quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ministro da Justiça dá (mal) prosseguimento a acordo com AIR

O ministro da justiça, Luiz Paulo Barreto, deu cumprimento ao seu acordo com os índios do Acampamento Indígena Revolucionário ao enviar o Memorando 1375 à presidência da Funai ordenando que seja criada uma unidade gestora como Coordenação Regional na cidade de São Luís e que sejam movidas as coordenações regionais de Maceió para Garanhuns e de Chapecó para Curitiba.

A coisa complicou. Acho que o ministro fez isso em acordo tácito com as possibilidades da atual direção da Funai, que não quer mexer muitos pauzinhos para criar três novas coordenações regionais. Três novas coordenações regionais precisarão de 3 DAS3, 3 DAS2 e 9 DAS1. Compromentimentos políticos em Brasília dificultariam essas disponibilizações, daí porque a atual direção da Funai vem tentando convencer as lideranças indígenas a esperar a criação de novos DAS por medida provisória do presidente Lula. É claro que as lideranças indígenas não aceitam isso porque é, mais uma vez, enrolação.

Pior: problema ainda mais evidente é que nem os índios de Alagoas vão aceitar isso, nem tampouco os de Chapecó!

Que enrascada!

Aló, alô, Ministro Luiz Paulo, fala sério! O acordo foi outro e esse emenda é pior do que o soneto!

________________________________


26 comentários:

Anônimo disse...

É ZEBRA NA CERTA!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

SR. MINISTRO DA JUSTIÇA: NÃO VAI HAVER PROBLEMA NENHUM PARA RESOLVER O CASO DOS " D A S " PARA CRIAÇÃO DAS NOVAS COORDENADORIAS É MUITO SIMPLES, EU TRABALHOS NA SEDE E TINHA D A S HOJE SÓ FG POIS BEM. SE FOR EMPREGADO A LEI DO NEPOTISMO DENTRO DA FUNAI VÃO SOBRAR DEZENAS DE D A S 3 E D A S 2 BEM COMO CENTENAS DE D A S 1 E DEZENAS E CENTENAS DE FGS. ESTA VENDO COMO É FACIL É SÓ CUMPRIR A LEI. BOA SORTE NAS NEGOCIAÇÕES COM SUA EQUIPE DA FUNAI.

Anônimo disse...

Chapecó necessita muito mais de uma coordenação regional do que Curitiba. Vai ver os DAS de Curitiba reclamaram tanto que conseguiram suas "tetas de dinheiro" de volta. Politicagem é complicado!

Anônimo disse...

ATENÇÃO COLEGAS DO ACAMPAMENTO INDIGENA, VAMOS PESQUISAR O NEPOTISMO NA FUNAI E INFORMAR AO MINISTRO DA JUSTIÇA PARA AJUDA-LO NA CRIAÇÃO DAS COORDENADORIAS POIS O TEMPO É CURTO, COMECEM PELO GABINETE DO PRESIDENTE DA FUNAI , SEU VICE E AS DIRETORIAS OS SERVIDORES DA FUNAI DOS RECURSO HUMANOS VÃO AJUDA-LOS COM A AJUDA DE COLEGAS DA SEDE DE DAS COORDENADORIAS REGIONAIS E TECNICAS EM TODO O PAÍS SE HOUVER ALGUM CASO É SÓ DIVULGAR QUE O MINISTRO TOMA AS PROVIDENCIAS ESTAMOS AGUARDANDO A LISTA E LOCAIS DE TRABALHO EM TODOS OS ESTADOS

Anônimo disse...

Não há nenhuma vitória. Hoje, o Paulo ex-CIMI veio ao Acampamento dizendo que tem uma liminar para retirar os indígenas que ainda resistem por lá. Não há nenhum acordo! E as lideranças do Acampamento se recusam a se vender. O governo, como sempre, dividiu o movimento indígena para melhor governar. Agora, os índios resistentes podem ser retirados a qualquer momento. Que vitória?

Anônimo disse...

A situação nos xavanteS não está bem com esse Decreto, caso ocorra conflito interno com gravidade o CTI e a FUNAI vão ser responsabilizados por terem imposto esse Decreto ?
No caso do conflito na porta da funai entre xavantes e kayapó eles ainda não foram responsabilizados.
O Ministério Público Federal está conivente com isso tudo ? Serão responsáveis também ?
Temos que recorrer para quem ?

