quinta-feira, 3 de julho de 2008

Papa Bento XVI apoia homologação de Raposa Serra do Sol

O périplo europeu de José Jacir de Souza, o grande líder Makuxi, e da jovem índia Wapichana, Pierângela Nascimento da Cunha, já passou por diversas cidades do velho continente.

Estiveram ontem e ante-ontem em Roma, e falaram em audiência com o Papa Bento XVI.

Os jornais estão repercutindo essa matéria. A matéria abaixo é da Folha de São Paulo. A do Estado de São Paulo enfatiza os apoios das Ongs internacionais aos peregrinos.

___________________________________________

Índios dizem que papa apóia demarcação

FOLHA DE S. PAULO - SP

Em audiência, Bento 16 afirma que fará "tudo o que for possível" para ajudar no impasse em Roraima

O papa Bento 16 disse ontem a dois líderes indígenas de Roraima que apóia a luta deles e que "faria tudo o que fosse possível" para ajudar a resolver o impasse na demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol.

O relato foi feito por Jacir José de Souza, da etnia macuxi, e por Pierlangela Nascimento da Cunha, da etnia uapixan, que entregaram, durante audiência no Vaticano, uma carta ao papa na qual fazem um apelo pela intervenção no conflito. O Vaticano não comentou o encontro.

Com a ajuda de entidades internacionais, Souza e Cunha estão viajando pela Europa para buscar apoio à causa dos índios, que aguardam decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a constitucionalidade da demarcação da reserva. Hoje, serão recebidos pela Comissão de Relações Exteriores do Parlamento português.

Em encontros com autoridades, eles têm relatado confrontos recentes com produtores de arroz, como o que resultou em dez índios feridos em maio.

Homologada em 2005, a demarcação contínua da reserva foi contestada pelo governo de Roraima em abril último, quando a Polícia Federal iniciou ação para retirar não-índios da área. O STF deve decidir sobre o impasse neste semestre.

13 comentários:

Anônimo disse...

O mercio também apóia mais terras pros indios shuayhsyahshyahsayhyha:

"Mércio é protagonista de decisões polêmicas. Foi quem demitiu o sertanista Sydney Possuelo, considerado o continuador do trabalho dos irmãos Villas Bôas. Possuelo foi exonerado em janeiro do cargo de coordenador-geral de Índios Isolados após criticar declaração de Mércio de que índio tem muita terra. O sertanista disse que o presidente da Funai falava a língua dos fazendeiros."

e a moral, mercio, como vai?
shuayhsuyahsyahay

Anônimo disse...

Sydney Possuelo nunca foi continuador do trabalho dos irmãos Villas Boas e nunca vai ser.
Os sertanistas autênticos, que principalmente protegeram os povos Xinguano, não se entregaram para ONGS mercenárias, sempre defenderam uma política de governo em prol dos povos indígenas, responsabilidade do Estado.
Quem afirmou o comentário acima não sabe o que está falando...

Anônimo disse...

O Sr. Sydney Possuelo sempre agiu com demagogia e autoritarismo junto às frentes de contato com os povos indígenas, e sempre se preocupou mais com sua imagem e mídia e benefícios que poderia tirar da situação em proveito próprio. Somente quem não conhece suas atitudes e casos afirmaria que é "substituto" dos irmãos Villas Boas.
Os irmãos Villas Boas não merecem essa comparação.

Anônimo disse...

Tudo merda e farinha do mesmo saco, briga de travecos pelo ponto, só isso. Não valem o papel higienico que usam.
possuelo (imagina-se o Indiana Jones brasileiro shuayhsyahsyahsyasu) Mercio (visita mais os indios europeus) Dominique Galois (bruxa belga) tudo é lixo total. Pobres ìndios brasileiros.

E o mércio fica postando de anônimo, defendendo a si mesmo shuayhsuyahayashahya.

Anônimo disse...

Senhor shuayhsuyahsyahay, vossa senhoria por acaso sofre de alguma doença mental? Ou é pago pelos missionários da Jocum para escrever tanta besteira?

Anônimo disse...

decerto é a segunda opção. se vcs virem o estilinho semelhante com que a Sra. Presidente da organização escreve em seu próprio site sobre a sua "experiência missionária" entre os suruwaha... a coisa é tipo barra pesada mesmo. Vejam lá, depoimento de próprio punho. Se depois disso ainda acreditar nessa chorumela de fachada cristã de "bom coração", e dever para com humanidade e outras balelas mais... é de botar o shuayshay no chinelo, vão por mim

Anônimo disse...

em "O Chamado Radical" ficam definitivamente expostos os verdadeiros "sentimentos" dessa gente, aqueles mais profundos, aqueles indelévies, aqueles de fundo que motivam tudo... acerca dos índios que eles tanto tentam -- ridícula e evidentemente pouauíssimo convincentemente -- dizer que "amam".. ahã...

Anônimo disse...

Cavalleiro
shuayhsyahysuyayhayyh decerto sofro de uma doença crônica. Chama-se cinismo incurável em relação a sanguessugas do erário, que nada fazem, mas recebem seus bons salários, e processam quem faz algo (principalmente se for uma das suas não cumpridas atribuições).
E quanto aos tres patetas( oops, antropólogos) mencionados acima, me desminta se for capaz shuaysyhhahauyhshayhs
merrequércio, bruxaminique e indiana possuido. nenhum flor que se cheire, nenhum fez nada mais que explorar suas funções em proveito próprio. A bruxa belga, é acusada de surrupiar riquezas nacionais (com boas evidências), mas com ela o merrequércio não mexe... se cria, moleque.

