quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Morre Sílvio Coelho dos Santos

Morreu nesse domingo o antropólogo catarinense Sílvio Coelho dos Santos, aos 70 anos,

Sílvio teve formação em história antes de fazer um mestrado e doutorado em Antropologia. Foi aluno de Roberto Cardoso de Oliveira, no Museu Nacional, onde fez seu mestrado, e de Egon Schaden, na Universidade de São Paulo, onde fez seu doutorado.

Suas teses tratam dos elementos e das circunstâncias que envolvem a integração dos índios na sociedade nacional. Dedicou-se em especial aos índios Xokleng da região do rio Itajaí.

Como professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Sílvio foi de fundamental importância na constituição do Departamento de Antropologia, na criação do Museu de Antropologia e na abertura do mestrado e do doutorado em Antropologia naquela instituição.

Sílvio também se preocupou em especial com os impactos sobre terras indígenas pela construção de hidrelétricas. Teve um papel importante na Associação Brasileira de Antropologia em estabelecer uma ética de trabalho de campo e de retorno do trabalho antropológico para os povos indígenas. Foi presidente da ABA na década de 1980

Nenhum comentário:

 
Share