quarta-feira, 12 de março de 2008

Índios são desalojados em Manaus


A Folha Online e o Estadão repercutiram matéria de Manaus onde houve uma reintegração de posse de um terreno onde moravam uma centena de índios de diversas etnias.

Parece que houve certa violência. O fotógrafo do Estadão flagrou essa foto bem expressiva. A matéria abaixo é da Folha Online. Veja também o Estadão

___________________________________________________

Polícia entra em confronto com índios no Amazonas

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha

Policiais militares entraram em confronto com um grupo de índios ontem durante retirada de invasores de uma área às margens da rodovia AM-010, em Manaus (AM). A PM calcula que no local onde ocorreu o conflito havia cerca de 400 pessoas, entre brancas e índias.

O major Willer Abdala, da PM do Amazonas, disse que em fevereiro havia sido determinada a reintegração de posse da área. O mandado judicial foi cumprido, mas a área --particular e de proteção ambiental-- foi novamente invadida. Ontem, após determinação da Justiça, a PM retornou ao local.

"Vários indígenas receberam a polícia com pedradas e flechadas. A polícia teve de usar a força necessária para conter os índios. Fomos ao local para manter a determinação judicial de desocupação", disse Abdala.

Houve disparo de balas de borracha e bombas de efeito moral. Uma das índias que estavam no local se colocou em frente à tropa de choque durante o conflito com uma criança no colo. Outro índio foi imobilizado por um policial com uma "gravata".

Segundo a PM, um invasor e seis policiais militares ficaram feridos no confronto. Doze pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia. Nenhum integrante do grupo levado à delegacia era índio, de acordo com a PM.

Ainda na região do confronto, sete índios haviam sido retidos pela PM e liberados em seguida, informou a procuradora federal da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Manaus, Eliane Sefair.

Para o administrador da Funai de Manaus, Edgard Rodrigues, os índios que estavam na área "foram usados para proteger líderes de invasões de terras na zona urbana de Manaus".

Rodrigues confirmou a resistência dos índios à retirada pela polícia da área. "A Funai tomou todas as providências relacionadas à integridade física deles."

"Parentes"

Entre os índios, havia integrantes da etnia cocama. O líder indígena Sebastião Gomes disse à reportagem que foi para a região após "parentes" de outras etnias pedirem ajuda na mobilização. Ele relatou que sabia que a terra não era dos índios, mas afirmou que muitos deles vivem sem acesso à moradia em Manaus.

Nenhum comentário:

 
Share