Anônimo disse...

E desmentir a acusação do possuidello vossa senhoria não vai, ne´marcinho? shuaysuahsyahsya sáo dizer que ele não é sucessor dos villas boas shuayhsyaahys isso todo mundo sabe, mas o que ele disse é que voce deu uma declaraçãozinha meio comprometedora, pra sua posição atual. Desmente o posseidello, vai shuayhsyahjsyuayshyaha (ops tem links com a declaração, posso postar shuyahsyahsyauyshah)

"Assim, lideranças Kaiapó, presididos pelo cacique Raoni, ...se queixar da falta de apoio da Funai, afirmam e exigem: 'Este presidente que está na Funai não gosta de índio. Nós não confiamos mais nesse presidente. Ele só fala nos jornais que índio tem muita terra. Pouco índio para muita terra. Desde que ele falou isso, perdemos a confiança nesse Mércio Pereira Gomes. Ele vem comparando a terra dos índios com as terras dos países da Europa e alguns estados do Brasil. Para nós está claro que ele quer diminuir a terra dos índios. Presidente (Lula) tirem logo este presidente da presidência da Funai. Está na hora de um índio assumir o comando da Funai'. Da mesma forma a Organização dos Povos Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (OPIN) manifesta apoio ao movimento indígena do Xingu, endossando o pedido de exoneração imediata do Presidente da Funai, Mércio Gomes, a nomeação de um índio no cargo e a construção de uma política indigenista que atenda as necessidades e perspectivas dos povos indígenas. O Conselho Indígena Tapajós (CITA), também se diz revoltado com a situação vivida pelos povos indígenas e solidário com os povos indígenas do Xingu que exigem a retirada de Mércio Gomes da presidência da Funai. 'Pois se não atende a nós indígenas quem ele atende? Se não está a favor da causa indígena está contra', afirma o Cita. A Organização Indígena de Tocantins (OIT) também se manifesta a favor da reivindicação do Movimento Indígena do Xingu, pedindo a retirada imediata do presidente da Funai, preferindo um índio à frente do órgão indigenista. O Conselho Indígena Mura (CIM), também se solidariza e concorda com as reivindicações dos povos indígenas do Xingu, uma vez que a Funai não tem mesmo ajudado a resolver os problemas dos povos indígenas."

shuayyshayhsyahayhshuahsyahsy
comaprou reservas com países da zorópia shuahsyaahh claro, lá ele conhece bem shyahuhayhsyhyaha presidiu a funai de lá shuayhsyahyaha

Anônimo disse...

"O périplo europeu de José Jacir de Souza, o grande líder Makuxi, e da jovem índia Wapichana, Pierângela Nascimento da Cunha, já passou por diversas cidades do velho continente."

shuyahshuyaysyayha aprenderam com o mercio shuayhsyahsyayh zorópia é lugar de indio shuayhsyahyahha

grande líder shuauyhsyahyahayayhh
o que ele fez em favor de algum índio paraense? shuayhayayh passeou shuauyhsyahayahsyahay
esses dois são tão indígenas... shuayshyayhayahsyahauhsha o nome já diz tudo shuauyshha
josé jacir de souza shuauyhyahsyah
(jacir e o unico nome remotamente indígena)
Pierângela Nascimento da Cunha shuauyahsyyaha dá pra imaginar eles vivendo em uma aldeia primitiva shuahsuyayhyahha ia ser interessante ver quantos dias aguentam longe do shopping shuayshyahsyahyahsyhayahsyahay

será que voces pensam que todo mundo é besta? (tá certo, a maioria é shuayhsayhsuyah)

falando nisso, e as declarações, não vai desmentir?
shuashyahsyaua7hsyahha

Anônimo disse...

Senhor anônimo e covarde, eu não acho que todo mundo é besta. Eu acho que você é besta. Acho não, tenho certeza. Quer dizer que índio que viaja para a Europa e não se chama Tukunum ou Kutuka Ka Takwára, não é índio? Pelo menos o Jaci assume seu próprio nome. Nunca ouvi fala em índio anônimo. E eu não estou aqui defendendo o Dr. Mércio Gomes pois ele não precisa de mim para isso. Mas ele expõe públicamente emitindo suas opiniões,gostem delas ou não, enquanto um elemento patético como o senhor fica escondido no anonimato e repetindo essa porcaria de shuausyhayahayhsh.

Anônimo disse...

Quer ou não quer tem uma lista grande de acusações contra esse Mércio, não temos como ignorar que esse cara estava metido em algumas dessas coisas.

E pensando bem, se ele for colocar o nome mesmo, vendo que o "regime" não sumiu totalmente, ele estaria colocando a sua vida em perigo.

Anônimo disse...

Shuyahsuayhsyahsyyhaysh
Cavallgadura (mercio com pseudonimo)
O que coloquei é bem claro, mas voce insiste em apenasdizer que sou anonima... não sou louca, prezo minha vida. Voce sabe que morreram vários em Rondônia...
Me desminta no que falei.
Não pode? shuahsuahsyahha eu sabia...
Esses "indios" de aldeia não tem nada, quero ver eles se virarem numa aldeia, longe do shopping. Quer apostar que não ficam uma semana? hsuaysuahsuyahsyhauyah
Vale um engradado de Romanné Conti?

 
Share