Nesta quarta-feira à tarde o Presidente Lula se reuniu com membros da CNPI para falar sobre a construção da Usina Belo Monte. Falou e disse que o governo vai construir de qualquer jeito.
O líder kayapó Akyaboro saiu preocupado e deu entrevistas no sentido de que os Kayapó vão resistir a essa construção.
O atual presidente da Funai retrucou que nem sempre o governo faz o que os índios querem. É verdade!
Quanto aos 400 índios do Acampamento Indígena Revolucionário, foram tratados com desprezo. Foi apresentada uma moção no sentido de que a CNPI não apoia o AIR. Como esperado, entretanto, diversos índios da CNPI estão envergonhados com o que está acontecendo. Mas um deles, Anastácio Peralta, que vive em Dourados, disse em matéria do jornal G1, que os índios do AIR não são apoiados.
Péssima notícia. O Governo Lula coloca todas as suas fichas na atual direção da Funai e despreza o Acampamento Indígena Revolucionário. Isto não vai dar certo.
Índios ameaçam "guerra" contra construção da usina Belo Monte
FÁBIO AMATO
DE BRASÍLIA
Índios que vivem na região do rio Xingu disseram nesta quarta-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pode haver uma "guerra" contra o governo federal caso ele dê prosseguimento ao projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte sem antes acatar as exigências feitas pelas tribos locais.
"Queremos sentar para conversar com o presidente antes que aconteça uma guerra e problemas e o nome do governo saia sujo", disse o índio Akiaboro, líder Caiapó, uma das etnias que vivem na região do Xingu. Ele fez parte de um grupo de 22 representantes indígenas que se reuniram com o presidente Lula, em Brasília.
"Estamos brigando até agora [contra o projeto de Belo Monte] porque o governo não ouviu os índios sobre a construção", completou Akiaboro. De acordo com ele, as principais preocupações são que a obra afete a oferta de peixes e frutas que servem de alimento aos indígenas na região e gere impactos na floresta.
Akiaboro disse que pediu ao presidente que se reúna com os índios para ouvir suas reivindicações. De acordo com ele, o presidente afirmou que fará o encontro.
O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Meira, disse que a reunião serviu para explicar aos índios detalhes do projeto e que o governo federal vai continuar a ouvi-los. Mas negou que possa acontecer qualquer recuo no projeto de Belo Monte.
"O presidente deixou claro que nem tudo o que os indígenas solicitam ou colocam como reivindicação o governo necessariamente tem que concordar. O diálogo entre as organizações indígenas e o governo é um diálogo franco, em que há muita concordância mas também há divergências."
25 comentários:
Desta vez, não vou me identificar, não por mim e sim por quem me deu informação. É impressionante, as irregularidades por todos apontadas pelas extintas regionais, não chega nem perto das farras de viagens,repasses e pagamentos efetuado pela sede, em consequencias as atuais coordenações. Breve todos receberão brevê de viagens sem qualquer efetividade. Atire a 1ª pedra quem anda na linha no momento. Falar é fácil, o difícil é justificar as idas e vindas sem objetivos. Ao olhar o passarinho dos outros, olhem se a sua gaiola encontra-se inteira. Marquinhos esperava mais de você, ao menos que se falassem em políticas publicas nessa grande oportunidade comm o preisdente LULA. Que grande representante xucuru e da lei voce se tornou.
Um Governo que afronta e se impõe com autoritarismo, por razões políticas e desprezando o bem comum e o bem estar do povo não é confiável.
O CNPI está manipulado contra os índios, não deveria ser assim.
O presidente da FUNAI se expressou como se Governo x Índios (?) - isso é muito ruim, É AUTOCRÁTICO.
Meus caros amigos,
decepcionante, frustrante a postura do presidente Lula em relação as reivindicações dos povos indígenas.
O homem simples, sofrido, que saiu do nordeste, foi para São Paulo, tornou-se metalúrgico, um grande sindicalista e por dois mandatos: presidente da república... Sofreu discriminações, foi tachado de analfabeto, etc.
E agora, num nomento tão crucial, tão difícil, tão reivindicado pelos nossos índios - não consegue dialogar com eles.
Continuo insistindo na realidade de que o Brasil tem muitos e muitos problemas internos e o nosso governo está preocupado apenas com os problemas de outros países, com as dificuldades alheias. E que os povos indígenas precisam ser OUVIDOS, RESPEITADOS e TRATADOS com a dignidade que eles merecem.
O que necessariamente, precisamos fazer e dizer - para que o governo possa se sensibilizar e enveredar pelo caminho do diálogo e do respeito pelos nossos primeiros habitantes?
Dói em nossos corações - tanto DESCASO.
E as ONGS o que tem feito para ajudar as populações indígenas?
E o CIMI??? Qual a sua posição???
