sexta-feira, 20 de abril de 2007

Lula vai fazer mais para os índios

Uma das vitórias deste Dia do Índio 2007 foi a recepção de Lula aos novos membros da Comissão Nacional de Política Indigenista, bem como a diversas outras lideranças indígenas. Na ocasião Lula fez um discurso muito positivo e cheio de promessas. Falou, inclusive, que tinha feito muito, mas não o suficiente para os povos indígenas no quadriênio anterior, e que há muito desrespeito aos índios. O presidente Lula até vocalizou uma frase muito estimada pelos antropólogos, segundo a qual, "a questão não é transformar os índios em brancos, e sim transformar a sociedade brasileira para aceitar os índios como eles são". Muito bom.

Já os jornais aproveitaram para mostrar as contradições desse discurso com a alegada acusação do presidente de que os índios e os ambientalistas estão "travando" o desenvolvimento do país, e especialmente o PAC. No mesmo dia Lula teria falado para o seu Conselho Político que ia "dar uma dura" na Marina Silva, ministra de Meio Ambiente, por estar exigindo demais dos empreendedores. Aparentemente nem vai se incomodar com a saída do Marcus Barros, presidente do Ibama, petista fiel, e que botou o cargo à disposição há mais de três meses.

Veja a matéria abaixo, do Correio Braziliense. Outras matérias mais ideológicas saíram em outros jornais. A Folha de São Paulo não repercutiu o evento, mas o Estadão, sim.


Lula reconhece dívida com índios

Ullisses Campbell
Da equipe Correio

No Dia do Índio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu a dívida do Estado com as comunidades indígenas brasileiras. Ontem, ao homologar sete novas reservas, que totalizam mais de 1 milhão de hectares, Lula lamentou por não ter melhorado no primeiro mandato a qualidade de vida de 700 mil índios que vivem no Brasil. O ministro da Justiça, Tarso Genro, também assinou decreto reconhecendo sete áreas com mais de 398,7 mil hectares.

Se quiser reparar o erro no segundo mandato, Lula tem que correr para regularizar mais terras indígenas. Em todo o país, há 169 áreas que comunidades indígenas reivindicam junto ao governo federal. Outras 111 áreas, com 11 mil índios, estão em estudo para assentamento. Desse total, apenas 15 estão encaminhadas para serem transformadas em reservas indígenas. Segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), 33 reservas estão delineadas, mas ainda não foram declaradas. Elas somam mais de 2 milhões de hectares e abrigam 7,5 mil índios.

Desde que assumiu o segundo mandato, Lula não poupou críticas aos movimentos indígenas e ambientais, acusando-os de serem os responsáveis pelos atrasos nas licenças de construção de hidrelétricas e estradas na Amazônia. Ontem, porém, o presidente reconheceu o descaso. "Tudo o que não aconteceu de 2003 a 2006, a gente fará acontecer até 2010", afirmou, em discurso no Planalto. "Neste novo mandato, vamos fazer as coisas que não fizemos."

Nenhum comentário:

 
Share