segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Carta de Protesto dos Kayapó contra Usina Belo Monte

Nós lideranças indigenas mebengokre(Kayapó),Xavante,Yudja,Kawaiwete,Kisedje,Kamayura,Kuikuro,Ikpeng,Panará,Nafuka,Tapayuna e demais lideranças habitantes da bacia do Rio Xingu e das regiões circunvizinhas, reunidos em uma assembleia na aldeia Piaraçu( TI Capoto Jarinã) desde o dia 28/10/2009, não aceitamos a construção de Belo Monte e de qualquer hidreletrica na bacia do Rio Xingu.


Repudiamos o parecer Tecnico da Fundação Nacional do Indio (FUNAI),MEMORANDO n° 709/GAB/CGPIMA/09,referente ao componente Indigena do Relatorio de Impacto Ambiental (RIMA) do empreendimento denominado aproveitamento hidreletrico Belo Monte (AHE Belo Monte).


Ao contrario do que consta neste parecer, no qual a Funai" considera que o empreendimento em quetão é viável", o relatorio do painel de especialistas que analisou o EIA- RIMA,deixa evidente a inviabilidade economica, ambiental e social deste empreendimento.No movimento que está sendo realizado na aldeia Piaraçu é contra não à construção da barragem Belo Monte.


Diante dessa reunião nós lideranças jovens não aceitamos que sejam construida a barragem no Rio Xingu,no Municipio de Altamira-PA.Estamos paralisando a atravessia da Balsa que atravessa o Rio Xingu,não sabemos até quando que vai voltar normalizar a atravessia,solicitamos aos autoridades que compreendem as nossas reivindicações e manisfestações que está acontecendo neste exato momento aqui na aldeia Piaraçu,nós lideranças juntos com os caciques ficamos muitos indignados com o pronunciamento do Ministro Edson Lobão,ele disse que "FORÇAS DEMONÍACAS QUE IMPEDEM A CONSTRUÇÃO,queremos que o Ministro chegar-se aqui falar isso para os caciques e lideranças assim pessoalmente,finalizando a esta carta espero que divulgue esta minha fala escrito.


Matudjo Metuktire
Chefe de Setor de Assuntos Indigenas
Prefeitura Municipal de São José do Xingu

4 comentários:

Kassu disse...

Mércio sou do Site
www.aguaboanews.com.br
Estamos a disposição para divulgação.

Sou ex-Funasa e trabalhava com Xavantes.

Estamos sempre reproduzindo suas matérias

aguaboanews@gmail.com - Kassu ou Michel - (66) 3468-4221 - 8124-5516

Água Boa - MT

Santos disse...

Parece que está "rolando" uma certa chantagem da Casa Civil com a FUNAI: o órgão não atrapalha as obras do PAC e nem encaminha nenhuma nova demarcação polêmica e em troca ganha o concurso e a reestruturação. Mas fica a pergunta: se o papel da FUNAI é proteger os índios e seu patrimônio, mas ela está impedida de fazer isso, para que então fortalecê-la?

Anônimo disse...

As forças demoníacas existem mesmo e estão na Funai !!! Mestres, Doutores e até filhos de indigenistas vendem sua alma por uma função ou um “carguinho” temporário.
Bando de miseráveis, insensíveis, rifando a Funai, destruindo a história, matando pessoas.....

Anônimo disse...

A CGPIMA da Funai , recheada de cargos comissionados da Dilma, é o demônio dos índios brasileiros !!!!

 
Share