Por acaso, diante de tantos conflitos, divisão entre os povos indígenas, aberta e claramente, o CIMI fez alguma declaração, tomou alguma decisão coerente ou se colocou em favor MAIORIA dos índios???
Meus amigos, para mim - fica muito difícil ACREDITAR. Acreditar no governo, nos seus representantes, na Igreja, etc. Igreja que por sinal está absolutamente AUSENTE com a luta dos índios. Qual o papel da Igreja Católica nos conflitos de seus fiéis seguidores???
"Clamamos ao Senhor, Deus de nossos pais; E o Senhor ouvirá a nossa voz e atentará para a nossa angústia, para o nosso trabalho e para a nossa OPRESSÃO".
Deutenonômio 27.7
Apenas uma palavra: DECEPÇÃO!!!!
Estimados, vou fazer relatos surpreendentes:
Belo Monte: Não é apenas o complexo Belo Monte em si, existe também a questão da BR 230 que levará toda a estrutura da hidrelétrica tais como: turbinas e estrutura para montar as áreas de servidão. O caso da BR 230 está sendo discutido na CGPIMA e ninguém fala nada sobre isso e não existe participação indígena no referido caso;
Kaiapó: Quarenta casos de HIV e índices altíssimos de contaminação por mercúrio nos indígenas Kaiapó;
O quadro do genocídio indígena no Brasil está se configurando para valer. Rogo a DEUS que salve os índios do Brasil!
Não vou me identificar Senhor Mércio Gomes, as represálias são fortes! Aos leitores por favor imploro que não questionem as informações que eu passei, elas são verídicas! Vamos nos informar! Vamos lutar para dar uma vida digna aos índios brasileiros.
Anônimo!
Senhor Mércio Pereira Gomes, fiz uma postagem a qual o Senhor não expôs. São informações necessárias para o público em geral e principalmente para os Povos Indígenas:
01) - Caso Belo Monte: Não se trata apenas do complexo Belo Monte em si, existe a BR 230 que precisa ser refeita e esse processo está no CGPIMA, nenhum índio está acompanhando a questão da BR 230 que levará as turbinas e o material das áreas de servidão para fazer o complexo de belo monte;
02)- Sobre os casos do vírus HIV: Necessária que essa informação venha a público, desde a década de 90 existem informações e artigos que comprovam a existência do vírus HIV nas comunidades indígenas principalmente no Parque do Tumucumaque e agora existem comprovados por baixo 40 casos de HIV no Kaiapó do Pará;
03)- Poste por gentileza essa mensagem, é muito importante! O povo brasileiros e os Povos Indígenas do Brasil precisam saber desse grave quadro que está configurado no Brasil, qual seja: O GENOCÍDIO DOS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS!
NÃO ADIANTA CNPI, CONSELHOS DA VIDA, ORGANIZAÇÕES A OU B REPRESENTAÇÕES DE INDIOS ALDEADOS OU DA CIDADE OU DA FUNAI NÃO ADIANTA CHORAR PORQUE O LULA NÃO VAI VOLTAR ATRAS COM A QUESTÃO DO BELO MONTE E ELE MENTE QUANDO DIZ PARA O HORACIO KAIAPO QUE IR AREUNIR COM OS INDIOS MENTIRA, PESSOAL NÃO ACREDITA NELES ELES ESTÃO ENRROLANDO E O MARCIO É SOMENTE O PORTAVOZ QUE TEM QUE MANTER OS INDIOS DA CNPI AO LADO DO GOVERNO APROVAR TUDO O QUE É CONTRA OS INDIOS E OUTRA COISA OS INDIOS DA CNPI SOMENTE GANHAM DIARIA PRA IR PARA AS REUNIÃO E ALGUMAS VEZES SÃO NOMEADOS PARA ASSUMIR UMA COORDENAÇÃO REGIONAL DA FUNAI COMO O CASO DO CEARÁ DOS TAPEBAS ISTO PRA CALAR A BOCA DELE E NÃO FICAR CONTRA A FUNAI. NÃO SE ESQUEÇAM QUEM MANDA NA CNPI CHAMASE MARCIO E UMA BRANCA DOS CABELOS VERMELHO SULISTA. TODOS OS INDIOS DO BRASIL ESTÃO SOFRENDO E ELES E SEUS AMIGOS ESTÃOS SENDO NOMEADOS COM DOS DAS NA FUNAI E O INDIOS "TEM QUE FICAR NA ALDEIA OU NA PERIFERIA"
O massacre ocorrido com os índios americanos a quase um século e meio atrás, provocado pelo Gal. Custer, agora se repete aqui no Brasil pela nova ditadura!!!!
A reunião da CNPI está acontecendo, sim; e a audiência com Lula está até
aqui confirmada para amanhã, em algum lugar que não será o Ministério da
Justiça, porque esse continua cercado pelas tropas do "movimento
indígena" anti-reestruturacionista financiado pelo PSDB e pelo DEM...