Anônimo disse...

Caro colega do comentario das 15:53, creio que qualquer acordo no momento em beneficios do indios será uma vitoria sim, preste bem atenção: Copa do Mundo, Recesso parlamentar, festas juninas e no inicio do mes Lei Eleitoral, então vamos contar com vitoria, porém de uma das batalhas mas a luta deve continuar para o bem de todas as comunidades indigenas. Se o sr. Ministro já acenou para reabertura das coordenações regionais para 03 importantes estados do país o resto fica mas facil, pois estão conseguindo verificar os erros que foram cometidos a nivel de Ministério da Justiça.

Anônimo disse...

Aluisio Guapiraba diz na Funai quem apita sou eu coordenadoria para pernambuco só se for na cidade de Garanhuns já acertou tudinho com o Mascos Luydson(Cacique) de Xucuru e não reconhece lideranças do ARI como representantes das comunidades indigenas. E realmente o ministro da justiça não podia fazer a reunião sem a presença dos membros da CNPI, o presidente da funai que sempre foi desobidiente com os deputados federais e com os senadores não vai baixar a crista agora para o ministro. Esse Marcio Meira é fogo. E com issso o tempo vai passando e nada modifica.

waldira disse...

Oi Anônimo,

Ao ler o comentário de hoje as 15:53, 15:53, quero dizer que os indígenas conseguiram sim uma vitória, não importa onde seja as Coordenações, são vitoriosos pela luta, persistência, coragem, pelas privações, humilhações e assim por diante.São vitoriosos principalmente por nos mostrar: Quem quer vai a luta não espera acontecer. Exatamente o que estamos fazendo, de braços cruzados, sentados no ar condicionado, tomando café e fazendo nossas críticas anônimas nesse blog, por não ter coragem de mostrar a cara. Pior, esperando o que os índios, conseguem para ver se tem coragem ou não de tomar uma atitude, se acomodando ou tentando
ajustar-se no que sobrou. Devíamos era nos envergonhar de fazer certos comentários, e sim partir pra luta e sair de cima do muro. Não existe meio termo ou é contra ou se é a favor. No entanto, estamos esperando o que pode ser conveniente. Os índios sabem o que é melhor para eles e nós sabemos? Ao menos estão fazendo o que muitos que se declaram contra e permanece ás escondidas. Portanto, não vamos desvalorizar ou tirar os créditos que todos os indígenas que se encontram na luta. No mínimo merece o nosso respeito, aliás, como toda luta mercece. Todos sem exceções são vitoriosos SIM. Parabéns novamente a todos.

Anônimo disse...

ATENÇÃO: LIDERANÇAS INDIGENAS QUE FICARAM PARA ACOMPANHAR OS ANDAMENTOS DAS ALTERAÇÕES DO DECRETO, O TEMPO É CURTO VAMOS EXIGIR MAIS AGILIDADE NA ELABORAÇÃO DA MINUTA PARA SER PUBLICADA COM A MAIOR BREVIDADE POSSÍVEL.CUIDADO NOBRES INDIGENAS ELES SÃO POLITICOS EXPERIENTES,NESSAS CIRCUNSTÂNCIA O TEMPO É O GRANDE INIMIGO DAS ALTERAÇÕES, ESTAMOS PRESTES AS PROIBIÇÕES ELETORAIS. AGORA É O GRANDE MOMENTO DO REGISTRO DA LUTA DE TODOS VOCÊS, ALTERANDO DEFINITIVAMENTE O TÃO POLÊMICO DECRETO. OBRIGADO.

Anônimo disse...

Nós do Maranhão estamos todos muito felizes com essa hipótese da extinta Administração de São Luis, virar uma Coordenação Regional até porque, esta era uma das reivindicações dos GUAJAJARA que não aceitam ficarem ligados a Imperatriz que tem estrutura inferior a de São Luis.Más como disse nosso querido antropólogo Mércio Gomes, onde passa um boi passa uma boiada não esquecendo que os direitos são iguais.

Anônimo disse...

