segunda-feira, 20 de abril de 2009

Resultado da Enquete sobre as 19 ressalvas

A enquete: Quais as consequências das 19 ressalvas do STF à homologação da T.I. Raposa Serra do Sol trouxe um resultado que demonstra que os participantes desse Blog se deram conta, em sua maioria, que essas ressalvas (que, na verdade, são 20) trazem um mal augúrio para o futuro da questão indígena. Foram ao total 93 votantes que se distribuíram da seguinte forma.

As opções O retrocesso da política indigenista brasileira (23 votos); O declínio da Funai (23 votos); O declínio das demarcações de terras indígenas (15 votos) e A revolta dos índios (12 votos) somaram 73 votos, ou 72% dos votantes. Já as opções A retomada da demarcação de terras indígenas (12 votos); A consagração do CIMI e das Ongs indigenistas (3 votos) e A derrocada do CIMI e das Ongs indigenistas (5 votos) e ainda O fortalecimento da Funai (2 votos) somaram os restantes 20 votos.

A ficha caiu para os participantes desse Blog de que as 19 mais 1 ressalvas prejudicaram enormemente a questão indígena brasileira, ao menos no que tange à demarcação de novas terras indígenas, o papel da Funai e a percepção dos indígenas sobre essa questão. Sobre esse último quesito, recentemente diversas reuniões indígenas demonstraram o quanto os índios estão revoltados contra essas ressalvas. Mas ainda não demonstram conhecer ou reconhecer de onde surgiu essa atitude negativa da parte do STF e por quais razões. Quando os índios e os movimentos indígenas se derem conta sobre quem, quais os grupos indigenistas que levaram a opinião pública brasileira e o STF a se posicionarem tão negativamente contra os índios, aí sua análise vai ter um destinatário mais preciso.

Nenhum comentário:

 
Share