Aliás, já não houve reunião da CNPI hoje à tarde por receios dos seus
membros de confronto com os "parentes"... Ontem, quando começou a
reunião da CNPI, já houve um início de confronto porque os acampados
queriam invadir a reunião... Os da CNPI tiveram que ser
constrangedoramente protegidos pela Força Nacional de Segurança...
Por essa e por outras, as organizações indígenas resolveram cancelar o
"Acampamento Terra Livre", que seria na semana que vem e que redundaria,
decerto, em "conflito com os parentes"...
Estamos então pois na seguinte curiosa situação: as organizações
indígenas tradicionalmente autônomas (Coiab, Apoinme), que lutaram e
conseguiram se fazer representar de forma autônoma na CNPI, estão agora
encurraladas dentro dos prédios do governo, ao ponto de se furtarem a
promover o "movimento indígena" em uma de suas maiores expressões de
autonomia que sempre foi o Acampamento Terra Livre... E os
representantes indígenas que sempre foram ligados ao aparato estatal
tutelar assistencialista, que sempre mamaram nas tetas do governo e que
agora temem perder o acesso a essas tetas com a reestruturação da Funai,
posam de "movimento" e tomam conta da Esplanada com patrocínio do
dinheiro dos partidos da direita...
Tem jeito?...
Guga
Esse tal de Guga não entende nada de índio, e não devia se intrometer em assunto que ele já mostrou não ter compromisso algum! Seu comentário banal e provocativo, não diz coisa com coisa...?!?!? Ele é que não tem jeito!!!
do G1
http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/06/lider-caiapo-diz-que-havera-guerra-se-governo-insistir-em-fazer-belo-monte.html
Caro guga,
Canstrangimento é ler o tero do seu comentário, a força nacional dentro da FUNAI, as ONG´s ficarem em cima do muro, é 12 indígenas decidirem a vida de milhões de índios brasiléiros, é os brancos financiando a divisão dos parentes, é o órgão tutor - FUNAI gastar tanto dinheiro para paresentar a reestruturação nas comunidades depois de publicada, é os recursos gastos mandando indios de voltas as comunidades fim de evitar maior numero de contratação indígena contrária ao Decreto. Você devia se envergonhar disso. E não dos que lutam pelo que acredita, você guga deve ser uns dos que provavelmente esteja mamando as custas dos indígenas. O LULA também devia se envergonhar já que tem ciências que os índios não foram consultados. Lula resta apenas 4 meses e você acredtia que vai recuperar a credibilidade perdida apenas com conversa dentro de 4 paredes? Será que essa gestão da FUNAI já não provou que não é de confiança e não lhe dá sustetabilidade política no momento? Se omitiram sobre a anuência dos indígenas, imaginem em quantas coisas mais "esqueceram de comunicar". Abram os olhos, ninguém se sustenta com mentiras. Como disse em outro comentário, dinheiro evapora-se e a terra não. ISSO sim é uma vergonha.
ola tudo bem? olha e com indiguinação ve vemos essa noticia, e passo pra informar que como a CNPI despepresa os manifetante , digo tambem nao ha vemos como nossos representante . como disse lilia galet do MMA que os indigenas da CNPI não são ouvidos disse ela em auditorio em cuiaba no Centro de Eventos Pantanal, ela mesma em todas as palavras garantiu por fazer parte da CNPI, ela deixou claro que os indigenas nao foram ouvido isso demostra que a decreto de reestroturaçõa nao teve partitipação indigena quer dizee nao Obdeceu a 169 da OIT, mesmo assim nao queremos a CNPI e nda que venha desse Governo, e quando a CNPI foi derrotada no Senado pra Nos foi uma vitoria pra nos e digo as pessoas que votaram contra nao são antiindigena , eles apenas ouviram os indios e fizeram a vontade dos manifestante ao contrario do presidente da FUNAI e Hora povos indigenas esse governo esta acabando,nada e eterno tbm votamos e é hora de refletir e tbm afastar a OGNS que so exploram o povo Indigena, varais pegaram recurso milionario pra demarca terra e nda sempre acabou sobrando pra FUNAI ... somos favoravel a esse movimento de brasilia abço vcs são muito valorizado por nos aqui da base (Paresi) MT
