terça-feira, 29 de junho de 2010

Em clima de Copa do Mundo!!!


Em clima de Copa do Mundo, índios ocupam sede da Funai
Da Redação

Aproveitando a euforia e o clima descontraído da Copa do Mundo e o jogo da Seleção Brasileira contra o Chile, um grupo de índios terena invadiu ontem a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Campo Grande.

Ao perceberem a chegada de um micoonibus, lotado de índios, vindos de Miranda, os funcionários da Funai pensaram que eles estavam chegando ao prédio para assistir ao jogo da Seleção Brasileira, pelas oitavas de final. Somente depois da ocupação é que os funcionários ficaram sabendo que os índios estavam ali para protestar e pedir a saída do administrador Joãozinho da Silva. O descontentamento dos índios contra administradores da Funai tem sido comum nos últimos anos.

Em novembro de 2008, o administrador Claudionor Miranda foi afastado por suposta prática de fraude financeira. No lugar dele assumiu interinamente em dezembro daquele ano o servidor de carreira, Jorge das Neves, que permaneceu apenas três meses no cargo.

6 comentários:

Anônimo disse...

A direção da FUNAI não tem a menor interesse nem consideração com aquela Regional, pois os índios Terena, não aceitaram a imposição da política partidária local e nem da FUNAI.
O desprezo é tamanho, que no site da FUNAI ainda consta o nome do Wanderley e um endereço bem antigo da sede.
Não sei como não “assassinaram” a Regional para punir os Terena, a exemplo dos Kaingang, Xavante, Kaiapó, Guajajara, Potiguara e Fulni-ô, que foram severamente punidos e humilhados pelo aparelho estatal, por não se subjugarem aos políticos e as Ong’s governistas.

Anônimo disse...

concordo prenamente com o comentario do anomimo acima, como a FUNAI de Brasilia, tem desprezado as questões da Regional de Campo Grande-MS,gostaria até que de se enganar, ao pensar que o proprio Presidente ou a chefe de gabinete Srª Salete, não tenha o conhecimento dos desmando e falta de respeito que o atual Coodernador vem fazendo com as comunidades Indigenas, para se manter no cargo,chegando ao ponto de comprar Caciques e distribuir viaturas oficiais para alguns caciques o apoiar e mesmo assim não conseguiu a maioria, sem contar a falta de ingerencia, na propria administração onde falta tambem o respeito com os proprios colegas, onde ultimamente não existe café, agua e nem papel hegienico nos banheiros,sem contar a falta de respeito com o dinheiro pulblico pagando dois aluguel do predio á 6 meses, agora pergunto; será que eles tiverão acesso a ultima auditorio realizada em abril deste ano, onde os auditores aponta total ingerencias na Regional de Campo Grande, será que o Pres.e a Srª Salete tem o interesse de resolver a questão, por que se tiverem as Lideranças Kadiwel e Terena mais uma vez se manifestarão, e fizerão outra ata, onde 21 Caciques dos 38 tiverão presente e assinarão, a nomeação de um novo coodenador para a Regional, reafirmando mais uma vez o nome do mesmo candidato que desde o ano passado eles vem pedindo ao presidente.

Anônimo disse...

m VOCE(s)PRECISA(m) LER O LIVRO "A REVOLUÇÃO DOS BICHOS" DE GEORGE ORWELL E VEJA(m) QUE JÁ ESTÁ TUDO ESCRITO LÁ COMO FUNCIONA O PODER, PRINCIPALMENTE EM SE TRATANDO DE PT, QUE A QUALQUER CUSTO QUER IMPLANTAR A DITADURA POPULISTA NO BRASIL!!
caso queiram baixar o livro é so acessar o Link

http://ebooksbrasil.org/nacionais/acrobatebook.html

Anônimo disse...

ao anonimo acima, é bom saber que a questão não se trata de bicho, revolução, ditadura e nem partido politico, com certeza o anonimo não tem algum conhecimento da questão indigena e muito menos e vivencia, fato é que as comunidades ja não suporta mais as cituação de descaso da FUNAI,C.GR-MS, afinal estão lutando pelos seus direitos, até por que vivem em um pais democratico, me desculpe o anonimo mas ok esta acontecendo é um ato democratico e não ditador. afinal com certeza deve ser filiado a algum partido e esta querendo um boquinha.

Anônimo disse...

toda coordenação deveria ser chefiada por indígenas. Desejo sorte aos indígenas sul-matogrossenses nessa luta! Fora DAS parasitas e politiqueiros!

Anônimo disse...

TA A MAIOR BAGUNSA LA NA FUNAI CAMPO GRANDE NINGUEM SABE QUEM É QUEM, DISSERAM QUE TEM FUNCIONARIO VIAJANDO O BRASIL TODO E PASSEANDO EM AREAS TURISTICAS DE FOZ DO IGUASU E NA REGIÃO SUL, É, O NEGOCIO TA BOM MESMO HEIM...
COITADO DOS INDIOS QUE NUNCA TEM SORTE COM SEUS DIRIGENTES, OUVI DIZER QUE A MAIORIA DOS FUNCIONARIOS DA FUNAI NEM CONHECE ALDEIA ALGUMA. ISSO É DEMAIS...

 
Share