ATENÇÃO INDIGENAS DE PERNAMBUCO , FALA-SE MUITO EM REMOÇÃO DA COORDENADORIA REGIONAL DE MACEIÓ PARA GARANHUNS OU CARUARU, AGORA PORQUE O PESSOAL DA FUNAI ACEITA A REMOÇÃO DE MACEIÓ E NÃO A CRIAÇÃO DE UMA COORDENADORIA EM PERNAMBUCO, SE PENSAM QUE OS INDIOS DAQUI VÃO QUERER O PESSOAL DA DIREÇÃO DE MACEIÓ A FRENTE DA COORDENADORIA, PODEM TIRAR O CAVALINHO DA CHUVA POIS AQUI NOS NÃO QUEREMOS NINGUÉM DAÍ, AGORA SE O MINISTRO COLOCAR UMA COORDENADORIA SÓ PARA PERNAMBUCO VOCES PODEM FICAR ONDE ESTÃO, NINGUÉM QUIZ FICAR COM AGENTE SÓ O PESSOAL DE PAULO AFONSO QUIZ, SE PERNAMBUCO VOLTAR TODOS OS INDIOS ESTARÃO JUNTOS E VAMOS ESCOLHER QUEM QUER TRABALHAR COM AGENTE QUEM NÃO QUISER PODE IR PARA ONDE QUISEREM AQUI EM PERNAMBUCO SÓ QUE QUISER TRABALHAR PROS INDIOS, VAMOS AGUARDAR A DECISÃO DO MINISTRO E VAMOS FORTALECER NOSSOS PARENTES EM BRASILIA.

Anônimo disse...

Poderíamos, nós do movimento indígena, retirar o presidente da Funai, colocar um indígena no poder e acabar com o Decreto 7.056/09. Esse movimento do Acampamento poderia ou poderá ser uma grande força de renovação da política indígena. Porém, como sempre, o governo compra parte das lideranças. Novamente me pergunto, que vitória é essa?

Dos Santos disse...

Então é isso: toda a luta fica resumida a recriar algumas unidades regionais. Nada sobre uma melhor definição quanto à missão institucional da FUNAI. Nada sobre o organograma. Nada sobre questões realmente de fundo. Nada sobre um concurso decente que defina áreas de formação e de atuação, em vez do pacotão Indigenista Especializado. Tudo é apenas uma questão de DAS pra lá e DAS pra cá. Grande vitória.

Anônimo disse...

GOSTARIA PEDIR AOS GUERREIROS QUE ESTÃO LUTANDO QUE NÃO RETORNE, PORQUE COM CERTEZA VAI ENFRAQUECER A LUTA, ESPERO O DECRETO, ACHO ISSO UMA ARMADILHA, O QUE IMPORTA PARA ELES É QUE O LOCAL SEJA DESOCUPADO, PARA NÃO CHAMAR ,MUITO ATENÇÃO DA SOCIEDADE.
ABRAÇOS. DESEJAMOS BOA SORTE E ACREDITAMOS QUE O MINISTRO DA JUSTIÇA CUMPRA O PROMETIDO. O QUE PROMETEU AOS INDÍGENAS E NÃO O QUE ELE COLOCOU NO PAPEL PARA O PRESIDENTE DA FUNAI. PORQUE ASSIM VAI COMPRAR OUTRA BRIGA COM OUTROS POFOS INDIGENAS.

Anônimo disse...

IMPRECIONANTE, O ALUISIO GUARAPINI, DIZ OU OS INDIOS ACEITAM A COORDENADORIA REGIONAL DE PERNAMBUCO EM GARANHUNS, CONFORME FICOU ACERTADO COM O CACIQUE DE XUCURU OU NADA, ALÉM DO MAIS A EQUIPE SERÁ A MESMA DE MACEIÓ NÃO ACEITANDO INTERFERENCIA DOS INDIOS DO ACAMPAMENTO. AGORA PODE UMA COUSA DESTA HAJA PACIENCIA, NEM O MINISTRO DA JUSTIÇA ELES RESPEITAM.

Anônimo disse...

Caros amigos,

na minha opinião o índio deve NEGOCIAR, REIVINDICAR, FAZER VALER SEUS DIREITOS...

MAS NUNCA SE "VENDER"
NUNCA SE TORNAR UM "JUDAS" - o TRAIDOR que se VENDEU por 30 MOEDAS...