Belos comentarios, agora os indigenas também poderão pedir o apoio da senadora MARINA SILVA, em beneficios dos indigenas brasileiros e contraria a devastação das matas do Amazonas da qual o cabo eleitoral da Dilma esta contribuido com todo orgulho sr. LUIS INACIO LULA DA SILVA , senadora MARINA DA SILVA a senhora é respeitada por todos os ambientalista, os indios estão precisando de seu apoio por favor não faça como os politicos de oposição que estão com medo de enfrentar a maquina maquiavelica do presidente Lula , nós vivemos em um país democratico mas somos freados a nos expressar publicamente pois nos sentimos ameaçados por estes aabutres que estão no poder. Lembro-me o em eleições passadas o Ex- Presidente Fernando Coolor tinha nas pesquisas apenas 12% das intenções dos votos e saiu vitorioso no final da campanha. Pedimos a Deus que a ilumini e defenda esta causa sei que a luta e ferrenha mas a vitoria tem um sabor agradavél. Fale com o Deputado CIRO GOMES , que junte-se em nossa defesa já que ele mesmo foi anulado a disputar um mandato democratico por pura vaidade do sr. LUIS INACIO LULA DA SILVA, ainda existe esperança para afasta-los do poder é só pensar de como fazer para convencer a população brasileira a votar certo. a Funai esta tendo o maior desmanches de todos os tempos a troco de um projeto que pode não dar resultados e que vai pesar no final na consciencia de cada brasileiro o PAC. espero que alguém trasmita isso aos nobres senadores e deputados . e que tomem uma decisão sobre estes abusos que esta acontecendo em nosso querido Brasil.Sou brasileiro e me orgulho de ser porém envergonhado de ter sido fiel ao Presidente Lula por todos estes anos.Por favor sr. Mercio Gomes Pereira, não deixe que interfiram em seu Blog para que não se propague as noticias escondidas da imprensa nacional que só pensam em sencionalismo mas a causa indigena de despreso pelo nosso presidente é uma realidade, as coordenadorias recém criadas estão todas paradas principalmente as do norte e nordeste, está havendo dentro da funai o maior exagero com relação a diarias de coordenadores e aliados pois não teem o que fazer e para os indios não estão sobrando nada. E alegam que vieram para moralizar agora isto é que eu chamo de desmoralização. o que é que eles teem a dizer aos indios nada, pois é isto o que esta acontecendo com as coordenadorias regionais e técnicas. Vamos denunciar a policia Federal, , procuradoria federal e a imprensa internacional que este é o presidente que esta pregado a paz mundial isto é uma verdadeira piada.
Sobre o comentário do GUGA, digo:
O texto em referência exerce um juízo definitivo sobre os índios que não comungam da mesma opinião do partido governistas e seus prepostos.
Interessante sobre "juízos" ou "julgamentos", é que eles sempre trazem à tona os próprios sentimentos perturbadores de quem os exercem. Tais julgamentos são de fato enxergar no outro aquilo que está dentro de si mesmo como concuspiscência, desejo. Assim quando se julga, lança-se para fora aquilo que de si mesmo é, condenando no outro aquilo que já se apoderou de si como desejo de exclusividade. O egoísmo e a inveja é tal que o julgador condena lamentando que o outro se aproprie e externalize aquilo que deveria ser exclusividade do julgador, mas que este por vezes não tem a coragem ou a disposição de externá-lo por questões outras.
De fato, quando Jesus adverte que não devemos julgar para não sermos julgados, o que se dará com a mesma intensidade com que se julga, Ele se rerefe justamente a isso. É o efeito bumerangue, meu caro. O julgamento, com todos os adjetivos perversamente maquinados, se voltam de cara contra quem exerce o juízo. E a advertência do Mestre continua: "Antes de voce tentar tirar o argueiro do olho do seu próximo, antes tire a trave do seu olho". Numa clara alusão de que os adjetivos usados no julgamento estão hiperlativizados no interior de quem julga.
A próposito, veja: sobre mamar na tetas do governo, pergunta-se: e as ongs o que fazem? A maioria delas sobreviveria sem essas generosas tetas? Aliás tetas é que não faltam na tal "reestruturação"
Professor Mércio,
fiquei indignada com a postagem de alguém que se identificou como GUGA. Fez um comentário absolutamente irresponsável quando cita o PSDB e DEM como financiadores do Acampamento Indígena Revolucionário.
Quero aqui deixar bem claro que não sou filiada a nenhum partido político. Voto no candidato. Vejo o seu perfil, suas propostas e se tem uma ficha digna para merecer o meu voto, da minha família e dos meus amigos.
Também, não estou defendendo qualquer partido político.
Pelo que me consta, somente o deputado HAULY e o deputado MAURÍCIO RANDS, publicamente, se propuseram a falar e encaminhar propostas em favor da luta de nossos indígenas. Certamente eles analisaram o Decreto de reestruturação e identificaram falhas e inconstitucionalidades. Depois, através de comentários no Blog, também a adesão, tímida, do senador Suplicy.
Talvez com intenções provocativas, o senhor GUGA faz referências aos partidos políticos.
Será que ele tem conhecimento de que o deputado Maurício Rands e o senador Suplicy - pertencem ao PT???
Acredito eu que num momento tão difícil para os povos indígenas em suas lutas, reivindicações, toda e qualquer ADESÃO para somar é extremamente importante. Independente de partido político.
