quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Candidatos buscam votos em aldeias indígenas

A campanha eleitoral para prefeitos e vereadores aciona todas as forças políticas dos municípios. Inclusive naqueles municípios onde a participação demográfica indígena é importante ou decisiva.

Pelo Brasil afora vemos candidatos tentando aliciar cabos eleitorais entre indígenas, e indígenas se candidatando a vereador e prefeito. Em muitos casos, as disputas entre candidatos brancos atraem diferentes facções das comunidades indígenas e com isso acirram suas divisões internas, com prejuízo à paz comunitária. Isso também se dá no caso das disputas religiosas, onde alguns segmentos se tornam católicos e outros protestantes. Em alguns casos, as disputas religiosas fazem crescer divergências antes não existentes.

Em postagem anterior fizemos uma matéria sobre a candidatura do índio Tariana Pedro Garcia à prefeitura ao município de São Gabriel da Cachoeira. Essa candidatura está indo bem, com o apoio da FOIRN, ou de uma boa parte dela.

Há outras candidaturas indígenas a prefeito porém não apareceram em matérias jornalísticas para sabermos melhor sobre elas. Talvez alguns leitores desse Blog se interessem em escrever algo sobre candidaturas indígenas em suas cidades, para o que serão benvindas suas contribuições.

Hoje apresentamos uma matéria vinda do Mato Grosso do Sul, no município de Aquidauana, onde um candidato a prefeito foi visitar a aldeia terena de Limão Verde. Não fala de índios candidatos, mas de um branco que vai a uma aldeia à procura de votos.

A matéria é deslavadamente uma propaganda do candidato e mais ainda com as declarações do administrador de Campo Grande, Claudionor do Carmo Miranda, que aparece dando apoio entusiástico ao candidato.


________________________________________

Fauzi faz caminhada e mini-comicio na Aldeia Limão Verde

Aquidauna News

A Aldeia Limão Verde recebeu o candidato Fauzi, onde várias lideranças locais participaram da caminhada, que saiu do campo de futebol da Aldeia Buritizinho e foi até a sede da Associação de Produtores da Aldeia Limão Verde.

Acompanharam Fauzi, lideranças indígenas, candidatos a vereador, do administrador regional da Funai Claudionor do Carmo e uma multidão formada pelos moradores da região.

Com muita alegria os moradores saiam para cumprimentar o futuro prefeito, seus vereadores e lideranças. Claudionor do Carmo fez questão de acompanhar Fauzi e pedir votos para o 15, “Fiz questão de participar dessa agenda com o Fauzi, porque tenho a certeza que ele fará muito pela comunidade indígena, não só aqui do Limão Verde, mais por toda comunidade, incluindo as aldeias de Taunay/I pegue, por isso vim aqui pedir voto para o Fauzi, para o 15”, comentou Claudionor.

Claudionor do Carmo vem se destacando como administrador da Funai com sua luta pela demarcação das terras indígenas no Mato Grosso do Sul, inclusive no último 19 de abril entregou à comunidade do Limão Verde, escrituras de fazendas compradas pela Funai e anexadas na reserva.

Outra importante liderança que participou da caminhada e do comício foi o Cacique do Limão Verde, Antônio dos Santos Silva, o Antônio do Limão, que declarou, “Eu acompanho o Fauzi a muito tempo, sei de sua preocupação com a comunidade indígena, por isso peço aos meus irmãos terenas que votem no 15, votem no Fauzi” concluiu o cacique.

No final da caminhada foi realizado um mini-comício na aldeia Limão Verde, onde Fauzi apresentou aos membros daquela comunidade suas propostas, dentre elas a criação de uma coordenadoria especial de política voltada aos interesses dos indígenas, comandada por dois Terenas.

Nenhum comentário:

 
Share