sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Aniceto Xavante fecha Funasa em Barra do Garças

Há meses o grande cacique Aniceto vem tentando mudar a Funasa de Barra do Garças. Já fez protestos, já falou na Funai e na Funasa em Brasília, já deu razões técnicas e políticas para que a medida fosse efetuada.

Outro dia li que a coordenadora do DSEI em Barra do Garças havia sido exonerada. Mas, parece que não. Ou então nomearam outra pessoa contrária aos interesses dos Xavantes.

Pois bem, grupos Xavante invadiram a sede da Funasa em Barra do Garças, liderados por Aniceto Tsudzaveré e Damião, fecharam-na, seguraram seus funcionários algumas horas, depois os liberaram, e agora fazem cerco ao prédio não deixando ninguém entrar enquanto não houver a decisão que eles querem.

Na última postagem sobre essa questão avisei que o caso estava selado e não haveria alternativa. A Funasa deixa as coisas rolarem esperando acontecimentos que demovam os índios de suas intenções. Ledo equívoco de estratégia indigenista.

Qual a próxima sede da Funasa a ser invadida? Façam suas apostas...

____________________________________

Índios liberam reféns mas ninguém entra na Funasa

Cacique Aniceto Tsudzavéré Xavante, 80 anos

PRÉDIO FICA FECHADO ATÉ AUDIÊNCIA COM PRESIDENTE DA FUNASA DIA 11 DE FEVEREIRO

(01.02.08) Ontem (31), lideranças da etnia Xavante mantiveram como reféns das 10h00 até às 21h00 os 60 funcionários do Distrito Sanitário Especial Indígena, órgão ligado à Fundação Nacional da Saúde, em Barra do Garças. A sede do DSEI foi invadida pelos indígenas que reivindicam a posse no órgão de Nivaldo Correia Neto que preside a Nossa Tribo (ONG). Segundo os representantes de mais de 40 aldeias, eles não aceitarão indicação política para o cargo, sendo contrários à indicação de um nome apontado para chefiar o órgão, pelos deputados federal e estadual, Carlos Bezerra e Adalto de Freitas, respectivamente, ambos do PMDB/MT.

Nenhum incidente mais grave aconteceu, embora os indígenas permaneçam na porta do DSEI armados com porretes, onde não permitem a entrada de nenhum funcionário. Eles dizem que só deixam seus postos depois de terem a certeza que nenhum político esteja no comando da Funasa que, no entendimento do Conselho das aldeias, o órgão deve ser dirigido por um técnico.

Foi encaminhado à presidência da Funasa (Danilo Forte), em Brasília, pelas lideranças Xavante, documento contendo reivindicação de melhorias de saúde para a população indígena que sofre, de acordo com os caciques, a morte de dezenas de crianças por falta de maior assistência. A FNS divulgou nota informando que a indicação para o cargo de chefe do DSEI de Barra do Garças não depende apenas dela, mas que a aprovação é da Associação Brasileira de Inteligência – ABIN, que após investigar a atuação profissional da pessoa emite relatório pela aprovação.

Um comentário:

Alann disse...

gostaria saber si Aniceto representa a nacao Xavante??

 
Share