Será perfeitamente lícito que políticos, servidores e sociedade cívil
se UNAM para compartilhar com os povos indígenas - nas suas lutas! Qual a lei que nos proíbe de financiar uma causa tão nobre e tão justa?
Toda população brasileira ativa, também financia os Programas do Governo Federal para ajudar aos menos favorecidos, como seja: bolsa família, bolsa escola, vale gás, habitação, aposentadorias, etc. E financiamos também a população de todos os detentos que se encontram nos presídios brasileiros.
Financiamos ainda, através de nossos impostos cobrados obrigatoriamente, o pagamento de todas as regalias de nossos dirigentes, de viagens nacionais e internacionais, de DAS e outras siglas... Exceto poucas, também há o financiamento das ONGS... É pouco???
A LUTA INDÍGENA é JUSTA. JUSTÍSSIMA.
Eles clamam para serem OUVIDOS, para CONVERSAR, DIALOGAR. Eles querem continuar em suas terras, em seu habitat natural. Querem DIGNIDADE. Querem preservar sua cultura. Criar seus filhos e netos. Querem RESPEITO.
É tão difícil assim - COMPREENDER???
Como as ONGS, o CNPI, o CIMI - podem "NEGOCIAR" em nome de todas as ETNIAS?
Uma proposta: vamos fazer o exercício
da Justiça. Da coerência. Da verdade. Da realidade.
Para finalizar e para uma reflexão, transcrevo uma frase de Austin Phelps:
"É pela estrada de espinhos que se chega ao monte da visão."
Guga meu caro, quanta decepção nos comentários preconceituosos de um "antropólogo" contra um movimento legítimo e digno que é o Acampamento Revolucionário Indígena! quanta baixaria! mas para que Vc entenda vou usar a mesma linguagem sua: primeiro qual a diferença entre PSDB, DEM e PT? qual a diferença entre ser CNPI e FUNAI? NENHUMA! Voce fala que o Movimento queria invadir a reunião da CNPI, Voce e os membros da CNPI ainda não perceberam ou não leram todos os documentos do Movimento que circularam dizendo qua a cnpi não os representa? talvez seja por isso que eles próprios (doa Movimento Revolucionário Indígena) queriam ter o direito de discutir suas demandas, já que a cnpi só discute as demandas e a agenda do governo?! segundo, o acampamento terra livre não vai acontecer porque suas bases já estão em Brasília, são os índios do acampamento Revolucionário Indígena! com mais força, mais dignidade e mais consciencia! quem não vai se acampar são os índios do governo que são os da cnpi, que são, em sua maioria, chapa branca...funcionários do governo! Guga! como é que uma comissão como essa pode ter alguma legitimidade meu caro! acorda! o Brasil indígena está de cara nova! e se chama Acampamento Indígena Revolucionário! quem será que está mamando nas tetas do governo?! o Acampamento Revolucionário Indígena ou a cnpi? o Acampamento? só se estiver mamando no cano das escopetas da PF que é a única coisa que o governo do PT manda prá eles! Caríssimo, não se revolte, aceite a mudança de paradigmas! coiab, apoinme...já ficaram prá trás...já passaram...não seja leviano em acusar o Acampamento de receber dinheiro de politicos do DEM e PSDB, afinal o seu governo e a sua funai tem o apoio desses partidos no Congresso Nacional! afinal o líder do seu governo no senado se chama Romero Jucá?! em que País Voce vive? e não vejo nenhuma falta de ética em receber apoio político seja de que partido for, que percebem o que esta acontecendo com os índios desse País, que é um verdadeiro massacre! são todos bem vindos os Deputados e Senadores que quiserem nos apoiar! dentre esses políticos aliados estão sim Deputados e Senadores do PT do PSDB e de outros partidos!
Por falar em história, gostaria que alguém postasse nesse Blog a lista dos membros indígenas e organizações que fazem parte da cnpi, não somente para gravarmos em nossas mentes, mas para anotarmos em nossos livros em letras garrafais e especialmente na história do País os índios que negociaram e venderam os direitos dos Povos Indígenas para o governo!
No mais Guga, o Acampamento está tomando conta da espalanada sim! e está bonito de se ver a união desses Povos...a luta aguerrida contra todos os tipos de sacanagem, contra uma direção ditadora e corrupta da funai...um Movimento digno...responsável...e muito...mas muito comprometido com os direitos dos Povos Indígenas deste País! aliás se esse marcio meira tivesse um pingo de dignidade já teria entregue o cargo porque a funai virou uma instituição itinerante, que despacha cada dia num lugar diferente, simplesmente porque o presidente tem medo dos índios! pode? só no Brasil...
Esse tal de GUGA, comentário acima, deve estar mamando dinheiro nas ONGs, os fartos dólares que recebem do estrangeiro...e os recursos do Governo que sempre se utilizam de tráfico de influência para recebe-los com falsos projetos e duvidosas prestações de contas.