Índio VERDADEIRO, de sangue puro, de palavra única - não PODE e nem DEVE se tornar CRIA, BICHINHO DE ESTIMAÇÃO; de personalidade e caráter duvidoso, questionável - das ONGS, do CIMI, CNPI, etc., que ao longo do tempo tem usurpado o PODER E O DIREITO DOS POVOS INDÍGENAS.

Por favor, não me façam acreditar que os nossos verdadeiros índios - ESTÃO DEIXANDO DE EXISTIR!

O que vou ENSINAR para os meus filhos e netos???

Anônimo disse...

Excelente a ideia do ministro em restabelecer a unidade gestora no estado de pernambuco.Imagine só a falta de conhecimento dos dirigentes da Funai: Primeiro colocar Pernambuco subordinado a Maceió que não tem a minima estrutura funcional ou técnica para assumir tamnha responsabilidade e alem do mais colocar um coordenador inexperiente que só pensa em viajar para não fazer nada, não atende aos indios suborninados a sua administração e prossegue sem fazer nada e viajando para o estado de pernambuco a visitar algumas comunidades sem ter o minimo conhecimento levando consigo a coordenadora técnica de faixada sem nada entenderem é como se fosse sua bolsa tira colo. é lamentavel acabar com João Pessoa e deixa-la subordinado a uma coordenadoria regional no estado do Ceará na cidade de Fortaleza deixando o atendimento a comunidade de Potyguara a uma distancia de atendimento de aproximadamente a 800 km. de distancia, creio que o sr ministro com esta medida possa enteder o estrago que foram feitos a Funai, nos estados de Alagoas, Pernambuco,Paraiba, e a administração de Paulo Afonso, todas foram prejudicadas por tamanha irresponsabilidades de seus dirigentes, que só pensam em se darem bem o pouco tempo que lhes resta a frente de nossa Funai.está de parabens os herois indigenas do acampamento revolucionario indigena que continuam lutando para o restabelecimento completo da Funai.E que marcaram com suas presentes reivindicações e que muitas vezes foram levados aos politicos que sempre recuavam ao ver denuncia infundadas pelo então presidente da funai contra servidores dedicados e que sempre estiveram no campo de batalha em beneficio dos indigenas brasileiros,É lamentavel ver o sr. presidente fazer determinados tipos de acordo com indigenas para permanecerem a frente do orgão não importando as consequencias deixada para futuramente os colegas respoderem perante a justiça.Sr Ministro espero que não fique só nisso as reividicações virão mas é para o proprio bem de todos indios e servidores, São Luis está de parabens por seu retorno assim como Curitiba, isto já é um bom começo na batalha que se trava no momento. Mas colegas indigenas, colegas servidores. Nos temos um Deus acima de tudo que ouviu o lamento de todos e esta dando a resposta atraves das autoridades competentes, falta muito ainda para as realizações finais mas tenho toda a certeza que a vitoria será de todos. Viva ao nossos herois indigenas que continuam no acampamento revolucionario indigena, agradecemos tambem a todos servidores , sindicatos, OAB, e aos poucos politicos que restaram em pool do movimento.

waldira disse...

Oi Dos Santos,

Respondendo ao seu comentário das 10:07, informo que: Há mais de 5 meses nenhum movimento realizado pelos indígenas, servidores e políticos surtiu qualquer efeito, após todo esse período a tendência é o cansaço e desespero, natural em uma luta prolongada. Porém, não podemos nem devemos simplificar uma árdua luta dos indígenas. Banalizá-los como você fez. Você que vem acompanhando esse blog, deveria saber que se uma simples correção de algumas regiões foi um sacrifício deste, imaginem. Se todo o Decreto foi feito as escondidas, você realmente acha que iriam ouvir ou aceitar sugestões, se não os ouviram até o momento. Vamos corrigir os equívocos de extinções de unidades que bem funcionavam e depois as imperfeições das subordinações. Pois, a definição da missão institucional, organograma, regimento interno e outras, após as devidas alterações, pois tudo isso não poderá ser efetuado antes de uma finalização. Podemos fazer tudo isso em parceria. Quanto ao concurso decente, como falarmos em algo decente, se último foi tão questionado, denunciados e mesmo assim, foi convalidado. Amigo, acho que esqueceu o círculo fechado, altamente secreto e intocável que se tornou esse Decreto. Acho que se deve dar um passo de cada vez. E não acredito que seja questão de DAS e sim no que se acredita. As unidades com poderes é um passo para grandes parcerias, projetos, planejamento e assim por diante. A criação dessas Unidades é um grande passo para esses que se encontrava em Brasília. Se lutava, era porque se sentiam prejudicados, se outros não foram, eles não poderiam falar em nomes de outros. Porém abre uma grande porta e serviu como um grande exemplo para grandes lutas e para saberem o poder de força que a união deles detém. Por favor, amigo, não é ora de criticar, eles acreditam, enquanto nós perdemos esse poder do acreditar. Eles têm esperanças quando nós já perdemos em muitas coisas. Acredito que é hora de nós servidores, comprometidos, fazermos a nossa parte, não cobrem isso deles, eles já cumpriram a parte deles, agora façamos a nossa. A parceria começa agora Índios/servidores/índios, com transparência e participação aberta. Não seja simplista amigo. Essa vitória é um primeiro passo, ajudemos a todos completarem a caminhada. Um abraço

