sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Aniceto Tsudzaveré quer coordenadora da Funasa fora

Aniceto volta a pedir a demissão da coordenadora da Funasa em Barra do Garças. Suas principais denúncias são de que: 1. A saúde dos Xavante vai de mal a pior. 2. A presença da coordenadora está provocando a possibilidade de brigas fratricidas entre os Xavante.

Da última vez que Aniceto protestou, com faixas contrárias, com o apoio de muitas comunidades xavante, terminou a Funasa prometendo melhores serviços, mais automóveis para buscar os índios doentes, e pronto.

Aniceto volta à carga. Difícil essa coordenadora ficar.

________________________________________________

Índios declaram guerra contra chefe da Funasa

Fonte: Jornal Cidade

“ELA SAIRÁ POR BEM OU POR MAL”

Declaração feita pelo cacique Aniceto Tsudzavéré Xavante referindo-se a Marley Arantes, chefe da Funasa, em Barra do Garças. O Cacique encaminhou documento ao Ministério Público Federal e à presidência da Funasa denunciando a morte de crianças indígenas culpando a chefia do órgão pelos problemas. Aniceto Tsudzavéré avisou que a exoneração de Marley evitará derramamento de sangue.

No documento o Cacique cobra das autoridades melhora na qualidade de vida do povo Xavante, pede justiça e clama por socorro. Aniceto Tsudzavéré entende que se Marley Arantes continuar no cargo colocará em sérios riscos a etnia Xavante, pois segundo ele, há uma articulação que divide a tribo colocando uns contra os outros, podendo com isso “ocorrer uma luta entre irmãos”, ressalta Aniceto.

O Cacique que é da Aldeia Nossa Senhora de Guadalupe adverte que a sede da Funasa em Barra do Garças poderá ser ocupada pelos indígenas, caso a chefe não seja afastada. O cacique Domingos Suimé, juntamente com Aniceto e acompanhados por vários índios estenderam faixas alusivas ao protesto e insinuam o desvio de combustível para ser usado na campanha política do PMDB, este ano.

Até o momento da publicação desta matéria a diretora Marley Arantes de Oliveira não foi encontrada para se defender das acusações, porém fica este mesmo espaço reservado para que ela possa se manifestar posteriormente.

Nenhum comentário:

 
Share