Isso que é ser contra a direita ? que é ser politicamente correto ? Ser do bem ?
Conforme solicitado:
Representantes de governo - Márcio Meira – Presidente; Aloysio Guapindaia - Vice-
Presidente da CNPI/Funai; Teresinha G. Maglia – Ministério da Justiça; Cel. Eustáquio Soares e Carlos
Rogério Cota – Gabinete de Segurança Institucional/PR; Cel. Antonio Fernando Secchi e Cel. José
Leonardo Maniscalca – Ministério da Defesa; Lylia Galetti – Ministério do Meio Ambiente; Antonio
Fernando Toninho Costa – Ministério da Saúde; Olga Novion – Ministério do Planejamento,
Orçamento e Gestão; Aderval Costa Filho e Luana Arantes – Ministério do Desenvolvimento Social e
Combate à Fome; André Araújo – Ministério do Desenvolvimento Agrário; Gersen José dos S. Luciano
– Ministério da Educação. Representantes indígenas – Ak’Jaboro Kayapó; Francisca Pareci e Crisanto
Xavante; Lindomar Xocó; Marcos Xucurú; Luiz Titiah Pataxó Hã Hã Hãe e Weibe Costa; Kohalue
Karajá; Simone Karipuna; Deoclides Kaingang; José Ciríaco - Capitão Potiguara; Antonio Pessoa -
Caboquinho Potiguara e Rosa da Silva Souza; Brasílio Priprá – Xokleng e Ivan Bribis; Élcio
Manchineri; Dodô Reginaldo Terena; Marcos dos Santos Tupã – Mb’yá Guarani; Sandro Tuxá e
Glicéria Tupinambá Anastácio Peralta – Guarani Kaiowá, Pierlângela Wapichana. Representantes da
sociedade civil - Saulo Feitosa – CIMI e Ricardo Verdum – INESC; Gilberto Azanha – CTI e Ana
Paula Souto Maior - ISA. Convidados permanentes - Dra. Débora Duprat – MPF; Daniela Alarcon -
SEPM; Frederico Barbosa – IPEA e Fernanda Lamego – MRE. Assessores jurídicos: Dr. Paulo
Guimarães, Denise da Veiga Alves e Dr. Paulo Celso de Oliveira. Demais convidados - Henrique
Cavalheiro – MDS; Márcia Catarina David – MMA; Luiz Donizete Grupioni; Valéria Payê – COIAB;
Cinair Corrêa – MDA; Maria Salete Miranda, Maria Auxiliadora de Sá Leão, Francisca Picanço,
Gilberto Souza, Antonio Salmeirão, Fabiana Mello, Artur Nobre Mendes, Thais Gonçalves, Socorro
Brasil, Antonio Sá, José Briner, Luciana Waclanoswski, Rilder Maués, Leila Souto Maior, Irânia
Marques, João Batista Maglia, Mayson Albuquerque, Frederico Magalhães, José Maria, Marcela
Menezes, Elias Bigio, Roberto Lima da Costa, Hernani Antunes, Helena de Biasi, Jaqueline Martins -
Funai; Anderson Suruí – representante da Juventude Indígena; Saturnino Xavante – CONDRAF.
Demais participantes das Plenárias - Guilherme Moreira Fagundes – 6ª CCR/PGR; Mokuká Kayapó;
Cristiano Franco – Dept. FNSP; Euclides Pereira – PDPI/MMA; Ary Pereira Bastos – API/APOINME;
Rui Barbosa de Souza – Núcleo Ind. – Secretaria de Desenvolvimento Territorial – MDA. Secretaria-
Executiva: Teresinha Maglia, Gracioneide M. Rodrigues, Karla Bento de Carvalho e Leia Bezerra do
Vale.
Guga,
Diga em que teta vc sempre mamou, ou será preciso que se faça ou solicite ao TCU, ou proceda-se uma ampla consulta no portal da transparência. Vc é gigolô da questão indígena todos sabemos.
Os índios da Bahia mais ainda....
Outra coisa, antes de falar besteira, observe que o que mantem o Acampamento Indígena Revolucionário é uma aliança estabelecida entre os índios revolucioários, indigenistas e o movimento sindical. ( Sindsep/Condsef) É graças a essa aliança que os índios dispõem de lonas plásticas, banheiros químicos, água, café, pão e leite.
Que aliás dever ser o papel da FUNAI.
A participação dos servidores da FUNAI, também tem sido essencial, hoje mesmo chegará de Goiania um aporte em recurso orçamentário arrecadado entre os servidores e sacos de arroz e feijão.
A sociedade civil simpatizante com a questão também tem colaborado, igrejas, centros espiritas e outros, diariamene mandam alimentos, cobertores e roupas.
Até a CEASA contribui diariamnte com frutas.
