Brasília, 18 de Março de 2009.
Eu, Cacique Raoni Metuktire, em nome do meu povo Kayapó (Mebêngokré), quero declarar nossa insatisfação pela atual presidência da FUNAI que mostra indiferença pela questão indígena.
Procurei o Ministro (Carlos) Minc do Meio Ambiente pra me ajudar, porque ele também se interessou pela demarcação da nossa terra KAPÔNHINORE-MT, e o presidente da FUNAI disse que eu tenho que ir pra fila da D.A.F. (Diretoria de Assuntos Fundiários), e também não me recebeu pra conversar.
Eu não posso ficar esperando nessa fila, porque essa é uma luta antiga de 25 anos.
Todo meu povo Kayapó está revoltado.
RAONI
_________________
URGENTE
Aldeia Piaraçu, 19 de Março de 2009.
Ao Exmo. Ministro
Sr. Carlos Minc
Ministério do Meio Ambiente
Brasília-DF
Prezado Senhor Ministro;
Nós ficamos muito contentes em saber que o nosso cacique principal, RAONI METUKTIRE, foi muito bem recebido nesse Ministério pelo senhor e seus assessores, pois sabemos que o senhor é um grande defensor do meio ambiente, assim como o cacique Raoni, que também tem lutado bastante por essa causa há muitos anos!
Na nossa visão, assim como na do senhor e do cacique Raoni, sabemos que também existem outros ambientalistas preocupados por essa causa.
Todos nós, ficamos muito revoltados pela maneira desinteressada e sem respeito que o presidente Márcio da FUNAI falou com o senhor pelo telefone, sobre o pedido do cacique Raoni para demarcar a terra KAPÔ-NHINORI, que é terra antiga dos nossos antepassados, e onde, também, está o cemitério dos nossos avós e demais parentes.
Esse presidente Márcio chegou agora e não sabe nada da luta antiga do cacique Raoni e do nosso povo Mebêngokré (Kayapó), que é de mais de 25 anos...
Da maneira que ele falou com o senhor, desrespeitando o pedido do cacique Raoni, dizendo que ele tem que ir pra fila da DAF (Diretoria de Assuntos Fundiários), então essa é uma forma desrespeitosa para o senhor e o cacique Raoni, que vem lutando há tantos anos...
Então, queremos pedir para o senhor conversar com o Ministro da Justiça Tarso Genro, e com o presidente Lula, para afastá-lo da FUNAI, pois ele não está se interessando, e está desrespeitando o cacique Raoni e todo nosso povo, assim como outras lideranças Xavante, e outras.
Depois, quando o cacique Raoni acabou de falar com o senhor, ele foi na Funai pra tentar falar com o presidente Márcio mas não foi recebido.
Nós tomamos isso como um grande desrespeito!
Nós vamos ficar aguardando o afastamento dele!
Atenciosamente; (anexa lista de assinaturas)
sábado, 21 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Rauni é meu idolo
simbolo de presevação e paz
www.mtcidades.com.br
Postar um comentário