terça-feira, 25 de março de 2008

Índios Pataxó fecham estrada em Porto Seguro

Os Pataxó de Porto Seguro não conseguem mais segurar sua irritação com a situação caótica em que vivem. Sua principal aldeia, Barra Velha, tem as condições de ser uma aldeia modelo entre aldeias indígenas do litoral brasileiro. Já a aldeia Coroa Vermelha, que é quase um bairro periférico de Porto Seguro, está necessitando de ajuda e atenção. Há problemas de crimes e, concomitantemente, de desrespeito das autoridades policiais para com os Pataxó dessa aldeia.

Com a exoneração sumária do administrador Pataxó, José Valério, conhecido como Zeca Pataxó, que tem liderança na região e ajuda os índios a serem respeitados pelas autoridades da cidade, a situação ficou mais desesperadora.

Eis que agora 200 índios Pataxó foram ao extremo de fechar a estrada que liga Porto Seguro a Santa Cruz Cabrália. Exigem que três patrícios sejam soltos, presos que foram supostamente por porte ilegal de armas.

Logo logo as demandas se estenderão para outros assuntos. Inclusive a volta de Zeca Pataxó à administração. É esperar para ver.

_____________________________________

ÍNDIOS PROTESTAM CONTRA PRISÃO E FECHAM BR 367

MARIA CLARA LIMA, DO A TARDE ON LINE

Cerca de 200 índios fecharam no final da tarde desta terça-feira, 25, a BR 367 que liga Porto Seguro a Santa Cruz de Cabrália. O protesto se deve à prisão de três outros índios da aldeia pataxó Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália. Jaquilândio Braz, Elicélcio Nascimento e Valdelito Pataxó foram presos pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça por porte ilegal de armas. Eles estavam dentro de um carro da Fundação Nacional do Índio (Funai) quando a diligência da PF os revistou. Os três índios foram encaminhados para a sede da PF, em Porto Seguro.

De acordo com o o presidente da Cooperativa de Habitação de Produção e Serviços da Aldeia de Coroa Vermelha, Peruá Pataxó, a PF teria agredido e algemado os índios, além de não ter apresentado mandato da justiça nem autorização da Funai para entrar na aldeia. Os manifestantes disseram que só vão desobstruir a BR após a liberação dos três índios.

Um comentário:

Anônimo disse...

podem me dar informaçaoes sobre a tribo pataxó? rapido!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 
Share