Apenas vc deixa de observar que aquilo que em janeiro era uma duas barraquinhas, ora já se estende da frente do Ministério da Justiça para a frente do Itamarati.
Só vc e o Presidente Lula não percebem que esse coisa tá tomando proporções alarmantes,
Todos os dias chega mais um índio descontente.
A CNPI, como se ver acima e segundo vários docuentos encaminhados pelos índios não tem representatividade, a maioria inclusive dos índios integrantes são funcionários.
A CNPI, é chapa branca é brevemente vai ser extinta por medida judicial.
Aquele aparato policial disponibilizado pelo Estado ( cachorros, cavalos, cavaleiros, atiradores de elite postado no alto dos prédios, 30 caminhões, mais de cem viaturas, centenas de policiais) comprova a afirmação de que o Estado brasileiro está em guerra contra os índios e os indigenistas. Isso é coisa séria, guerra interna, guerra civil.
O TCU, sabe quanto gasta a FUNAI, com as infrutíferas reuniões da CNPI, que sequer consultou os índios para promover uma "reestruuração" cujos custos orçamentários e inviabilidade demonstrada devem ser considerada um caso de polícia!
GUGA, quantas teses suas encontram-se a disposição dos índios utilizados em seus estudos? Alguma aldeia ou povo dispõem do que vc escreveu?
A teta que vc mama está ficando velha, mucha e por sua causa com mastite.
Nesse caso um veterinário é melhor do que um "antropológo" que somente serve ao seu próprio umbigo.
É tanta coisa que vc já ouviu depois que vc abriu a boca que é melhor ficar calado!
Responda aos índios e aos cidadãos brasileiros quanto já mamou. Por favor! Bezerro insaciável.
Wagner Tramm
A credibilidade da Polícia Federal começa a ser questionada. Com tantos crimes administraivos,(nepotismo, corrupção, tráfico de influência de Ong's, sumiço de bens patrimoniais, convênios irregulares, presença de servidores na direção do órgão cujos nomes figuram em organograma criminoso elaborado pelo próprio DPF, na questão da saúde e da segurança publica (sede e Roraima). Inclusive divulgados no Jornal Nacional e os policiais do DPF, segundo matéria veículada no jornal o Correio Brasiliense se posicionaram para atirar em crianças, mulheres e índios ajoelhados por resistirem protestando em um espaço público contra aviolação da Convenção 169 da OIT.
Assim fica dificil a opinião pública apoiar o aumento pedido para quem trabalha apenas 10 dias no mês ainda assim para ameaçar e intimidar fracos e oprimidos.
Que mandem essa informação para a Corregedoria, para o MPGO, MPF se é que existe? Para o Gabinete de Segurança Institucional.
Matar crianças, indios em protesto pacifico.
Será o STF, não lê os comentários desse blog, nem o Gabinete de Segurança Institucional?
Sr. Jorge Armando Félix a coisa tá ficando feia!
A democracia está em jogo simplismente por que uma equipe de incompetentes para a questão indígena faz uma avliação distorcida da problemática étnica brasileira .
O Estado brasileiro, a Suprema Corte,a Segurança instistucional ainda não se deu conta que a direção da FUNAI, não tem mais condições de continuar a frente do órgão indigenista?
Nem precisa mais falar de nepotismo, corrupção, tráfico de influência das ong's CTI, IEPE, ISA e outras cujos membros fazem parte da direção da FUNAI e firmam com privelégios convênios para administrar recursos públicos.
Basta observar que desde que se implantou essa gestão indigenista autoritária do ex administrador irregular dos recursos da FUNBEL, no Estdo do Pará, Sr. Márcio Meira, família e equipe,;os índios passaram a ocupar com mais frequência, gabinetes, secretarias municipais, estaduais, ministérios e outras instâncias para solicitar o que não conseguem na FUNAI atual.
Até a poícia agora é incomodada e se compromete com frequência como se a questão indígena fosse um caso de polícia e não de política pública.
Aonde estamos?
A que ponto chegamos.
Policiais com formação de terceiro grau, bem pagos para trabalhar apenas 10 dias no mês: posicionados segundo reportagem do Correio Brasiliense para atirar em índios, crianças e mulheres ajoelhados em proteso pacífico num espaço público, planejado por Oscar Niemayer e Lúcio Costa para manifesações populares.
Peço que algum frequentador desse blog encaminhe documentos sobre o assunto ao Sr. Oscar Niemayer para que na sua lucides centenária se pronucie. Encaminhe também para o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, para o presidente do Supremo Federal tudo o que esta ocorrendo.
Via internet para a ouvidoria do DPF e para a sua corregedoria.
Atiradores de elite em cima dos prédios ministeriais para atirar em quem; naqueles pobres, rotos, desarmados acampados que desde janeiro clamam por diálogo e assistência !
Êta brasilzinho.
Nem os homens que fizeam a transição da ditadura para a democracia Ernesto Geisel e Figueredo fariam isso.......
