. Mas foram lentamente perdendo suas terras. Conseguiram manter a Mata da Cafurna e depois conseguiram mais um pedaço de suas terras originais.

Os Xukuru-Kariri vêm há anos tentando recuperar parte de suas terras de sesmo. É luta difícil. Já foram feitos diversos relatórios antropológicos para reconhecer essas terras, mas todos resultam em problemas de avaliação.

O grande problema se deve ao tempo em que receberam essas terras e ao processo em que foram sendo açambarcadas pela chegada de fazendeiros e moradores da cidade. Mesmo que a Funai publique o documento de reconhecimento dessa terra indígena, os advogados dos fazendeiros entrarão em juízo e paralisarão o processo. Ao final de um longo processo, a decisão caberá ao Supremo Tribunal Federal, porque será a nossa Corte maior que decidirá o tempo em que uma terra pode ser recuperada do esbulho. Está sendo assim em todos os casos. O problema é que o STF demora demais para tomar decisão. Haja visto o caso dos Pataxó Hãhãhãi, da Terra Indígena Caramuru-Paraguaçu.

Por sua vez, os habitantes de Palmeiras dos Índios têm uma relação de ambiguidade para com os habitantes originários da cidade, aqueles que lhe deram o nome.

Desta vez, a retomada da terra indígena não partiu exclusivamente de jovens lideranças, mas conta com a presença de mais de 90 famílias que resolveram penetrar numa das fazendas que fariam parte irretorquível das terras que reconhecem como suas e que os relatórios também lhes atribuem.

Torço pelos Xukuru-Kariri. Torço para que a Funai possa fazer algo mais por eles. Torço para que o administrador da Funai em Maceió, o índio Xokó, Heleno. possa ajudá-los.

Estive lendo o grande livro do grande intelectual alagoano, Dirceu Lindoso, chamado A UTOPIA ARMADA, Rebeliões de pobres nas matas do Tombo Real. Nele constam as lutas dos povos indígenas de Alagoas na quarta década do século XIX e como as terras indígenas foram obtidas e como foram usurpadas. Vale a pena lê-lo.

____________________________________________________

ÍNDIOS OCUPAM FAZENDA POR DEMARCAÇÃO DE TERRAS EM ALAGOAS

AGENCIA ESTADO

Noventa e quatro famílias de índios da tribo Xucuru-Kariri ocuparam na madrugada de hoje as terras da fazenda Buenos Aires, no município de Palmeira dos Índios, a 133 quilômetros de Maceió. A propriedade pertence ao empresário e ex-presidente da Associação Comercial de Alagoas Noé Simplício, que ainda não se manifestou sobre a ocupação. Eles afirmam que pretendem permanecer na área ocupada por tempo indeterminado, até que sejam retomadas as negociações para a demarcação de suas terras.

Os índios divulgaram uma carta aberta à imprensa onde dizem que "lutam para que o Departamento de Assuntos Fundiários (DAF) - órgão vinculado à Fundação Nacional do Índio (Funai) - regularize a situação das terras da tribo em caráter emergencial". Os índios alegam que as terras pertencem a seus ancestrais e devem ser demarcadas, "como determina a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988".

"Vamos esperar pacificamente a expectativa de uma solução definitiva, sobre as terras dos nossos antepassados, resistindo, produzindo e transformando a terra em um lugar melhor para todos", afirmou um dos caciques. Os chefes da tribo fazem ainda uma convocação aos demais povos indígenas para integrarem o movimento. Em Palmeira dos Índios, os Xucuru-Kariri habitam aldeias na Mata da Cafurna e na Fazenda Canto. Por isso, os fazendeiros da região estão em alerta temendo novas ocupações.

Nenhum comentário:

 
Share