quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

ANTROPOLOGIA: Leia trechos do Cap 3 do novo livro de Mercio P. Gomes a ser lançado dia 26 de março

Capítulo 3

METODOLOGIA

Conhece-te a ti mesmo
Frase incrustada no Portal de Delfos
Grécia Antiga

3.1 Abrir-se para o Outro

Todo mundo reconhece que a admonição acima é das mais difíceis de ser cumprida. Era-o na Grécia Antiga, no alvorecer da filosofia, na era das intuições fundantes, e o é ainda hoje na Modernidade, na era da ciência, da sistematicidade do conhecimento e da Psicanálise. Sobre o conhecer-se, que cada um fale por si, e o psicanalista ... por si mesmo. Com efeito, há um certo entendimento de que o conhecimento de si é essencial, conditio sine qua non, para que se possa transpor a fronteira do Eu e se chegar ao entendimento do Outro. Do ponto de vista prático-existencial, porém, o corriqueiro conhecimento de si é suficiente para que cada indivíduo seja capaz de alcançar um certo conhecimento do outro, o que se dá pelo relacionamento, pelo diálogo e por outros modos da razão. Ninguém pode supor que conhece a si mesmo em completude, muito menos o outro, outra pessoa com profundidade. Mas o que é possível dá para o gasto.


3.2 Observação participante

3.3 Método genealógico

5 comentários:

Anônimo disse...

Falcatruagem professor, vc usa como manual basico e nao coloca o maldito livro para tirar.
Falcatrua!!!

Mércio P. Gomes disse...

Caro e educado aluno. Você é mesmo aluno do curso de História da Universidade Federal Fluminense? Se o for, sabe muito bem que pode tirar xerox do livro Antropologia como quiser. Eu assim falei na sala de aula. Basta pedir a um colega que tenha o livro. Diversos o têm. O livro não foi colocado para xerocar porque a Editora não quer que isto seja feito. É ilegal, contra direitos de copyright e outros. O costume de colocar artigo para xerocar é uma cortesia que se faz aos alunos que têm dificuldade de comprar livros (quase todos, admito). Se você xerocar o livro inteiro vai lhe custar 24,00 (240 páginas). O livro com desconto de 20%, encontrado nas livrarias universitárias vai custar 28,00. Se você quiser eu lhe empresto os 4,00. É só você se apresentar na sala de aula como o mui delicado comentarista deste Blog. Abraço, Mércio

Anônimo disse...

Hahahaha... essa foi ótima professor. Vamos fazer uma corrente para conseguir os R$4,00 para o rapaz. Um estudante de História, lendo um livro de antropologia e não sabe o que é auteridade...

Elder ed.física disse...

prof°sou aluno de ed.física da unicid univercidade de sp .tenhu 1 trabalho de antropologia ,um artigo especificamente
nele pesquizamos uma escolaq leva o nome de Marechal Deodoro,essa escola possui 60% dos alunos Bolivianos ,gostaria q o senhor me desse dicas de como relacionar a historia da escola com os alunos bolivianos q estudam ali dentro da Antropologia.
Obridado espero q o senhor responda minha longa pergunta!

elder !

Anônimo disse...

Jovem estudante de Direito,André,a palavra alteridade se escreve com L e não com U.Voce também pode utilizar a expressão outricidade que quer dizer a mesma coisa,mas não auteridade,Ok!
Abç.,

Carlos Britta

 
Share