sábado, 7 de abril de 2007

Funai e índios

Para lembrar uma declaração que fiz já no mês de março sobre a Funai, a capacidade dos índios para dirigirem o órgão e as grandes necessidades do órgão para dar conta de suas obrigações constitucionais.
_______________________________


País tem índios preparados para ocupar cargos públicos, avalia presidente da Funai - 13h50
Fonte: Agência Brasil.

O Brasil tem indígenas em condições de ocupar cargos públicos, avalia o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) , Mércio Pereira Gomes. “Acho que muitos indígenas têm uma vivência urbana e política que lhes deu experiência de relacionamento com o poder central brasileiro e com a imagem da Funai”, comentou, ao ser perguntado sobre a eventualidade de um índio assumir a presidência do órgão federal, a exemplo do que ocorre em outros países.

Ele disse que isso exigiria, entre outras qualidades, uma boa relação com a Funai, o Ministério da Justiça, as empresas e a mídia.

“Eu desejo que o próximo ministro da Justiça, antes de nomear um novo presidente da Funai, venha dialogar, ver o que é a Funai, e até recepcionar lideranças indígenas para que se possa ganhar confiança dos povos e dar seqüência ao trabalho”, disse Gomes, na entrevista à Rádio Nacional da Amazônia, na última sexta-feira (2). E acrescentou: “Pelo consistente crescimento demográfico das populações e pela consolidação dos territórios, o próximo presidente da Funai terá mais espaço para concluir o processo de demarcação de terras”.

Mércio Pereira Gomes apontou três recomendações para melhorar o desempenho da fundação nos próximos anos: fazer plano de carreira para os funcionários, abrir concurso público e duplicar o orçamento.

“Essas três condições são fundamentais para que a Funai continue ao lado dos índios e continue assegurando todas as questões que lhe cabe.”

Gomes informou que elaborou um relatório com um diagnóstico sobre a situação da Funai, os principais entraves à atuação da instituição e sugestões para melhoria do trabalho desenvolvido. O documento deve ser enviado aos Ministérios da Justiça e do Meio Ambiente e à Casa Civil.

Nenhum comentário:

 
Share