waldira disse...

Caros anônimos,

Pedido aos anônimos dos comentários efetuados às 23:31 e 00:09. Colegas todos tem o direito de dizer e achar o que quiserem, porém o referido comentário comprometem índios e servidores sérios, que lutam de forma limpa e acredita que houve realmente injustiça. Não estamos aqui lutando contra Maceió ou Paulo Afonso ou mesmo contra a instituição e sim tentamos recuperá-las com dignidade e com força para melhor servir. Os índios não têm fronteiras, portanto, não se pode criar barreiras entre as unidades e principalmente entre índios, não podemos e não devemos esse tipo de arestas. Se for servidor, gostaria de pedir para não mais fazer esse tipo de comentário, pois podemos criar desunião desastrosas entre os índios, servidores e gestores. Lembre que a parceria começa na nossa casa. Continuo contra o Decreto e acredito na luta sim, porém usando a cabeça, os conhecimentos, argumentos, experiência e a informação mútua. Se os índios conseguem lutar de forma limpa e porque nós não podemos. Portanto, não nos coloquemos em situação de rivalidade, podemos sim nos considerar injustiçados, por Procedimentos Administrativos de cartas marcadas, Por comissões equivocadas e sem o menor preparo para tal trabalho, e sem interesse em executar um trabalho de qualidade e confiabilidade. Por denúncias anônimas que não tem o menor sentido e que por incrível que se pareça foi levada em consideração, por colegas que se sentiram justiceiros e tudo o mais. Se o problema de Recife é tudo isso, que atirem a primeira pedra a Coordenação que não respondem processos. Se o problema é esse devemos fechar muitas unidades, congresso, câmara e assim por diante. Não se admite fechar algo por esses motivos, se estão na justiça com certeza serão inocentados ou punidos, quem somos nós pra julgar. Esqueceram o princípio de que todo mundo é inocente até que se provem o contrário. Tem um ditado que diz: Santo de casa não faz milagre, hoje acredito nisso. Pois gestores piores estiveram á frente e até hoje não ouvi dizer ou comentar que abriram processos ou fizeram denúncias contra eles, e olha que motivos foram dados e muito. Pior não levaram em consideração que não prejudicavam os servidores e sim o seu principal e único público – O ÍNDIO. Mais nunca devemos falar de forma a comprometer outros, sem que tenhamos a coragem de se identificar. A vitória em Brasília, não foi nossa, dos políticos, dos sindicatos, das associações, foram absolutas e sem qualquer contestação dos próprios índios, não queiramos ganhar a medalha em uma maratona a qual participamos à distância. Vamos fazer as coisas com no mínimo ética profissional e respeito aos demais leitores desse blog.

Anônimo disse...

apenas complementando acima:
... e cuidar para não cair na vulgaridade e banalidade!!!

Anônimo disse...

A Funai acabou. O Indigenismo acabou !! (temporariamente)
“A polícia apresenta suas armas” para quem falar demais.

Não foi culpa de Márcio Meira (ele é só um mercenário enviado – o “testa de ferro”)

Também não devemos culpar os índios, pois seus conceitos e princípios são outros, muito além de comparações estruturadas!!!

Nos últimos anos, essa foi a pior gestão governamental para os Povos Indígenas!!!

