quinta-feira, 20 de março de 2008

Pankararu na TV Cultura, domingo dia 23


Atenção apreciadores da cultura dos povos indígenas! Não deixem de ver esse documentário inédito sobre os índios Pankararu, nesse próximo domingo dia 23, na TV Cultura.

Os Pankararu são um dos povos mais interessantes e dignos do Nordeste. Vivem numa terra demarcada há muitos anos, conheicda como Brejo dos Padres. A ela acrescentamos, quando eu era presidente da Funai, uma nova terra indígena, chamada Sete Serras.

Cerca de 1.500 Pankararu vivem em São Paulo. O documentário trata do povo Pankararu em sua terra natal e em sua vivência em São Paulo, para onde vieram no início da década de 1960. Muitos deles, à época, trabalharam na construção do Estádio Pacaembu.

_________________________________________________

TV Cultura apresenta documentário inédito sobre índios

da Folha Online

A TV Cultura exibe no próximo domingo (23), às 18h, o documentário inédito "Do São Francisco ao Pinheiros". O filme foi rodado em 2007, com direção de Paula Morgado e João Cláudio de Sena.

Índios dançam no filme "Do São Francisco ao Pinheiros", que a Cultura exibe neste domingo

Ele conta a história de migração dos índios Pankararu, originários da aldeia Brejo dos Padres, próxima às margens do Rio São Francisco, no sertão pernambucano. Eles começaram a chegar a São Paulo em meados dos anos 50, fugidos da seca, da fome e dos conflitos com posseiros de terra.

Muitos se fixaram na favela do Real Parque, próximo ao rio Pinheiros, onde vivem cerca de 500 pessoas. No entanto, atualmente, cerca de 1.500 estão espalhados pela capital, em busca de sonhos e uma nova forma de vida. A maioria vive nas áreas periféricas, como Capão Redondo, Paraisópolis, Grajaú e Jardim Sônia Maria e na região metropolitana, como Guarulhos, Osasco, Francisco Morato e Mauá.

Segundo a realizadora, um dos principais objetivos do documentário é mostrar a luta dos Pankararu em preservar sua identidade tanto na terra natal, como longe dela, além de descobrir o porquê de escolherem São Paulo, que sonhos trouxeram, o que esperavam dessa viagem e o que mudou ao longo desses quase 60 anos.

O documentário tem produção do Lisa (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP) e da ONG Ação Cultural Indígena Pankararu. O filme será reapresentado pela Cultura no dia 28, às 20h.

Nenhum comentário:

 
Share