sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Funasa contrata empresa para fazer urnas funerarias para os Guarani

A matéria abaixo foi enviada por um leitor atento às firulas da Funasa. Os ínclitos conselheiros dessa Agência de Saúde estão tão preocupados com a morte dos índios que querem que seus defuntos sejam enterrados em urnas especiais. Não nos reles caixões de madeira da população em geral. Uma empresa foi contratada por R$ 350.000,00 para providenciar essas urnas.

Que tipo de urnas serão essas? Só um antropólogo para determinar como os Guarani enterravam seus mortes no passado! Contratemos um antropólogo para isso? Quem? Quem pode ser? Atenção Sr. Mascateiro-mor dos índios Guarani, mais uma tarefa bem remunerada para o senhor!

__________________________________________________

A Funasa publicou hoje um interessante edital para fornecimento de urnas mortuárias para índios. Veja abaixo.

A relação indígena com os mortos encerra um conjunto de complexos rituais funerais, onde crenças, mitos etc., dão diferentes sentidos às suas vidas.

A partir do ritual funeral, são reveladas relações ambientais (o uso de recursos da fauna e flora para confecção de peças de artesanato para rituais funerais); de espaço (onde o morto será enterrado – no solo da própria casa indígena, nos rios, queimados etc), de tempo (as reclusões de parentes); de relações sociais (restrições de relações, obrigações de trocas/doação de bens); religioso/filosófico (a construção de mitos) etc. etc.

Diante desta complexidade de praticas culturais, como se encaixa a mudança imposta/aceita com o uso de caixões, ou urnas mortuárias?. Onde os índios estão sendo sepultados? Como? Ainda praticam algum ritual?. Quais. Com que alteração na sua cosmovisão? etc.. etc.. Seria um interessante tema para ser tratado como ensaio antropológico.


FUNASA_CORE MATO GROSSO DO SUL - EXTRATO DE CONTRATO Nº 41/2007, Nº Processo: 25185007521200782. Contratante: FUNASA - Contratado: UEMURA & CIA LTDA -Objeto: Contratação de empresa para serviços de fornecimento de urnas mortuárias infantil e adulta com documentação e liberação do corpo com cobertura de translado de 50 km ida/volta nos municípios de Dourados/MS e Região II para atender o DSEI conforme Termo de Referência. Valor Total: R$350.000,00. Data de Assinatura: 20/12/2007.(p.89)

Nenhum comentário:

 
Share