terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Índios rebeldes de Chiapas capitulam ao governo mexicano

O governo mexicano está comemorando a capitulação de quase duzentas famílias de índios da região de Chiapas que haviam se rebelado contra o estado mexicano desde a década de 1990.

São índios que seguiam a orientação do Comandante Marcos e do Movimento Zapatista. As razões colocadas estão na matéria abaixo. A principal é a pobreza a que ficaram submetidos, aparentemente maior do que antes da rebelião zapatista.

Não sabemos, por essa matéria, se esse fato é sinal de mudanças na política indigenista ou se é um fato isolado. Vamos nos manter alertas para novos acontecimentos na região de Chiapas.

_________________________________________________________

Indígenas de Chiapas encerram dez anos de resistência

População afirma que "não suportam mais a probreza" e aceitam acordo com o governo mexicano

San Pedro Polho, MÉXICO

Centenas de indígenas, identificados como bases de apoio da guerrilha zapatista no Estado de Chiapas, anunciaram que a partir desta quarta-feira, receberão apoio do governo mexicano e encerrarão dez anos de resistência civil.

"Chegamos a um nível em que não podemos continuar; não agüentamos mais a pobreza", disse em um ato Javier Luna Ruiz, representante das 193 famílias da comunidade Polhó, na zona de Altos de Chiapas, identificadas como base social do guerrilheiro Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN).

Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Comissão Nacional para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas entregaram a estes indígenas um auxílio do programa assistencial "Oportunidades" e se comprometeram a realizar obras de infra-estrutura e projetos de desenvolvimento.

O coordenador de delegações da Comissão Nacional para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas, Xavier Abreu, informou que em uma semana, diferentes órgãos governamentais analisarão os apoios que darão aos indígenas, que aceitaram a ajuda oficial após cinco anos de negociações

Nenhum comentário:

 
Share