Pense nisso Gal.
A maestria de uma guerra deve ter as suas sutilizas....ORVIL???????
Outro dia assisti a um documentário sobre o fundadar da Microsoft, Bill Gates. Revelava as assombrosas conquistas tecnológicas e suas implicações sociais e culturais em um espaço de menos de vinte anos. Seu nome: internet. E o que isso tem a ver com esse blog? Alguém já se deu conta da importancia desse blog, registrando em tempo real essa gigantesca crise que a atual direção da Funai vem protagonizando? É a internet denudando os bastidores de uma instituição dominada por uma aliança insuspeita de militantes e setores organizados (de tradição humanista e democrática), mas flagrados em canina postura autoritária. O poder, de fato, deve ser afrodisíaco. Tamanho afinco e tenacidade, pra quem ultrapassou o limite da responsabilidade e compromisso, todavia, já beira a burrice. Principalmente quando seus protagonistas já passaram da idade dos arroubos juvenis.
Caro Mércio,
bastante esclarecedora a postagem do senhor Wagner Tramm: não tinha conhecimento que GUGA é um "antropológo" e que em seu comentário, na minha opinião, se coloca contra os índios.
O que faz na FUNAI um profissional que está na contra-mão? Qual a sua contribuição em relação a luta dos povos indígenas?
Quero ainda aproveitar o espaço do Blog, para agradecer a assistência e solidariedade da sociedade civil, das entidades e, essencialmente, dos servidores que estão contribuindo para cobrir as necessidades mais urgentes dos índios que se encontram no acampamento.
O agradecimento é estendido também aos Sindicatos e Condsef.
Convoquemos ainda a solidariedade dos políticos evangélicos, de seus seguidores e suas respectivas igrejas.
Todos eles têm grande sensibilidade e capacidade para ajudar os oprimidos, discriminados e sofridos. Estão sempre de portas e corações abertos!
Faço um apelo a todos os colegas da FUNAI, de toda região do país, no sentido da ajuda humanitária: roupas, comida, remédio, material de limpeza, cobertores, etc. É nossa obrigação.
Somos brasileiros e todos, índios e não índios - são nossos irmãos: na dor, no sofrimento e em suas necessidades mais urgentes.
O apelo também é feito a todos os políticos, de qualquer partido: não deixem que os nossos índios fiquem à deriva, solitários e sem o apoio daqueles que tem força e poder para AJUDAR!
Um outro apelo: para a IMPRENSA BRASILEIRA. E a contribuição da imprensa
é extremamente importante: de informar, esclarecer, denunciar e sensibilizar a sociedade civil. A reinvidicação dos povos indígenas é justa e pacífica!
Vamos reconstruir. Por cima da solidariedade, compreensão, sensibilidade...
Vamos surpreender. Por cima da mudança de relacionamento entre índios e não-índios!
O seu Blog, MÉRCIO, tem sido o testemunho verdadeiro da antropologia, do indigenismo, da sua amizade com ÍNDIOS e SERVIDORES!
Continuo e continuarei sempre - tirando o meu chapéu prá você. De forma respeitosa. Com admiração e na certeza de que "haverá rica frutificação no "após."
Sobre a construção da USINA BELO MONTE:
Relendo o livro - A RODA DA VIDA - de Elizabeth Kubler-Ross, não posso deixar de transcrever um texto extremamente importante:
"...não estou satisfeita com o mundo. O planeta inteiro está em dificuldades. Esta é uma época muito frágil da história. A Terra está muito maltratada desde um período longo demais sem que se considere a possibilidade de graves consequências. A humanidade dá livre curso à devastação dos frutos do jardim de Deus. Armas, ganância, materialismo e gosto pela destruição tornam-se o novo catecismo da vida, o mantra de geraçoes cuja meditação sobre o sentido da vida está perigosamente distorcida. Por causa do que a humanidade está fazendo, está acontecendo terríveis terremotos, inundações, erupções vulcânicas e outras catástrofes naturais numa escala nunca vista. Por causa do que a humanidade está esquecendo, haverá ainda uma enorme quantidade de vítimas.
De que maneira podemos fazer as pessoas despertarem?
Qual é a outra maneira de ensinar o respeito à natureza"?
E o respeito às pessoas? Aos indígenas?
Aos ribeirinhos?
Queira Deus que a transposição do Rio São Francisco tenha sucesso. Seja um sucesso!
Queira Deus que a construção da Usina Belo Monte possa trazer os grandes benefícios que se apregoa!
Ainda citando Elizabeth:
"... Se olharmos TODAS as coisas vivas como uma dádiva de Deus, criadas para nosso prazer, para amar e respeitar, estimar e resguardar para nossas próximas gerações, e cuidarmos de nós mesmos com a mesma solicitude, o futuro não será TEMÍVEL, mas precioso."
Postar um comentário