Os “ParasiTas” chegaram em janeiro 2003, de mansinho....
Acabaram com os maiores movimentos sociais da América Latina (sindicatos dos professores, MST, bancários) corrompendo seus representantes com cargos, mordomias, etc....
Meio Ambiente então, nem se fala, são os aliados da moto-serra !!!
Programas sociais não passam são esmolas assistencialistas!!!
Já viram o valor da dívida interna brasileira? Provavelmente não.
Quem presta atenção na conjuntura sabe disso.

Os ParasiTas fizeram isso em governos estaduais e municipais e, por onde andaram, destruíram, arrasaram, enriqueceram. Felizmente, aos poucos foram expulsos.

Então, creio que isso acaba, em outubro, ou, na pior das hipóteses, desgraçadamente, em dezembro de 2014. Nossos índios resistiram 500 anos, espero que consigamos....

(se o dono do blog publicar isso poderá ser indiciado, ou coisa pior....)

Anônimo disse...

Parabenizo indígenas que estavam a frente do movimento apoiado pelas comunidades, eles conseguiram na raça mostrar a sociedade que sabem o que querem, e quanto ao ministro da justiça, espero que os dirigentes da funai, Não disfarça o acordo que foi feito com os índios. Olhos abertos Ministro e parabéns.
Uma observação, osindigenas nao devem retornar a suas aldeias enquanto este compromisso não for horanda, . Um abraço

Anônimo disse...

QUERIDO MERCIO!!!!

TENS RAZÃO QUANDO DIZ "ONDE PASSA UM BOI, PASSA UMA BOIADA"....

AGORA A FUNAI VAI TER QUE REABRIR NOS ESTADOS ONDE NÃO TEM COORDENAÇÃO REGIONAL: PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE, PIAUI, ESPÍRITO SANTO, SERGIPE.... NÃO QUEREMOS SÓ COORDENAÇOES TECNICA, QUEREMOS O SIAFE DENOVO. ESSA POSIÇÃO DO LUIZ PAULO (MJ)O MARCIO VAI TER QUE SE VIRAR E ARRUMAR A CASA DO JEITO QUE QUEREMOS E TEMOS O MINISTRO DO NOSSO LADO. NÃO IMPORTA O QUE O PRESIDENTE MARCIO E O ALUISIO QUEREM. IMPORTA O QUE O ACAMPAMENTO ESTÁ IMPONDO. OU VAMOS OCUPAR O MJ OUTRA VEZ...
AQUELA FUNCIONÁRIA DO MJ (ANA) É FÁCIL DE ENROLAR, DIFENTE DA BRANQUELA VERMELHA QUE É MUITO VIVA E NÃO SE CONSEGUE DOBRAR...

UM ABRAÇO

Anônimo disse...

Mercio e queridos....que ganhada do Ministro... que enrolada heim?
Acreditou em tudo.... até deu de volta Curitiba... e como vão ficar os de Chapecó? e os de Maceió? agora o amiguinho do Marcio vai para Garanhuns? ou volta para Brasília? rsrsrsrsrs vai para perto do papaizinho que trabalha na sede?

Um beijo

Anônimo disse...

MERCIO, ONTEM NÓS OS INDIOS DE SANTA CATARINA E OESTE DO PARANÁ FIZEMOS UMA REUNIÃO PARA ENTENDER A DECISÃO DO MINISTRO E DECIDIMOS QUE NÃO QUEREMOS SÓ CURITIBA. SE TIVER QUE FECHAR CHAPECÓ E ABRIR EM CURITIBA, ENTÃO QUEREMOS QUE CONTINUE EM CHAPECÓ POIS EM CURITIBA SÓ TEM UMA ALDEIA E OS INDIOS ESTÃO NO OESTE DE SANTA CATARINA E PARANÁ. NÃO ADIANTA FICAR LÁ EM CURITIBA POIS É MUITO LONGE DE NÓS. ENTÃO QUE A COORDENAÇÃO DE FLORIANÓPOILIS QUE VÁ PARA CURITIBA E NÃO TIRAR A NOSSA QUE ETÁ PERTO DE NÓS. SERÁ QUE O MINISTRO NÃO VIU ISSO? OU SÓ ACEITOU O QUE O CRETÃ QUERIA? E A DECISÃO DA MAIORIA NÃO VALE?
VAMOS PENSAR MELHOR.

 
Share